O peso do jogo de abertura da Bundesliga 2 2021/22 entre Schalke 04 x Hamburgo, retrata de forma clara porque esta edição será a melhor da história da segunda divisão alemã.
A Veltins-Arena será o palco da partida desta sexta-feira (23) entre Schalke 04 x Hamburgo, que abrirá a edição 2021/22 da Bundesliga 2. Pois é, e em virtude da enorme tradição das duas equipes, muitos acreditavam que este duelo seria válido pela Bundesliga, lembrando que juntos, os times somam o montante de TREZE títulos nacionais, sendo sete por parte dos Azuis Reais, e outros seis dos Dinossauros. Entretanto, esta é a nova realidade do futebol alemão, que terá a segunda divisão tão atrativa quanto a primeira.
A propósito, é importante salientar que o crescimento da segunda divisão na Alemanha vem ocorrendo de forma gradativa nos últimos anos, especialmente porque a cada final de temporada, um gigante do futebol alemão é rebaixado ou então promovido do terceiro escalão. Não à toa, os mais recentes integrantes da Bundelisga 2 são nada menos do que Werder Bremen, Schalke 04, FC Ingolstadt, além de Hansa Rostock e Dynamo Dresden, ou seja, os dois clubes mais emblemáticos do lado leste do país.
O Colônia, outro emblemático clube alemão, só não disputará esta edição da Bundesliga 2 porque se livrou do rebaixamento nos playoffs de descenso na temporada passada.
E não esqueçamos que estes cinco novos integrantes se juntarão a outros tradicionais clubes que também já venceram o título alemão pelo menos uma vez ao longo da história, como são os casos de Hannover, Fortuna Dusseldorf, Nuremberg, Holstein Kiel e Karlsruher. Aliás, se somarmos todos os canecos nacionais erguidos pelos 18 times que disputarão a Bundesliga 2 nesta temporada, fecharemos esta conta obtendo o montante de 43 troféus.
Vale ressaltar ainda, que históricos clássicos do futebol alemão também agitarão a Bundesliga 2 na temporada 2021/22, como por exemplo, os embates entre Hamburgo x Werder Bremen e, principalmente, St Pauli x Hamburgo. E pensar que o repertório do campeonato poderia estar ainda mais atrativo se as equipes de Kaiserslautern, Eintracht Braunschweig e Munique 1860, não estivessem situados uma divisão abaixo – na Bundesliga 3.
Último colocado na edição anterior da Bundesliga, o Schalke 04 disputará a “Segundona” pela quarta vez na história. Os Azuis Reais não eram rebaixados há 30 anos.
Ademais, o fato do Bayern não ter nenhum adversário à altura, capaz de brigar consigo diretamente pelo caneco alemão, acaba tornando a Bundesliga menos atrativa em relação à Bundesliga 2, aonde encontramos no mínimo cinco postulantes ao título. Por sinal, até as televisões já esperam índices de audiência superiores em diversos jogos da segunda divisão nesta temporada, afinal, uma partida entre Schalke 04 x Werder Bremen será mais chamativa ao público do que um encontro envolvendo Augsburg x Freiburg, conforme disse o próprio diretor esportivo do Hamburgo, Jonas Boldt.
Já dá para perceber o aumento da atenção no campeonato, todo mundo está falando sobre isso. As partidas serão muito mais emocionantes nesta temporada, por isso veremos avaliações de TV mais altas do que nunca. Alguns jogos terão melhores classificações do que os jogos da Bundesliga. ”, afirmou, Jonas Boldt.
Para finalizar, é claro que os jogos da Bundesliga serão tecnicamente superiores, tendo em vista que ali encontram-se as principais equipes alemãs. No entanto, o torneio perde muito de seu encanto em função do enorme favoritismo do Bayern, ou alguém duvida que os bávaro não irão faturar o decacampeonato? Por outro lado, apesar da Bundesliga 2 não exibir tanta técnica, ela apresenta elementos que a tornam mais especial, como paixão, emoção e competitividade, quer dizer, tudo o que move um torcedor. Resumindo: diversão não faltará na melhor temporada da história da liga!