O afastamento de Aubameyang culminou com a melhora do Arsenal em campo

O afastamento de Pierre-Emerick Aubameyang em função de um ato indisciplinar, culminou de forma surpreendente com a melhora do Arsenal em campo.

A caminhada do Arsenal se apresentou pra lá de tortuosa no início da atual temporada, afinal, os Gunners sofreram três derrotas nos três primeiros jogos da Premier League, sendo que eles foram vazados o total de nove vezes e não marcaram nenhum gol neste período. Com isso, o time do norte de Londres caiu para a última posição do torneio, de onde só saiu na 4ª rodada devido ao triunfo frente o Norwich por 1 a 0, graças ao tento de Pierre-Emerick Aubameyang.

Pois é, e quase quatro meses depois, o Arsenal transformou-se em uma nova equipe, haja vista a goleada dos comandados de Mikel Arteta sobre o próprio Norwich por 5 a 0, na recente rodada de Boxing Day da Premier League, lembrando que está foi a quinta vitória consecutiva dos Gunners, que balançaram as redes em 19 oportunidades nestes jogos, registrando assim, uma incrível média de 3,8 tentos por partida.

Consequentemente, os Gunners saltaram para a 4ª colocação na tabela da Premier League, somando 35 pontos em 19 jogos (11V – 2E – 6D), obtendo 61,4% de aproveitamento através desta boa performance, o que significa que o Arsenal está vivíssimo na luta por uma vaga na próxima edição da Champions League, torneio este, que o time não disputa desde 2017.

Mas curiosamente, o fato que mais chama a atenção é que a evolução do Arsenal deu-se após a saída de Pierre-Emerick Aubameyang da equipe, quer dizer, um dos principais nomes do conjunto londrino. Por sinal, vale ressaltar que o técnico Mikel Arteta sacou o gabonês do time em função de um ato indisciplinar, e não por questões de ordens técnicas ou táticas.

Todavia, a decisão tomada por Mikel Arteta em afastar Pierre-Emerick Aubameyang só trouxe coisas positivas ao Arsenal, a começar porque a liderança do técnico espanhol aumentou sob o vestiário do Arsenal por conta desta atitude. Além disso, houveram benefícios táticos aos Gunners após a saída de Auba, já que Alexandre Lacazette atua melhor como pivô no ataque, colaborando tanto para fazer tabelas como para deixar os companheiros em boas situações de gols.

Ademais, o Arsenal também ganhou mais intensidade com Alexandre Lacazette no time, sobretudo porque ele se movimenta mais do que Pierre-Emerick Aubameyang. Deste modo, os jovens Bukayo Saka, Gabriel Martinelli, Emile Smith Rowe e Martin Odegaard, evoluíram ao encontrar mais espaços em campo. Não à toa, o meia norueguês participou diretamente de seis gols em seus últimos seis jogos pela Premier League – três tentos e três assistências. 

Ainda assim, é importante destacar que as cinco vitórias seguidas dos Gunners ocorreram nos encontros mediante Southampton, West Ham, Leeds, Sunderland e Norwich, isto é, três adversários que lutam contra o rebaixamento na Premier League, e outro que disputa a Terceira Divisão. Logo, a próxima partida frente o Manchester City será uma verdadeira prova de fogo para saber se o Arsenal realmente evoluiu a ponto de almejar uma vaga na Champions League. A ver!

Deixar um comentário

Menu