De volta às semifinais da Copa Libertadores após oito anos, o surpreendente Santos, do treinador Cuca, segue firme na luta pelo quarto caneco continental.. e mais uma vez, graças ao talento dos Meninos da Vila.
Nem o mais fanático dos santistas imaginaria que o Santos chegaria às semifinais da Copa Libertadores este ano, afinal, o Peixe enfrentou uma avalanche de problemas desde o início da temporada. A começar pela saída de Jorge Sampaoli ainda em dezembro de 2019, algo que acabou sendo um verdadeiro balde de água fria na cabeça dos torcedores, haja vista a excelente campanha do alvinegro na edição anterior do Brasileirão, quando ele foi vice-campeão somando o montante de 74 pontos, isto é, a maior pontuação de um segundo colocado na história dos pontos corridos.
Posteriormente, veio a punição imposta pela FIFA em virtude do não pagamento de dívidas do Santos junto a demais clubes, como são os casos de Huachipato e Hamburgo. Sem poder contratar novos reforços, o Peixe se viu obrigado a promover uma série de atletas das categorias de base, uma ação nada incomum ao time da Baixada Santista, tão acostumado a revelar jovens talentos, lembrando de lá saíram nomes como Juary, Pita, Aílton Lira, Clodoaldo, Robinho, Diego, Neymar, Ganso, Gabigol, entre outros. Ou seja, um fenômeno que já passa de geração a geração.
Marinho é o artilheiro do Santos na temporada. Em 33 jogos, o atacante marcou 21 tentos, registrando assim, uma média de 0,64 gols por partida.
Ainda assim, o Peixe não teve um bom início de temporada, haja vista a precoce eliminação diante da Ponte Preta nas quartas-de-final do Campeonato Paulista. Aliás, foi exatamente esta a razão pela qual o português Jesualdo Ferreira sucumbiu no cargo. Contudo, as coisas começaram a mudar pelos lados da Vila Belmiro com a chegada do técnico Cuca, que veio em baixa após uma passagem apagada pelo São Paulo.
Sob a batuta de Cuca, a equipe, antes pragmática de Jesualdo Ferreira, deu lugar a outra totalmente ofensiva e de rápidas transições, quer dizer, o bom futebol que os santistas sempre estiveram acostumados a ver, novamente deu as caras no Santos, que por sua vez, nem sentiu as ausências do goleiro Éverson e do atacante Eduardo Sasha, atletas que rescindiram os seus contratos por conta de atrasos de salários, e se transferiram ao Atlético Mineiro.
Com o gol marcado diante do Grêmio aos 11 segundos de jogo, Kaio Jorge tornou-se o brasileiro a balançar as redes de forma mais rápida na história da Copa Libertadores.
No entanto, o Santos ainda teria outra adversidade pelo caminho: a Covid-19, que tirou Cuca do comando da equipe justamente no mesmo período do impeachment do ex-presidente do clube José Carlos Peres. Todavia, o técnico de 57 anos de idade retomou as atividades depois de ficar nove dias internado e mais dez se recuperando em sua residência. Pois é, mesmo diante de todos estas dificuldades, o alvinegro praiano conseguiu avançar às semifinais da Copa Libertadores, um feito que time não alcançava desde 2012.
A propósito, a vitória que colocou o Santos entre os quatro melhores times do continente sul-americano foi conquistada de maneira acachapante, visto que o Peixe goleou o Grêmio por 4 a 1, com direito a um gol do atacante Kaio Jorge aos 11 segundos de jogo, sendo este, o 5º tento mais rápido da Copa Libertadores até hoje. A partir daí fica fácil compreender o ímpeto dos comandados de Cuca, que apesar da ausência dos titulares Diego Pituca e Yeferson Soteldo, encerraram o jejum de 17 partidas sem derrotas do Tricolor Gaúcho.
Resumindo, a verdade é que o Santos está aonde todos gostariam de estar, sem ter realizado grandes investimentos. E tudo graças ao excelente trabalho do técnico Cuca, além, é claro, das categorias de base, tendo em vista que a nova geração formada por Kaio Jorge, Lucas Braga, Laércio, Felipe Jonatan, Sandry, Marcos Leonardo, Wagner e John, são a prova de que o bem mais valioso de um clube é realmente a garotada. Por isso, Racing ou Boca Juniors que se cuidem pois os Meninos da Vila estão tão sedentos pelo título da Libertadores, quanto Neymar e companhia estavam em 2011!