A Turquia ficou preta e branca na temporada 2020/21

A temporada 2020/21 não poderia ter sido melhor para o Besiktas, visto que 72 horas depois dos Águias Negras conquistarem o título da SuperLig de maneira emocionante, eles faturaram também a taça da Copa da Turquia, fazendo a dobradinha pela terceira vez na história do clube.

Emoção foi o que não faltou na atual edição da SuperLig, tanto é, que o Besiktas só garantiu o título turco em função da diferença de um gol de saldo em relação ao segundo colocado Galatasaray (45 a 44), lembrando que o Fenerbahce, terceiro na tabela, terminou apenas dois pontos atrás do campeão e do vice. Deste modo, os comandados de Sergen Yalçin encerraram a sua participação no campeonato somando 84 pontos em 40 jogos (26V – 6E – 8D), obtendo 70% de aproveitamento através desta ótima campanha.

Pois é, e três dias depois desta épica conquista, os Águias Negras voltaram novamente à campo porém desta vez para encarar o Antalyaspor pela decisão da Copa da Turquia 2020/21. Entretanto, ao contrário do que ocorreu na SuperLig, o Besiktas não encontrou dificuldades para derrotar a equipe de Lukas Podolski e Nuri Sahin, tendo em vista que o conjunto alvinegro fez o placar que garantiu a vitória por 2 a 0 ainda na primeira etapa, graças aos tentos do brasileiro Souza e do ponta Rachid Ghezzal, aos 3 e 30 minutos, respectivamente.

Vale ressaltar que os títulos do Besiktas ficaram marcados por serem os primeiros de Sergen Yalçin como treinador profissional. Embora o comandante de 48 anos de idade já tenha dirigido oito equipes na carreira fora das quatro linhas, ele jamais havia conquistado uma taça sequer. Além disso, Yalcin tornou-se o terceiro treinador na história do clube de Istambul a vencer a dobradinha após Gordon Milne (1990) e Mustafa Denizli (2009).

Ademais, é importante salientar que dentre os três gigantes do futebol turco, o Besiktas foi o que menos investiu em contratações nesta temporada. Para se ter uma ideia, os Águias Negras desembolsou somente 1,6 milhão de euros para reforçar a equipe, que no final das contas, faturou a dobradinha na Turquia. Enquanto isso, o badalado Fenerbahce gastou o montante de 19,8 milhões euros, contra 3,4 milhões despejados pelo Galatasaray.

Curiosamente, o zagueiro Francisco Monteiro – do Atlético de Madrid – e o meia-atacante Bernard Mensah – cujo o passe pertence ao Kayserispor – isto é, as duas contratações mais caras do Besiktas nesta temporada, chegaram ao clube via empréstimo, ao passo que alguns reforços de peso como são os casos de Souza, Vincent Aboubakar, Rachid Ghezzal e Cenk Tosun foram trazidos à custo zero. Assim, com a junção destas novas peças a outras como Domagoj Vida, Atiba Hutchinson e Georges-Kevin N’Koudou, o técnico Sergen Yalçin montou o time campeão turco.

As duas conquistas foram incríveis. Parabéns a todos por toda a temporada. Para ser honesto, não pensei que me adaptaria ao Besiktas tão rapidamente. Como disse antes, esperei 10 anos e trabalhei muito para alcançar isso tudo. Espero que possamos continuar com esse sucesso e deixar a torcida ainda mais feliz”, disse o volante Souza, ex-Vasco, Grêmio e São Paulo.

Por fim, o presidente do Besiktas, Ahmet Nur Çebi, já deu início ao planejamento visando a próxima temporada, sobretudo porque os Águias Negras terão a Champions League para disputar. E de acordo com o próprio mandatário, é de suma importância ao clube renovar os empréstimos ou viabilizar as compras definitivas dos atletas Valentin Rosier, Rachid Ghezzal e Bernard Mensah. Todavia, o principal objetivo dos campeões turcos é estender o o vínculo contratual do treinador Sergen Yalçin, que terminará neste meio de ano.

2 Comentários

  1. Sebastiao da costa Responder

    Muito, é interessante esse tipo reportagem, agente conhece mais o futebol de outros países.

    • JoaoRicardo Responder

      Obrigado Sebastião, fico super feliz com o seu comentário.
      Espero que continue acessando o site e acompanhando as matérias.
      Um abraço!

Deixar um comentário

Menu