O Torneio Clausura do México teve início no dia 05 de janeiro, portanto, a bola já está rolando a todo vapor no futebol mexicano. E como não poderia deixar de ser, o América, clube mais tradicional do país, é apontado mais uma vez como um dos grandes favoritos ao título da competição, afinal, as Águias seguem investindo pesado para reforçar o elenco, enchendo de esperança os torcedores americanistas.
O maior do México:
Club de Fútbol América, fundado em 12 de outubro de 1916 (101 anos), é administrado por nada mais nada menos do que a Televisa, maior emissora de televisão do México, como se fosse a Rede Globo no Brasil, por exemplo. A partir desta informação, você pode ter um pouco mais da noção do tamanho do América no país asteca. Outro dado interessante, é que o conjunto americanista tem uma das maiores torcidas do mundo, com cerca de 37 milhões de torcedores, superando inclusive as equipes do Flamengo e do Corinthians, agremiações com o maior número de adeptos no futebol tupiniquim.
Além disso, o América é o time mais glorioso dentre todos os clubes mexicanos, somando 12 Campeonatos Nacionais, cinco Copas do México, cinco Supercopas do México e sete conquistas da Concachampions (Copa dos Campeões da Concacaf).
Diversos craques vestiram a camisa das Águias (apelido do América) ao longo da história, como foi o caso de Iván Zamorano, Cuauhtémoc Blanco, o lendário Hugo Sánchez, além dos brasileiros Vavá, Zizinho e o ponta-esquerda Dirceu.
Temporada passada:
A campanha do América na temporada anterior foi regular, tudo porque pelo Torneio Clausura 2017, a equipe na época comandada pelo treinador Ricardo La Volpe terminou a competição apenas na 9ª posição da tabela, e consequentemente, ficou de fora da Liguilla (playoffs do campeonato), pois somente os oito melhores colocados na classificação disputam essa fase.
Após essa desastrosa eliminação, o técnico Ricardo La Volpe foi demitido e em seu lugar foi contratado Miguel Herrera, ex-treinador da seleção mexicana e que naquela oportunidade estava dirigindo o Tihuana. Já sob o comando de Herrera, o esquadrão americanista teve uma melhora acentuada, tanto é, que encerrou sua participação no Torneio Apertura 2017 no 5º posto da tabela com 28 pontos (7 vitórias, 7 empates e 3 derrotas). Assim, as Águias avançaram à Liguilla, aonde venceram o Chivas Guadalajara nas quartas de final por 2 a 1 no placar agregado, e posteriormente, derrotaram o Necaxa nas semifinais por 3 a 1 também no placar agregado. No entanto, pela finalíssima, os comandados de Miguel Herrera sofreram uma dura derrota para o Tigres nos pênaltis (3 x 0), depois de empatarem tanto o jogo de ida (1 x 1) quanto o jogo de volta (1 x 1).
2018 promete:
Depois de bater na trave com o vice-campeonato do Torneio Apertura 2017, o América resolveu investir pesado em reforços para conquistar títulos na atual temporada. Não à toa, a diretoria foi à Turquia e de lá, trouxe o ponta-direita Jérémy Ménez do Antalyaspor. O atleta de 32 anos chega ao estádio Azteca para fazer frente ao conterrâneo André-Pierre Gignac, que atua pelo arquirrival Tigres.
Para fortalecer ainda mais o setor ofensivo da equipe, o presidente das Águias, Santiago Baños, deu o aval para a contratação do ponta-esquerda Andrés Ibarguen, aquele mesmo que foi uma das principais peças do Atlético Nacional, campeão da Copa Libertadores 2016. Atualmente o colombiano de 25 anos estava defendendo as cores do Racing, da Argentina, time pelo qual teve uma passagem apagada. Vale ressaltar que os mexicanos depositaram a bagatela de 3,3 milhões de euros (R$ 13 milhões) para que o time de Avellaneda liberasse o jogador. Com isso, Ibarguen se juntará aos compatriotas Mateus Uribe e Carlos Darwin Quintero, que também vestem a camisa do América.
Cereja do Bolo:
Com os flancos muito bem reforçados, agora o objetivo número um do América é trazer um atacante matador para jogar de referência no esquema 4-3-3 utilizado por Miguel Herrera. Isso, mesmo com a chegada do centro-avante Henry Martín, recém-contratado do Tihuana.
Muitos nomes foram especulados, principalmente os de Chicharito Hernández (West Ham) e Roberto Soldado (Fenerbahçe), porém por incrível que pareça, rumores dão conta de que o camisa 9 das Águias será o holandês Luuk de Jong, atualmente no PSV Eindhoven. A princípio, o empresário do atleta desconfiou do interesse do América, entretanto, duas propostas dos mexicanos foram enviadas oficialmente ao atual líder do Campeonato Holandês. A primeira delas, no valor de 5 milhões de euros, enquanto a segunda, no valor de 6 milhões de euros. Antes destas propostas, o PSV havia avaliado o passe de Luuk de Jong na casa dos 7 milhões de euros, portanto, o negócio deve ter um final feliz para os americanistas.
O Torneio Clausura 2018 já teve duas rodadas realizadas, sendo que nelas o America venceu o Querétaro fora de seus domínios pelo placar mínimo, e empatou no estádio Azteca contra o Pachuca por 2 a 2. O próximo compromisso dos pupilos de Miguel Herrera, quintos colocados no campeonato, será diante do Pumas no próximo domingo, lembrando que os reforços deverão estrear apenas daqui 15 dias.