Bayer Leverkusen desponta como principal rival do Bayern de Munique na corrida pela Meisterschale

Mais uma temporada teve início trazendo o Bayern de Munique como favorito ao título alemão. Pois é, até aí nenhuma novidade, porém essa afirmação só não está totalmente correta porque desta vez outro Bayer, o de Leverkusen, também figura como aspirante a conquista da Bundesliga.

Não por um acaso, ambos dividem a liderança da tabela com 100% de aproveitamento nas três primeiras rodadas do campeonato, o que significa, dentre outras coisas, que o excelente trabalho desenvolvido por Xabi Alonso desde a sua chegada à Renânia do Norte-Vestfália em outubro do ano passado, continua rendendo bons frutos ao Werkself.

Vale ressaltar que Xabi Alonso desembarcou em solo alemão com o Bayer Leverkusen posicionado na vice-lanterna da Bundesliga, mas apesar da dificílima situação o treinador espanhol foi capaz de conduzí-lo ao sexto lugar no final da temporada, garantindo assim, uma vaga para a disputa da Europa League, torneio que ele acabara de ser semifinalista.

Deste modo, à medida que Xabi Alonso tornou-se unanimidade no Bayer Leverkusen, o seu nome ganhou notoriedade em todo o cenário esportivo europeu, inclusive sendo vinculado a Real Madrid, Bayern de Munique e Liverpool. Por este motivo, a diretoria do clube alemão tratou rapidamente de estender o vínculo contratual do jovem treinador de 41 anos de idade até 2026.

Deste modo, Xabi Alonso aproveitou a oportunidade de comandar a sua primeira pré-temporada no Bayer Leverkusen para aprimorar as fases ofensiva e de transição defesa-ataque da equipe, já que a parte defensiva havia sido trabalhada exaustivamente para evitar o rebaixamento que, no final das contas, ficou bem distante da realidade.

Ademais, o Bayer Leverkusen manteve praticamente toda a base do time semifinalista da Europa League na última temporada, com excessão a Mitchel Bakker, Kerem Demirbay e Moussa Diaby, porém contando ainda com as renovações de Jeremie Frimpong e Jonathan Tah, e se fortalecendo por intermédio das vindas de Nathan Tella, Victor Boniface, Granit Xhaka, Jonas Hofmann, Arthur, Alejandro Grimaldo e Josip Stanisic.

À vista disso, o Werkself retornou mais forte e ofensivo nesta temporada, atuando com suas linhas em bloco alto, posicionado com quase todos os jogadores no campo do adversário, e adotando uma postura dominante por conta do agudo controle de jogo através da posse de bola.

Não obstante, com essas mudanças de ordem tática e o encaixe das novas peças, o poderio ofensivo do Leverkusen aumentou consideravelmente, vide os 19 tentos marcados nos quatro jogos disputados até aqui na temporada, o que resulta em uma média de quase CINCO gols por jogo (4,75). Logo, fica evidente porque a equipe alemã é a que mais balançou as redes dentre as cinco principais ligas do futebol europeu.

Por sinal, seria injusto abordar o tema gols e não citar Victor Boniface, recentemente contratado junto ao Union Saint-Gilloise, que já lidera a artilharia do Bayer Leverkusen com 5 tentos em quatro jogos – ou 343 minutos -, sendo que quatro deles são válidos pela Bundesliga, onde ele também ocupa o topo da lista de goleadores, superando até mesmo o renomado Harry Kane. Como efeito, o atacante foi convocado pela primeira vez para defender as cores da Nigéria.

Portanto, embora estejamos apenas no início da temporada, já é possível afirmar que o Bayer Leverkusen brigará diretamente com o Bayern de Munique pelo inédito título alemão, o que inclusive ficou provado desde a estreia dos comandados de Xabi Alonso na Bundesliga, quando eles venceram o RB Leipzig por 3 a 2 na BayArena, lembrando que os Touros Vermelhos haviam derrotado o Bayern de Munique na semana anterior pela decisão da DFB-Pokal.

Em seguida, o convicente triunfo frente o Borussia Monchenglabach por 3 a 0 em pleno Borussia-Park, além da goleada por 5 a 1 sobre o Darmstadt, em Leverkusen, que só não foi maior que o 8 a 0 diante do Teutonia Ottensen na 1ª Fase da DFB-Pokal, demonstram que o Bayern de Munique realmente terá um fortíssimo concorrente na disputa pelo título alemão.

A propósito, é importante salientar que, neste momento, o Bayer Leverkusen é um time superior em comparação ao Bayern de Munique, e não somente porque ele ganhou o último confronto ante os bávaros (2 a 1), ou por levar vantagem no saldo de gols da Bundesliga, mas também em virtude de uma série de outros aspectos, conforme você pode acompanhar no demonstrativo abaixo:

ItemBayer LeverkusenBayern de Munique
Gols marcados119
Grandes chances criadas138
Taxa de acerto (gols)5 chutes p/marcar9 chutes p/marcar
Chutes certos p/jogo10,37,7
Passes certos p/jogo563562
Desarmes p/jogo12,710,3
KM percorridos348,4 347,2

De qualquer maneira, o Bayern de Munique terá, em campo, a chance de provar que continua sendo supremo na Bundesliga, uma vez que os bávaros receberão o Bayer Leverkusen na próxima rodada da competição, no jogo com cara de decisão neste começo da temporada.

Deixar um comentário

Menu