Um sonho chamado Copa do Mundo

Épica, assim podemos definir a classificação do Panamá para disputar a sua primeira Copa do Mundo ao longo da história. Isso porque o tento marcado por Román Torres sobre a Costa Rica (2 x 1), aos 43 minutos da segunda etapa, levou o estádio Rommel Fernández, na cidade do Panamá, literalmente abaixo, e como não poderia deixar de ser, este feito foi considerado um verdadeiro milagre por toda a nação panamenha.

Quem seria capaz de imaginar que o Panamá, pequeno país caribenho composto por pouco mais de 4 milhões de habitantes, que é mais conhecido pelo fato de ser um paraíso fiscal e turístico, por ser isento de impostos e obter belíssimas praias, e além disso tudo ter o beisebol e o boxe como principais esportes, conseguiria garantir uma vaga na Copa do Mundo 2018? Pois foi exatamente isso que aconteceu, através de muita luta e empenho, a La Marea Roja será uma dentre as 32 seleções presentes na terra da vodka para disputar o Mundial.

Terceira colocada nas Eliminatórias da Concacaf com 13 pontos, a seleção panamenha surpreendeu ao qualificar-se à Copa da Rússia de maneira direta, isto é, sem precisar da repescagem. A vitória por 2 a 1 diante da Costa Rica na última e decisiva partida das Eliminatórias, fez com que o Panamá permanecesse atrás apenas do México e da própria Costa Rica na tabela, e ficasse à frente de Honduras, Estados Unidos e Trinidad & Tobago, respectivamente. Desta maneira, os pupilos de Hernán Darío Gomez alcançaram uma façanha jamais antes vista pelo povo panamenho. Aliás, podemos considerar a classificação dos Caneleros ao Mundial 2018, como um grande marco na história do país, tanto é, que o presidente Juan Carlos Varela decretou feriado nacional, minutos após o triunfo sobre a Costa Rica. No vídeo abaixo, constatamos que a festa panamenha invadiu a madrugada, confira:

 

Depois de carimbar a sua vaga na Copa do Mundo, a nova missão traçada pelo treinador do Panamá, Hernán Darío Gomez, é avançar da fase de grupos do torneio, ou seja, uma tarefa bastante complicada, visto que o combinado panamenho ocupa apenas a 55ª colocação no ranking oficial da FIFA, e obviamente, é apontado como uma dos participantes mais fracos do Mundial. Os principais destaques dos Caneleros, são o goleiro Jaime Penedo, o meio-campista Gabriel Gómez, os atacantes Blás Pérez e Luis Tejada, além do capitão Román Torres, zagueiro do Seattle Sounders, que transformou-se em um herói nacional após ter marcado o gol que garantiu a ida do selecionado caribenho à Rússia. De resto, todos os demais atletas atuam na Major League Soccer, ou em ligas de menor expressão como a romena, belga, peruana, colombiana, entre outras.

blog
Acima, você pode conferir a lista dos 23 atletas convocados por Hernán Darío Gomez, que defenderão o Panamá na Copa do Mundo deste ano.

Situado no grupo G da Copa da Rússia, ao lado da Bélgica, Inglaterra e Tunísia, o Panamá é considerado a maior azarão do grupo. A propósito, os amistosos realizados pelos conjunto caribenho antes de sua estreia na Copa não foram nada animadores, uma vez que eles venceram somente um dos cinco jogos disputados no período pós-Eliminatórias, somando três derrotas e um empate nas demais partidas. Por esta razão, fica evidente que caso os comandados de Hernán Darío Gomez conquistem um único pontinho no Mundial, a festa será enorme em todo o país. O primeiro compromisso da La Marea Roja no torneio, será frente a Bélgica no dia 18/06. Em seguida, os panamenhos enfrentarão a Inglaterra no dia 24/06, e encerrarão a sua participação na primeira fase contra a Tunísia no dia 28/06.

Para piorar a situação, a trajetória do Panamá em sua primeira Copa do Mundo terá um início triste, pois no amistoso de ontem diante da Noruega, o último antes do Mundial, os panamenhos além de perderem a partida por 1 a 0, perderam também o ponta-esquerda Alberto Quintero, que infelizmente fraturou o pé direito poucos minutos depois de ter entrado no lugar de José Luis Rodríguez na segunda etapa. Por mais que o treinador Hernán Darío Gomez não tenha confirmado oficialmente, o substituto de Quintero na seleção deverá ser o novato Ricardo Avila, que atualmente defende as cores do Genk, da Bélgica. Apesar desta péssima notícia, devemos lembrar que foi através da garra, da fé e da superação que o Panamá conseguiu carimbar seu passaporte rumo a Rússia, e é por intermédio destes sentimentos, que o selecionado caribenho tentará surpreender o mundo novamente, assim como já o fizeram na histórica noite do dia 10 de outubro de 2017.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu