É um pássaro? É um avião? Não, na verdade é o Bayern de Munique, que segue voando alto mediante ao total de 10 vitórias, 38 gols marcados e apenas 8 sofridos ao longo dos dez primeiros compromissos da temporada 2025-26.
Pois é, os cem por cento de aproveitamento do Bayern de Munique até a pausa referente a penúltima Data Fifa de 2025 já seria suficiente para justificar o excelente desempenho do Gigante da Baviera na temporada. Mas como se isso não bastasse, a elevadíssima média de 3,8 gols marcados por partida, somada ao baixo índice de 0,8 sofrido por jogo, ressaltam ainda mais o quão impressionante é a caminhada dos atuais campeões alemães até aqui.
A propósito, por mais surpreendente que seja o poderio ofensivo do Bayern de Munique, são os oito tentos sofridos pela equipe que mais chama a atenção, a julgar pela acentuada melhora em comparação a temporada anterior, marcada pelo montante de 57 tentos sofridos em 56 jogos. Quer dizer, uma taxa superior a um gol por partida que ficou no passado devido a evolução defensiva dos comandados de Vincent Kompany após a chegada de Jonathan Tah para atuar ao lado de Dayot Upamecano na zaga.
🚨 RECORDE! O primeiro clube na história das Top 5 ligas da Europa a conseguir 10 vitórias nos 10 primeiros jogos da temporada.
— FC Bayern Brasileiro (@FCBayernXtra) October 4, 2025
✅✅✅✅✅✅✅✅✅✅ pic.twitter.com/Y6HaBBLyEq
E vale ressaltar que o Bayern de Munique ainda vem lidando com a ausência do lesionado Alphonso Davies, um contratempo que vem sendo solucionado por Vincent Kompany através da improvisação de Konrad Laimer na lateral-esquerda. Sim, o polivalente meio-campista que já vinha quebrando o galho na lateral-direita depois que Joshua Kimmich foi deslocado para atuar no meio juntamente com Leon Gorezka.
Aliás, o natural seria Raphael Guerreiro herdar o lugar de Alphonso Davies na lateral, mas Vincent Kompany optou por Konrad Laimer justamente em virtude das qualidades defensivas do jogador austríaco ao dar maior segurança, proteção e força na marcação em relação ao ex-jogador do Borussia Dortmund, cuja principal característica é o apoio ao ataque, algo que o transformou numa alternativa viável para o lado esquerdo do meio-campo do Bayern de Munique.
Ademais, a mais recente vitória do Bayern de Munique, sobre o Eintracht Frankfurt por 3 a 0, retrata de forma nítida o progresso defensivo dos bávaros, tendo em vista que eles sofreram três gols na última visita ao Deutsche Bank Park, que terminou com o empate em 3 a 3 no placar. Desta vez, o quarto Clean Sheet da temporada lhes rendeu os três pontos conquistados diante do time que encerrou a última edição da Bundelisga na terceira colocação da tabela.
Em todo o caso, na parte ofensiva o Bayern de Munique também se mostra melhor, sobretudo em função da chegada de Luis Díaz, que em somente seis jogos pela Bundesliga já assinala cinco tentos e quatro assistências, registros estes que até agora equivalem a um envolvimento em gols a cada 57 minutos em campo. Por sinal, ele precisou de míseros 15.33 segundos para marcar na última partida frente o Eintracht Frankfurt, se tornando o quarto jogador a estufar as redes de maneira mais rápida pelo clube na história do campeonato.
Tore 𝒔𝒄𝒉𝒏𝒆𝒍𝒍𝒆𝒓, als ihr #MiaSanMia sagen könnt. 😉⚡️ pic.twitter.com/eamdSCdnEb
— FC Bayern München (@FCBayern) October 7, 2025
Contratado a peso de ouro nessa temporada como o reforço mais caro do Bayern de Munique, Luis Díaz teve o brilho por vezes ofuscado no decorrer da sua passagem pelo Liverpool, onde dividia as atenções com outros jogadores na estrelada Premier League. Inclusive, uma condição bastante similar a de Michael Olise ao desembarcar na Baviera há um ano, quando veio do Crystal Palace.
No entanto, a enorme qualidade técnica de Luis Díaz já vem gerando bons frutos ao Bayern de Munique, principalmente por ter equilibrado os lados da equipe antes acostumada a atacar mais pela direita, visto que Joshua Kimmich, o responsável pela saída de bola, inicia a construção das jogadas por ali, e também pelo simples fato de Konrad Laimer e Michael Olise jogarem naquele setor do campo, o que deixava o lado esquerdo, ‘descompensado’.
Em contrapartida, a vinda de Luis Díaz, aliada a mudança de Konrad Laimer para a lateral oposta, fortaleceram o corredor esquerdo do Bayer de Munique, já que o camisa 27 tem como grande virtude jogar de forma ofensiva por ser um verdadeiro meia de formação — é assim que ele joga na seleção da Áustria. Logo, ambos triangulam bastante durante os jogos, ainda contando com o suporte de Serge Gnabry, que passou a se movimentar frequentemente do centro para o lado do campo, invertendo de posição com o próprio atacante colombiano. Portanto, fica claro porque as saídas de Leroy Sané e Kingsley Coman não foram sentidas pelo Gigante da Baviera.
Consequentemente, com os pontas Michael Olise e Luis Díaz atuando no mais alto nível, a artilharia de Harry Kane aumentou nesta temporada em que ele desponta como o principal goleador dentre as cinco principais ligas europeias. Para se ter uma ideia, o atacante de 32 anos de idade já contabiliza a bagatela de 18 gols em dez jogos disputados no período. Desde a sua estreia na Bundesliga, são 73 em 69 aparições, isto é, mais de um por partida.
Harry Kane’s start to the season has been absurd 🎯 pic.twitter.com/toj1ddbQrl
— B/R Football (@brfootball) October 6, 2025
Para finalizar, seria injusto não colocar Joshua Kimmich nessa ‘conversa’, afinal o volante alemão é, sem sombra de dúvidas, a principal peça da engrenagem do Bayern de Munique, a exemplo dos 95% de acertos de passes no campo de defesa, exatamente no local em que ele inicia o processo de construção do jogo, passando pelos 87% de efetividade do lado ofensivo, o que também é uma marca pra lá de elevada, se equiparando as de Pedri e Vitinha, por exemplo. Além disso, são outros 81% de aproveitamento em bolas longas e 78% em trocas curtas conectadas próximas a própria grande área.
Isto posto, as estatísticas confirmam que Joshua Kimmich é a peça-chave do sistema de jogo de Vincent Kompany, que acertou em cheio ao escalá-lo novamente no meio-campo. Soma-se a isso, o empenho do Bayern de Munique ao longo das partidas, com os dez jogadores recompondo a marcação, correndo intensamente, seja para ajudar na defesa, seja para colaborar no ataque, incluindo até o craque Karry Kane. Em outras palavras, todos confiam no treinador belga e estão caminhando juntos na mesma direção, uma situação que não se viu nos trabalhos anteriores de Niko Kovac, Julian Nagelsmann e Thomas Tuchel.
Não à toa, o Bayern de Munique lidera a Bundesliga com 18 pontos, quatro a frente do vice-colocado Borussia Dortmund, o seu próximo adversário na 7ª rodada, o que significa que essa distância pode aumentar para 7 casas no tabuleiro da competição. Ou seja, uma diferença que garantiria ao Gigante da Baviera a possibilidade de focar única e exclusivamente na batalha pela Champions League no segundo semestre da temporada.
Por essas e outras, o rótulo de favorito à conquista do título alemão do Bayern de Munique, já se estende também para o certame do futebol europeu.