Colômbia x Inglaterra

O último confronto válido pelas oitavas de final da Copa da Rússia, reunirá duas grandes seleções do futebol mundial. Me refiro ao duelo entre Colômbia x Inglaterra, que se enfrentarão às 15:00 (horário de Brasília) desta terça feira, no Spartak Stadium.

Colômbia

Depois de sofrer um duro revés para o Japão (2 x 1) em sua estreia na Copa do Mundo, a Colômbia teve forças para dar a volta por cima no torneio, tanto é, que os pupilos de José Pekerman venceram a Polônia (3 x 0) e Senegal (1 x 0) nos jogos seguintes, e garantiram assim, a sua vaga nas oitavas de final da competição como líder do grupo H com 6 pontos ganhos.
Essa é a terceira vez na história que os Cafeteiros avançaram de fase em Copas, sendo a segunda consecutiva, já que no Mundial de 2014, os colombianos também alcançaram essa façanha, porém jogando um futebol mais envolvente em relação ao da atualidade, lembrando que o treinador naquela oportunidade, também era José Pekerman.
A explicação para a queda de rendimento do selecionado colombiano dentro de campo, são os problemas físicos de James Rodríguez, que estão impedindo o camisa 10 da Colômbia de atuar os noventa minutos das partidas, inclusive, o meia do Bayern Munique dificilmente iniciará o jogo contra a Inglaterra. Ao contrário dele que ainda tem chances, o volante Abel Aguilar foi prontamente vetado pelo departamento médico em decorrência de uma lesão.

O zagueiro Yerri Mina, ex-Palmeiras, foi o primeiro zagueiro na história do futebol colombiano que marcou dois gols em uma Copa do Mundo.
O zagueiro Yerri Mina, ex-Palmeiras, foi o primeiro zagueiro na história do futebol colombiano que marcou dois gols em uma Copa do Mundo.

Inglaterra

A Inglaterra fez bem a sua lição de casa pelo Mundial da Rússia até aqui, afinal, seria um verdadeiro vexame o English Team não passar de fase estando um grupo composto pelas modestas seleções de Tunísia e Panamá.
O confronto pra valer mesmo da Inglaterra foi na última rodada da fase de grupos, quando os comandados de Gareth Southgate tiveram a indigesta Bélgica pela frente na Arena Kaliningrado. Entretanto, como ingleses e belgas entraram em campo já classificados, ambos realizaram um “jogo de comadres”, atuando com as suas formações praticamente reservas. No final das contas, os Três Leões saíram no prejuízo, pois perderam pelo placar mínimo, resultado que os deixou na vice-liderança do grupo G com 6 pontos, e consequentemente, com a difícil tarefa de encarar a Colômbia nas oitavas de final.
A boa notícia é que os ingleses contarão com o retorno de Harry Kane, artilheiro da Copa com cinco gols marcados em duas partidas disputadas. Além disso, o técnico Gareth Southgate terá todos os atletas à sua disposição, livres de suspensões ou contusões.

O zagueiro/lateral Kyle Walker, retornará ao time titular da Inglaterra depois de ser poupado no último jogo.
O zagueiro/lateral Kyle Walker, retornará ao time titular da Inglaterra depois de ter sido poupado no último jogo. Todavia, ele está deverá se cuidar porque está pendurado com um cartão amarelo.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram cinco vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Inglaterra que soma três vitórias contra nenhum triunfo da Colômbia, à medida que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, foi um jogo amistoso realizado nos Estados Unidos em 2005, que terminou com a vitória da Inglaterra por 3 a 2. Já o último duelo entre eles válido por Copas do Mundo, ocorreu no Mundial da França em 1998, pela fase de grupos do torneio. Na ocasião, os ingleses bateram os colombianos por 2 a 0, com gols de Darren Anderton e David Beckham.
Esta é a sexta participação da Colômbia em Copas do Mundo, e a melhor performance dos colombianos na competição, aconteceu na edição anterior do torneio, quando eles chegaram nas quartas de final.
Os ingleses, campeões mundiais em 1966, ano em que a Copa teve a própria Inglaterra como anfitriã, disputam o torneio pela 15ª vez.

Curiosamente
Curiosamente, o atual treinador da Inglaterra, Gareth Southgate, estava no banco de reservas do selecionado inglês que derrotou a Colômbia na Copa de 1998 por 2 a 0.

Escalação

Colômbia (4-2-3-1): Ospina; Arias, Mina, Davinson Sánchez e Mojica; Uribe e Barrios; Cuadrado, Quintero e Izquierdo; Falcão García. Técnico: José Perkerman.

Inglaterra (3-5-2): Pickford; Walker, Stones e Maguire; Trippier, Loftus-Cheek, Henderson, Lingard e Young; Sterling e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.

Previsão

Na minha opinião, o embate entre Colômbia x Inglaterra será certamente um dos mais emocionantes das oitavas de final da Copa do Mundo, afinal, este confronto reunirá duas grandes seleções do futebol mundial.
A Colômbia chega confiante para encarar os ingleses, dado que a selecionado de José Pekerman segue em franca ascensão no torneio, não à toa, os colombianos venceram seus dois últimos jogos frente Polônia e Senegal. Contudo, apesar da motivação estar em alta, a ausência de James Rodríguez obviamente será sentida pelos colombianos, que perdem muito no setor de criação do time.
Do outro lado, a Inglaterra foi derrotada pela única boa seleção que enfrentou até o momento na Rússia (Bélgica), uma vez que os jogos contra a Tunísia e o Panamá não podem ser levados em consideração, haja visto a baixíssima qualidade técnica destas equipes. Em contrapartida, o setor defensivo dos ingleses melhorou demasiadamente depois que Gareth Southgate assumiu o English Team, uma prova disso, é que eles sofreram somente seis gols nos últimos dez jogos disputados.
Acredito que veremos a Colômbia tomando as ações do jogo, atuando de maneira ofensiva e buscando mais o gol, enquanto a Inglaterra jogará de forma conservadora, explorando os erros do adversário e principalmente as bolas paradas. Diante deste cenário, creio que o duelo terminará empatado no Spartak Stadium, e com isso será decidido nos pênaltis.
Palpite: Colômbia 1 x 1 Inglaterra.

 

 

Deixar um comentário

Menu