As lambanças de Van der Sar podem resultar na não ida do Ajax à Champions League

Eliminado na fase de grupos da Champions League, e atual terceiro colocado na tabela da Eredivisie somando 11 vitórias, 7 empates e duas derrotas. Pois é, estes dados retratam que o Ajax segue bastante aquém das expectativas na temporada 2022/23.

Contudo, a queda de rendimento do conjunto de Amsterdam já era realmente esperada em virtude da ida de Erik ten Hag ao Manchester United, haja vista o legado deixado pelo treinador três vezes campeão da Eredivisie, duas da Copa da Holanda, e semifinalista da Champions League em 2019.

Ademais, é importante destacar que os Godenzonen perderam importantes peças de seu elenco nesta temporada, a julgar pelas saídas de Antony, Lisando Martínez, Sébastien Haller, Ryan Gravenberch, Nicolás Tagliafico, Noussair Mazraoui, André Onana, Perr Schuurs e Daley Blind, o que pelo menos rendeu a entrada de 216,2 milhões de euros aos cofres do clube.

No entanto, o fator primordial que resultou no declínio do Ajax nesta temporada continua sendo a ausência de um diretor de futebol no clube, tendo em vista que desde a demissão de Marc Overmars nenhum profissional foi contratado para substituí-lo.

Cabe destacar que a saída de Marc Overmars é indiscutível, afinal, o ex-jogador assediava funcionárias através de mensagens e fotos inapropriadas. Todavia, o que se questiona é o fato do diretor geral do Ajax, Edwin van der Sar, ter assumido também este posto, nomeando os inexperientes Gerry Hamstra e Klaas-Jan Huntelaar como seus assistentes.

Consequentemente, os problemas dos Ajax aumentaram em função de erros cometidos por Edwin van der Sar, sobretudo na escolha de Alfred Schreuder para suceder Erik ten Hag no comando técnico da equipe, além da absurda demora para demití-lo, lembrando que Schreuder deixou o time na 5ª colocação da Eredivisie colecionando sete jogos seguidos sem vitórias – a pior sequência de resultados dos Godenzonen no campeonato desde 1965.

Pos sinal, a contratação de Alfred Schreuder junto ao Club Brugge, indiretamente anulou a possibilidade de Alex Kroes se tornar o novo diretor de futebol do Ajax, pois segundo o dirigente que estava no Go Ahead Eagles, a definição do futuro treinador do clube da capital holandesa seria tomada em comum acordo entre a diretoria, e não partiria somente da decisão de Edwin van der Sar, o que acabou acontecendo.

Alfred (Schreuder) trabalhou duro e fez o melhor que pôde, mas não deu certo. Ele tem qualidade, mas nesse momento, não foi o suficiente para nós. Não é porque não deu certo no Ajax que ele não dará certo em outro lugar.”

Edwin van der Sar, diretor geral do Ajax

Além disso, a inexplicável saída de Daley Blind ao Bayern de Munique neste meio de temporada também foi alvo de críticas por parte dos torcedores do Ajax, já que o atleta de 32 anos de idade sem que esta fosse a sua intenção. Ou seja, outra falha de Edwin van der Sar, que agora tenta recontratá-lo para se redimir.

De qualquer forma, a lentidão de Edwin van der Sar para providenciar a troca de treinadores no Ajax que já não convencia desde o período pré-Coa do Mundo, obrigou-o a promover o ex-zagueiro John Heitinga para comandar o time principal até o final da atual temporada.

Ah, mas Edwin van der Sar tentou as contratações de Marcelo Gallardo e Luis Enrique, porém ambos recusaram as propostas. Isso é óbvio, pois qual treinador do alto escalão aceitaria trabalhar em um clube sem projeto esportivo? Nenhum, até mesmo Erik ten Hag abriu mão de sua continuidade no Ajax por este motivo.

Deste modo, a inexistência de um diretor de futebol capaz de elaborar e liderar um projeto esportivo, caminha para deixar o Ajax de fora da próxima edição da Champions League, o que afetaria drasticamente as finanças do clube na temporada em que foram gastos o montante de 113 milhões de euros apenas em contratações, isto é, cifras surreais em se tratando de um participante da Eredivisie.

Deixar um comentário

Menu