Barça inicia fevereiro totalmente repaginado

As vindas de Daniel Alves, Ferrán Torres, Adama Traoré e Pierre-Emerick Aubameyang neste início de ano, mudaram totalmente o panorama da temporada do Barcelona.

A dor causada aos torcedores blaugranas pela inesperada saída de Lionel Messi do Barcelona, foi suavemente amenizada com a vinda de Xavi Hernández ao Camp Nou. Pois é, e pode-se dizer que o Barça já iniciou uma reformulação na equipe nestes quase três meses sob a batuta do jovem treinador de 42 anos, haja vista as recentes chegadas de Daniel Alves, Ferrán Torres, Adama Traoré e Pierre-Emerick Aumameyang ao clube, nesta janela de transferências de janeiro.

Apesar da crítica situação financeira, o Barcelona teve um alívio na folha salarial em função da precoce aposentadoria de Sergio Aguero, e do empréstimo de Philippe Coutinho ao Aston Villa, lembrando que o clube catalão só investiu na contratação de Ferrán Torres junto ao Manchester City, já que Adama Traoré chegou via empréstimo do Wolverhampton, enquanto Daniel Alves e Pierre-Emerick Aubameyang vieram à custo zero.

De qualquer maneira, a verdade é que o Barcelona ganhará muita qualidade técnica quando todos estes novos reforços estiverem juntos em campo, especialmente o setor ofensivo da equipe, aonde atuam Ferrán Torres, Adama Traoré e Pierre-Emerick Aumabeyang, que se juntarão à Memphis Depay, Ansu Fati, Martin Braithwaite, Luuk De Jong e Ilias Akomach.

Por sinal, ao que tudo indica Xavi Hernández armará o Barcelona no 3-4-1-2, com Daniel Alves e Adama Traoré atuando nas alas, Ferrán Torres centralizado como meia, ao passo que Memphis Depay e Pierre-Emerick Aubameyang formarão a dupla de ataque do time. Deste modo, é compreensível porque a esperança voltou a reinar pelos lados do Camp Nou neste início de ano.

Contudo, contratações sempre geram algum risco, quer dizer, muitas podem dar certo ou errado no futuro. E dentre todos estes reforços apresentados pelo Barcelona, o que causa maiores preocupações é Pierre-Emerick Aubameyang, haja vista as suas recentes passagens por Borussia Dortmund e Arsenal. Vale ressaltar, que atos indisciplinares fizeram com que o atacante gabonês deixasse os seus dois últimos clubes pelas portas dos fundos.

Aliás, o Arsenal, clube pelo qual Pierre-Emerick Aubameyang marcou o montante de 92 gols em 163 jogos, aceitou rescindir o contrato do atleta exatamente devido a problemas relacionados a faltas, atrasos e outros inconvientes, como por exemplo, se contaminar pela Malária. Inclusive, estes contratempos se tornaram ainda mais frequentes após a sua última renovação contratutal. Não à toa, Auba balançou as redes sete vezes em 15 partidas disputadas na atual temporada.

Em última análise, o Barcelona sente na pele os prejuízos causados por uma má contratação, a julgar pela atual situação de Ousmane Dembélé no clube. No entanto, trazendo o assunto novamente para dentro das quatro linhas, é inegável que a vinda destes reforços permitirá ao técnico Xavi Hernández desenvolver o modelo cruyffiano de jogo, aquele com o qual ele sempre sonhou, e os torcedores não imaginavam ver tão cedo no Camp Nou.

Deixar um comentário

Menu