Itália x Áustria

Chegou a hora de separar os homens dos meninos, visto que a fase mata-mata da Euro 2020 terá início na tarde deste sábado (26), o que significa que a partir de agora, uma derrota significará o adeus da seleção perdedora da competição. Portanto, ou italianos, ou austríacos, voltarão pra casa mais cedo após o duelo entre eles, às 16:00 (de Brasília), no estádio de Wembley.

Itália

Fantástica! Assim podemos definir a campanha da Itália na fase inicial da Euro2020, tendo em vista que os italianos venceram os seus três compromissos diante de Turquia (3 a 0), Suíça (3 a 0) e País de Gales (1 a 0), mantendo-se com 100% de aproveitamento e avançando às oitavas-de-final como líder isolada do grupo A do torneio.
Consequentemente, os pupilos de Roberto Mancini conquistaram o seu 11º triunfo seguido, além de terem estendido a sua invencibilidade para TRINTA partidas sem derrotas, colecionando 25 vitórias e cinco empates neste período. Para se ter uma ideia, o último revés sofrido pela Azzurra deu-se em setembro de 2018 frente à seleção de Portugal (1 a 0). Todavia, a primeira colocação no grupo A fez com que a Itália ficasse posicionada no lado mais complicado do chaveamento da fase mata-mata da Euro2020, junto de Portugal, Bélgica, França e Espanha.
O departamento médico italiano vetou a presença tanto do lateral Alessandro Florenzi quanto do zagueiro Giorgio Chiellini, em decorrência de suas respectivas contusões.

Áustria

Enquanto isso, a Áustria desembarca em Londres com a moral totalmente em alta para encarar os italianos, afinal, o Das Team disputará a fase mata-mata da Euro2020 pela primeira vez na história. Pois é, as vitórias contra Macedônia do Norte (3 a 1) e Ucrânia (1 a 0) foram mais do que suficientes para que os comandados de Franco Foda garantissem a sua vaga nas oitavas-de-final do torneio continental como vice-colocados do grupo C com 6 pontos ganhos, ficando somente atrás da líder Holanda.
Vale ressaltar ainda, que os austríacos não avançavam a uma fase mata-mata de uma competição internacional desde a Copa do Mundo de 1982, lembrando que recentemente eles conseguiram o acesso à Primeira Divisão da Liga das Nações da UEFA. Deste modo, fica evidente que o treinador Franco Foda vem realizando um excelente trabalho à frente da seleção da Áustria.
Os jogadores Valentino Lazaro, Konrad Laimer e Julian Baumgartlinger estão todos fora de combate, em virtude de lesões.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que italianos e austríacos se enfrentaram 36 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Itália, que soma 16 vitórias mediante 12 triunfos da Áustria, ao passo que o empate prevaleceu em outras oito oportunidades. Contudo, apesar do extenso número de jogos disputados pelas duas seleções até hoje, este será apenas o primeiro encontro entre ambas válido por Eurocopas.
Curiosamente, a última vitória da Áustria frente à Itália (2 a 1) ocorreu em um amistoso realizado em dezembro de 1960, isto é, há 60 anos. Desde então, foram dez vitórias da Azzurra e três empates, em 13 compromissos.
Campeã europeia em 1968, a Itália só não superou a fase de grupos de Eurocopa em duas das dez vezes que disputou a competição, ao contrário da Áustria, que estreará em mata-matas em sua terceira participação no torneio.
Ao conquistar 30 jogos de invencibilidade, a Itália, de Roberto Mancini, igualou o feito alcançado pela seleção na década de 30, época em que a Azurra era dirigida por Vittorio Pozzo.

Escalações

Itália (4-3-3): Donnarumma; Di Lorenzo, Acerbi, Bonucci e Spinazzola; Barella, Jorginho e Verratti; Berardi, Immobile e Insigne. Técnico: Roberto Mancini.

Áustria (4-3-2-1): Bachmann; Lainer, Dragovic, Hinteregger e Alaba; Laimer, Grillitsch e Schlager; Sabitzer e Baumgartner; Arnautovic. Técnico: Franco Foda.

Previsão

Ao mesmo tempo que a Itália defende 30 jogos de invencibilidade, acumula onze triunfos nos últimos onze compromissos, e está há mais de mil minutos sem sofrer gols, a Áustria venceu as primeiras partidas em Eurocopas, e classificou-se pela primeira vez à fase final do torneio. Logo, os dois selecionados vivem excelentes momentos, e muito graças aos trabalhos realizados por seus treinadores. Entretanto, os tetracampeões mundiais são os favoritos à vitória em Wembley, já que a Azzurra é a equipe que vem jogando o melhor futebol na Euro2020, sobretudo por conta do aspecto coletivo, algo tão difícil em se tratando de seleções.
Desta maneira, considerando o futebol praticado pela Itália, aliado ao nível técnico superior de seus jogadores, tudo nos leva a crer que os italianos serão um dos adversários de belgas ou portugueses nas quartas-de-final da Euro2020.
Palpite: Áustria 0 x 2 Itália

Deixar um comentário

Menu