As pessoas mais velhas com certeza irão se lembrar do Steaua Bucareste, afinal, na temporada de 1985-86, este grande clube romeno surpreendeu o mundo ao conquistar pela primeira vez em sua história o título da Champions League, na época, chamada de Taça dos Clubes Campeões Europeus. Acontece que atualmente, o time mais vitorioso da Romênia continua sua incessante luta para quem sabe, chegar aos pés daquele verdadeiro esquadrão que dominou o velho continente.
Fundado em Bucareste, no ano de 1947, pelos militares que governavam a Romênia neste período, o Steaua Bucareste tornou-se aos poucos, o clube mais glorioso do país. Como citei anteriormente, o auge do Steaua, que em romeno significa estrela, foi durante a década de 80, e hoje, a estante da sala de troféus da equipe é repleta de diversos títulos nacionais como 26 taças do campeonato, 22 copas, 6 supercopas e 2 copas da liga, além de contar também com a cobiçada taça da Champions League, conquistada quando os romenos bateram o poderoso Barcelona nas cobranças de pênaltis, lembrando que nesta decisão, o goleiro Helmuth Ducadam se destacou defendendo quatro penalidades.

Eis aí uma linda história, de um grande clube que mesmo estando situado no leste europeu, conseguiu dominar o futebol mundial por um bom período. Mas para a infelicidade de seus fanáticos torcedores, o declínio do Steaua Bucareste veio da mesma forma que o time alcançou o sucesso, ou seja, de forma avassaladora. Tudo começou com o golpe militar romeno, popularmente conhecido como a Revolução Romena, que ocorreu no ano de 1998. Com o fim do militarismo, e a queda do então ditador Nicolae Ceausescu, o Steaua Bucareste foi deixado de lado pelo exército, o motivo disso foi unicamente econômico, já que os gastos para administrar um clube de futebol são altíssimos, por isso, o time foi vendido ao empresário Viorel Paunescu. Todavia, a gerencia de Paunescu foi um tanto quanto pífia, e uma sucessão de resultados negativos e vexames marcaram esta trágica fase, que durou até 2002, ano da chegada do novo dono, Gigi Becali, que tinha condições financeiras suficientes para recolocar o Steaua Bucareste novamente no caminho dos títulos.

Sob a administração de Becali até os tempos atuais, o Steaua Bucareste melhorou bastante, conquistando diversos títulos nacionais como a liga e a copa da Romênia, além de voltar a participar tanto da Europa League quanto da Champions League (inclusive nesta temporada), dando as caras novamente em competições internacionais. Vale ressaltar, que atualmente o Steaua Bucareste disputa os playoffs do campeonato romeno, e obteve a classificação depois de terminar a primeira fase da competição na 2ª posição da tabela com 47 pontos ganhos, somando 13 vitórias, 8 empates e 5 derrotas em 26 partidas realizadas, permanecendo assim, quatro pontos atrás do Viitorul, que terminou na liderança com 51 pontos. Nas rodadas dos playoffs, a equipe da capital começou bem, derrotando o Cluj por 2 a 0, porém no jogo passado, sofreu uma dura derrota por 3 a 1, justamente para o Viitorul, porém a luta pelo título continua viva.

Hoje o Steaua Bucareste aparece na mídia muito mais por problemas políticos do que realmente pelo futebol, tanto é que no inicio do ano, Gigi Bacali decidiu manter o nome do clube como FCSB (Fotbal Club Steaua Bucareste), depois de travar uma verdadeira batalha jurídica com o Ministro da Defesa da Romênia, que por sua vez, venceu a queda de braço. Além disso, o símbolo do Steaua Bucareste também deu o que falar, pois o mesmo foi desenhado pelo Exército Vermelho (exército romeno na época da ditadura) e para quem não sabe, o regime atual do país abomina qualquer tipo de alusão aos militares. Para resolver esse embróglio, Gigi Bacali resolveu manter o emblema da equipe com o desenho original (de sua fundação), porém as duas estrelas na parte superior do logotipo, foram pintados na cor amarela, deixando de lado a cor vermelha do distintivo. Resolvido os contratempos em relação ao nome e o emblema com a justiça romena, basta agora solucionar o problema da escassez de títulos internacionais, que sem sombra de dúvidas, é o que mais incomoda os torcedores do Steaua Bucareste.