Irã x Portugal

Na tarde desta segunda-feira, o confronto entre Irã e Portugal decidirá qual deles avançará às oitavas de final da Copa do Mundo. O duelo válido pelo grupo B do torneio, começa a partir das 15:00 (horário de Brasília) na Arena Mordovia, em Saransk.

Irã

Podemos considerar o Irã como uma das maiores surpresas da Copa da Rússia, afinal, os pupilos de Carlos Queiroz chegaram vivos na última rodada da primeira fase do torneio, isso mesmo estando ao lado de Espanha e Portugal no grupo B do Mundial, ou seja, dois pesos pesados do futebol mundial.
No entanto, a missão dos iranianos não será nada fácil, uma vez que o conjunto asiático precisará vencer os portugueses para conquistar a inédita vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo. Depois de vencer o Marrocos por 1 a 0 em sua estreia na competição, o Irã por pouco não arrancou empate diante na Espanha na rodada seguinte, quando perdeu dos espanhóis pelo mesmo placar, 1 a 0. Desta maneira, o Melli Team contabiliza três pontos no grupo B, e necessita dos três pontos para superar Portugal, que soma quatro pontos na tabela.
Após iniciar o jogo anterior no banco de reservas por conta de problemas físicos, Jahanbakhsh, o principal astro do selecionado iraniano, voltará ao time principal do Irã na partida decisiva contra Portugal. Ao que tudo indica, esta será a única mudança na equipe de Carlos Queiroz.

Curiosamente
Curiosamente, o português Carlos Queiroz foi o treinador de Portugal na Copa de 2010 na África do Sul, logo, ele enfrentará tanto a sua ex-seleção como a sua própria nação na tarde desta segunda-feira.

Portugal

Do outro lado, os portugueses desembarcam em Saransk com a confiança em alta, visto que a seleção lusitana precisa apenas de um empate para garantir automaticamente a sua vaga à próxima fase da Copa da Rússia. Entretanto, veremos Portugal lutando incessantemente pela vitória, pois o grande objetivo dos comandados de Fernando Santos é ficar na liderança do grupo B, à frente da Espanha, que encontra-se com os mesmos quatro pontos que os atuais campeões europeus na classificação.
A estreia de Portugal no Mundial foi acima das expectativas, dado que os portugueses realizaram uma excelente partida contra a Espanha (3 x 3). Todavia, na segunda rodada da fase de grupos, a Seleção das Quinas se deparou contra o combinado do Marrocos, e precisou suar a camisa para derrotar os africanos pelo placar mínimo. Aliás, o triunfo só veio graças ao craque Cristiano Ronaldo, que marcou todos os gols dos lusitanos na Copa até o momento, fazendo jus ao rótulo de melhor jogador do mundo.
A má atuação de João Mário no último jogo, abriu uma brecha para que o técnico Fernando Santos recolocasse o meia Bruno Fernandes novamente no time titular.

Sempre ele: Cristiano Ronaldo é o grande destaque da seleção portuguesa na Copa, tanto é, que o craque marcou quatro gols em duas partidas disputadas até aqui.
Sempre ele: Cristiano Ronaldo é o grande destaque da seleção portuguesa na Copa, tanto é, que o craque já marcou quatro gols em duas partidas disputadas até aqui.

Dados históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram apenas duas vezes ao longo da história, e a vantagem é de Portugal que coleciona duas vitórias mediante nenhum triunfo do Irã.
O encontro mais recente entre os dois selecionados, ocorreu pela Copa do Mundo da Alemanha em 2006, lembrando que elas estavam situadas no grupo D do torneio. Naquela oportunidade, os portugueses bateram os iranianos por 2 a 0, com gols de Deco e Cristiano Ronaldo (gol de pênalti).
Vale ressaltar ainda, que o Irã nunca venceu adversários do Velho Continente em Copas do Mundo, registrando seis derrotas e um empate, em sete compromissos frente seleções europeias.
Enquanto isso, Portugal perdeu apenas um dos quatro jogos disputados contra oponentes asiáticos em Mundiais, sendo que este único revés aconteceu na Copa de 2002 (Coréia/Japão), quando os lusitanos foram derrotados pela anfitriã, Coréia do Sul, por 1 a 0.

O treinador de Portugal na maior goleada aplicada pelos portugueses em Copas do Mundo, era justamente Carlos Queiroz. O jogo a qual me refiro, foi a vitória dos portugueses frente a Coréia do Norte no Mundial de 2010, por 7 a 0.
O treinador de Portugal na maior goleada aplicada pelos portugueses em Copas do Mundo, era justamente Carlos Queiroz. O jogo a qual me refiro, foi a vitória frente a Coréia do Norte no Mundial de 2010, por 7 a 0.

Escalações

Irã (4-1-4-1): Beiranvand; Hajsafi, Pouraliganji, Cheshmi e Rezaeian; Ezatolahi; Jahanbakhsh, Ebrahimi, Amiri e Ansarifard; Azmoun. Técnico: Carlos Queiroz.

Portugal (4-4-2): Rui Patrício; Cédric Soares, Pepe, José Fonte e Raphael Guerreiro; Bernardo Silva, João Moutinho, William Carvalho e Bruno Fernandes; Cristiano Ronaldo, Gonçalo Guedes. Técnico: Fernando Santos.

Previsão

A última rodada da primeira fase da Copa do Mundo nos promete grandes doses de emoções, afinal, nela teremos partidas extremamente importantes, que decidirão o futuro das seleções no torneio.
Logicamente, apontamos Portugal como franco favorito à vitória, pois estamos nos referindo aos atuais campeões europeus, e que além disso, realizaram uma campanha realmente incrível nas Eliminatórias. Com este ótimo retrospecto, fica nítido que os portugueses podem ir longe no Mundial, ainda mais sabendo que Cristiano Ronaldo encontra-se em um momento maravilhoso.
Já o Irã, terá outra tarefa bastante indigesta na competição, isso porque no jogo anterior, os iranianos enfrentaram a poderosa Espanha. Contudo, a equipe de Carlos Queiroz provou ser um osso duro de roer, visto que por pouco ela não arrancou um empate contra os espanhóis. A propósito, a organização tática aliada ao eficiente sistema defensivo dos asiáticos de fato surpreenderam.
Apesar de ter chegado na rodada final da fase de grupos da Copa do Mundo com chances de classificação, não acredito que o Irã tenha qualidade para derrotar Portugal. Por esta razão, acredito que os portugueses sairão da Arena Mordovia com a vaga nas oitavas de final assegurada.
Palpite: Irã 0 x 2 Portugal

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu