É tudo ou nada para o Leverkusen na “final antecipada” da Bundesliga

Por mais que ainda restem treze rodadas para o término da Bundesliga, o que significa que 39 pontos se encontram em disputa no campeonato, a próxima rodada equivale a uma verdadeira decisão ao Bayer Leverkusen, que receberá o Bayern de Munique na BayArena.

Pois é, apesar do Leverkusente ter sofrido apenas uma derrota até o encerramento da 21ª rodada da Bundesliga, a realidade é que o excessivo número de sete empates, incluindo o do jogo anterior sem gols contra o Wolfsburg, acabaram comprometendo a campanha dos atuais campeões alemães na defesa do título alemão, a julgar pela distância de oito pontos que os separam do líder Bayern de Munique na classificação.

Em termos de comparação, o próprio Bayer de Munique também sofreu somente uma única derrota até aqui na Bundesliga, mas ao contrário do Leverkusen os bávaros contabilizam apenas três empates na competição. À vista disso, fica claro porque só a vitória interessa aos Werkself no terceiro encontro entre os dois últimos campeões alemães na temporada, sobretudo considerando que jamais um clube reduziu uma desvantagem de oito pontos faltando treze rodadas para erguer a Meisterschale.

Ainda assim, a favor do Bayer Leverkusen está o retrospecto, a começar porque a equipe nunca perdeu do Bayer de Munique desde a chegada de Xabi Alonso em 2022, registrando três vitórias e dois empates em cinco enfrentamentos neste período. Inclusive, nessa temporada o primeiro duelo entre eles terminou empatado em 1 a 1, e o segundo acabou com o triunfo dos Werkself pelo placar mínimo, que resultou na eliminação do Gigante da Baviera nas oitavas-de-final da DFB-Pokal. Aliás, ambos foram disputados na Allianz Arena.

DataPartidaCompetição
19-03-2023Leverkusen 2×1 BayernBundesliga 2022-23
15-09-2023Bayern 2×2 LeverkusenBundesliga 2023-24
10-02-2024Leverkusen 3×0 BayernBundesliga 2023-24
28-09-2024Bayern 1×1 LeverkusenBundesliga 2023-24
03-12-2024Bayern 0x1 LeverkusenDFB-Pokal (Oitavas)

Ademais, o Leverkusen tem todos os dias livres no calendário até o jogo contra o Bayern de Munique no próximo sábado (15) depois de quatro semanas seguidas com dois compromissos. Ou seja, uma boa vantagem sobre os bávaros, que viajarão até Glasgow para enfrentar o Celtic pelos playoffs da Champions League, muito provavelmente com força máxima em campo.

Seja como for, a pressão estará toda ao lado do Leverkusen, que se encontra nessa complicada situação não por conta dos recentes empates contra RB Leipzig (2×2) e Wolfsburg (0x0), mas sim em virtude daqueles entre setembro e novembro frente o Werder Bremen (2×2) e, especialmente, Holstein Kiel (2×2) e Bochum (1×1), isto é, adversários que brigam na parte debaixo da tabela pela permanência na Bundesliga.

De qualquer maneira, já era esperado que o Leverkusen enfrentaria dificuldades para defender o título alemão. No entanto, também é verdade que elas estão sendo maiores do que o previsto em virtude da acentuada melhora por parte do Bayern de Munique sob a liderança de Vincent Kompany, tanto é, que com a pontuação do momento os bávaros estariam a apenas um ponto dos comandados de Xabi Alonso neste mesmo estágio da edição passada da Bundesliga (55-54).

Soma-se a isso, o fato de que o Bayer Leverkusen teve uma leve queda de rendimento, o que também era de se presumir em meio a inédita conquista da Bundesliga de maneira invicta somando 28 vitórias e seis empates, lembrando que, hoje, os Werkself contabilizam 9 pontos a menos acerca dos 55 assinalados na 21ª rodada da histórica temporada 2023-24.

Portanto, diante deste cenário o Leverkusen encara a “final antecipada da Bundesliga” como a última chance para se manter na batalha pelo bicampeonato alemão, imaginando que uma derrota pode abalar a confiança do Bayern de Munique e, consequentemente, transferir para o principal rival a pressão que o assola na reta final da temporada.

O objetivo é vencer o jogo. Se isso acontecer, estaremos a cinco pontos. Nós vamos tentar. Jogaremos em casa, com a nossa torcida, com boa energia. Temos a semana inteira para treinar. Não temos medo nem estresse. Não estou preocupado.

Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen

Em contrapartida, outro detalhe tão relevante quanto a perda do título da Bundesliga que está em jogo aos torcedores do Bayer Leverkusen é a não continuidade de Xabi Alonso. Embora o contrato do treinador espanhol seja válido até junho de 2026, não é surpresa pra ninguém que ele é apontado como sucessor de Carlo Ancelotti no Real Madrid. Logo, um precoce adeus na corrida pela Meisterschale poderia desmotivá-lo no clube, ainda que a esposa, os três filhos, e o próprio técnico de 43 anos de idade estejam totalmente habituados a cidade de Dusseldorf — aonde moram.

Contudo, é óbvio que a chegada de Xabi Alonso ao Santiago Bernabéu depende do desfecho da temporada do Real Madrid, pois Carlo Ancelotti — cujo contrato também termina em 2026 — não correrá nenhum risco de demissão se conquistar a Champions League no meio do ano. Agora projetando a hipótese do Leverkusen ganhar o torneio continental as chances dessa mudança ocorrer serão absolutamente consideráveis.

Em todo o caso, estas são apenas perspectivas externas, já que internamente o Bayer Leverkusen só pensa em derrotar o Bayer de Munique a fim de diminuir a diferença do líder da Bundesliga para cinco pontos, e quem sabe repetir o feito do Stuttgart na temporada 2006-07 ao dar a volta olímpica depois de superar o Schalke 04 estando nessas mesmas condições na 22ª rodada.

Em outras palavras, o presente, simbolizado na esperança do bicampeonato alemão, o passado, representado na manutenção do tabu de Xabi Alonso de nunca ter perdido dos bávaros, além do futuro, configurado no prosseguimento do treinador do Leverkusen por mais uma temporada, estarão todos sobre a mesa no jogo mais importante da Bundesliga.

Deixar um comentário

Menu