A Copa do Mundo da Rússia ainda ainda está longe de começar, e mesmo assim já está nos apresentando uma série de novidades. A principal delas foi a incrível classificação da Islândia, que garantiu sua vaga ao Mundial depois de terminar as Eliminatórias europeias na liderança do grupo I da competição. Consequentemente, os islandeses superaram o conjunto de Trinidad & Tobago (1,3 milhão de habitantes), como país com o menor número de habitantes que disputará o torneio.
O sucesso da Islândia não causa tanto espanto aos amantes do futebol, afinal, os comandados de Heimir Hallgrimsson já haviam alcançado a enorme façanha de se classificarem pela primeira vez à Eurocopa 2016. Digo enorme façanha, porque a Islândia é uma ilha situada no norte do oceano Atlântico, cuja população beira aproximadamente 330 mil habitantes. Por esta razão, o fato deste pequenino país, menor que o estado do Tocantins, conseguir disputar uma competição do tamanho da Eurocopa já era considerado um grande feito para os islandeses. No entanto, através de muita raça, organização e espírito coletivo, os Vikings avançaram até as quartas de finais da Euro 2016, aonde caíram diante da vice-campeã e anfitriã, França. Por essas e outras, a qualificação da Islândia para a Copa do Mundo da Rússia em 2018, apesar de ser o primeiro Mundial dos islandeses, jamais poderia ser apontado como uma mera coincidência.

Situada no grupo F da Eurocopa 2016, a Islândia passou pela primeira fase na vice-liderança do grupo, somando uma vitória (Áustria) e dois empates (Portugal e Hungria). Já nas oitavas de finais, os Vikings enfrentaram a poderosa Inglaterra, na época composta por figuras como Wayne Rooney, Harry Kane, Adam Lallana, Dele Alli, Joe Hart entre outros. Para a surpresa de todos e principalmente do English Team, o selecionado islandês venceu o confronto por 2 a 1, mandou os ingleses para casa mais cedo e por consequência, seguiram na competição. Nas quartas de finais, os nórdicos se depararam com a anfitriã França, que como aliado tinha o Stade de France completamente lotado, e ganhar dos franceses em seus domínios, é algo realmente complicado, haja visto a surra que o Brasil levou da França na final da Copa de 1998 (3 x 0). Com isso a lógica prevaleceu, os Les Bleus acabaram com o sonho dos Vikings, derrotando-os por 5 a 2. Contudo, só a façanha de ter disputado a primeira Euro ao longo de sua trajetória, fez com que essa atual geração de jogadores islandeses fosse apontada como a melhor da história do país. No final das contas, a Islândia foi considerada a seleção sensação da Eurocopa 2016.

Nas Eliminatórias da Copa de 2018, o grande objetivo do treinador Heimir Hallgrimsson era classificar a Islândia ao Mundial da Rússia, uma missão difícil porém possível, ainda mais depois da excelente participação dos islandeses na Eurocopa 2016. Essa meta foi alcançada apenas na última rodada das Eliminatórias, quando os Vikings encararam o lanterna do grupo, Kosovo. Dependendo somente de uma vitória para qualificar-se automaticamente à Copa, a Islândia abriu o placar aos 40 minutos da primeira etapa com um golaço do craque do time Gylfi Sigurdsson. Já o gol da consagração saiu dos pés de Johann Gudmundsson, que aos 27 minutos do segundo tempo deu números finais ao jogo, para o delírio dos quase 10 mil torcedores presentes no estádio Laugardalsvöllur, na capital Reykjavík. Desta maneira, os nórdicos desbancaram as favoritas Croácia, Ucrânia e Turquia, e encerraram sua participação na liderança do grupo I com 22 pontos ganhos, colecionando 7 vitórias, 1 empate e 2 derrotas, obtendo assim uma performance de 73,3% de aproveitamento na competição.

É óbvio que a Islândia, 22ª colocada no ranking da FIFA, não chegará na Rússia como uma das favoritas à erguer o troféu da Copa do Mundo, mas os Vikings têm tudo para realizar uma grande campanha no Mundial. Sua classificação foi mais do que justa pois o combinado islandês iniciou um processo de planejamento há pouco mais de vinte anos, e hoje, apenas está colhendo os bons frutos plantados. Dentro de alguns dias, a KSÍ (Federação Islandesa de Futebol) anunciará oficialmente aonde será a sede dos nórdicos na Rússia, que já foi previamente escolhida pelo diretor executivo da entidade, Klara Bjartmarz. Todavia, o momento agora é de festejar, por isso assim que o juiz encerrou a partida frente o selecionado de Kosovo, a seleção comandada pelo dentista Heimir Hallgrimsson deslocou-se imediatamente para a praça Ingolfstorg, em Reykjavík, comemorar ao lado de sua apaixonada torcida e também do rapper local Emmsje Gauti. A celebração durou até altas horas da madrugada, e sinceramente, mais parecia uma conquista de título. O fato é que enquanto seleções tradicionais como Itália, Holanda e Argentina lutam por uma vaguinha na próxima Copa, os Vikings estão com os passaportes todos carimbados rumo à terra da vodka.