Bélgica x Japão

Na tarde desta segunda-feira, belgas e japoneses decidirão na Arena Rostov, qual deles avançará às quartas de final da Copa do Mundo 2018. Este confronto decisivo terá início a partir das 15:00 (horário de Brasília).

Bélgica

A Bélgica sempre foi apontada como uma das candidatas ao título da Copa da Rússia, isso porque a geração composta por Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Romelu Lukeku, Thibaut Courtois e companhia, é sem sombra de dúvidas a melhor do futebol belga na história. E os Diabos Vermelhos vem fazendo jus a todo esse favoritismo, visto que os pupilos de Roberto Martínez terminaram a primeira fase do Mundial com três vitórias nas três partidas disputadas até aqui, mantendo 100% de aproveitamento na competição, e detalhe, obtendo o melhor ataque do torneio com nove gols marcados.
Embora os belgas sejam donos deste incrível retrospecto, o jogo anterior frente os ingleses, foi bastante decepcionante, pois tanto a Bélgica quanto a Inglaterra entraram na Arena Kaliningrado já classificados, e por esta razão, o treinador Roberto Martínez poupou praticamente todo o time titular. Entretanto, o gol de Adnan Janujaj garantiu o triunfo dos Diabos Vermelhos pelo placar mínimo, e consequentemente, a liderança do grupo G aos belgas.

Em sua nona partida defendendo as cores da seleção belga, o jovem Adnan Janujaj marcou seu primeiro gol pela Bélgica.
Em sua nona partida defendendo as cores da Bélgica, o jovem Adnan Janujaj marcou seu primeiro gol pela seleção.

Japão

Enquanto isso, os Samurais Azuis desembarcaram em Rostov bastante motivados, afinal, os japoneses avançaram de fase de maneira surpreendente no Mundial, lembrando que o conjunto asiático estava situado no indigesto grupo H, formado por Polônia, Senegal e Colômbia.
Contabilizando quatro pontos em três jogos realizados na fase de grupos, os comandados de Akira Nishino garantiram a sua vaga nas oitavas de final da Copa graças ao número de cartões amarelos, já que os selecionados de Japão e Senegal empataram exatamente em todos os quesitos na tabela (saldo de gols, tentos marcados e confronto direto). Vale ressaltar, que a vitória por 2 a 1 sobre a líder Colômbia, em sua estreia no torneio, foi fundamental para a classificação dos Samurais Azuis, que mantiveram-se vivos na competição, mesmo com a derrota diante da Polônia (1 x 0) no jogo passado.
Assim como a Bélgica, os japoneses pouparam alguns titulares na última partida, seis para ser mais específico, portanto, o treinador Akira Nishino terá todos os atletas 100% fisicamente.

Jogo limpo: o Japão é a primeira seleção na história das Copas do Mundo, que se classificou pelo critério de cartões amarelos.
Jogo limpo: o Japão é a primeira seleção na história das Copas do Mundo, a se classificar pelo critério de cartões amarelos.

Dados Históricos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram seis vezes ao longo da história, e a vantagem é do Japão que soma duas vitórias mediante um triunfo da Bélgica, ao passo que o empate prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa realizada no ano passado em Bruges, e na ocasião, a Bélgica bateu o Japão por 1 a 0, com um gol de Romelu Lukaku. Já o último duelo entre eles válido por Copas do Mundo, aconteceu na edição de 2002 do torneio (Coréia/Japão), quando belgas e japoneses estavam situados no grupo H. Este embate terminou empatado por 2 a 2.
Curiosamente, a Bélgica chegou às oitavas de final pela sexta vez em suas sete participações em Copas, a única vez em que os belgas não passaram da fase de grupos foi no Mundial de 1998, na França.
O Japão que disputa a competição pela sexta vez, avançou às oitavas de final nas Copas de 2002 (Coréia/Japão), 2010 (África do Sul) e agora, em 2018 (Rússia).

Apenas a Bélgica, a Croácia e o Uruguai, venceram todos os jogos da fase de grupo da Copa da Rússia.
Apenas a Bélgica, a Croácia e o Uruguai, venceram todos os jogos da fase de grupo da Copa da Rússia.

Escalações

Bélgica (3-4-2-1): Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel e Carrasco; Mertens e Hazard; Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.

Japão (4-2-3-1): Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe e Shibasaki; Haraguchi, Kagawa e Inui; Osako. Técnico: Akira Nishino.

Previsão

Belgas e japoneses enfim iniciarão a fase decisiva da Copa do Mundo, fase essa, em que o vencedor avançará automaticamente às quartas de final da competição, enquanto o perdedor dará adeus ao torneio. Por este simples motivo, já é possível prever que teremos um duelo agitadíssimo na tarde desta segunda-feira.
Logicamente, apontamos a Bélgica como franca favorita à vitória, afinal, estamos nos referindo a uma das maiores seleções do mundo na atualidade, não à toa, os belgas estão invictos há exatos dezessete jogos seguidos, colecionando 15 vitórias e dois empates neste período. Além disso, o fato do treinador Roberto Martínez ter tido a oportunidade de poupar as suas principais peças no jogo contra a Inglaterra, aumenta ainda mais as chances da Bélgica passar de fase, pois como sabemos, estamos vivendo o encerramento da desgastante temporada europeia.
Do outro lado, o Japão precisará muito mais do que garra e determinação para superar a Bélgica, isso porque existe um verdadeiro abismo separando os dois times, dado que a qualidade técnica do selecionado belga é infinitamente maior em relação a dos japoneses. Por essas e outras, a equipe de Akina Nishino terá de fazer uma partida perfeita, sem cometer um único erro, para seguir viva no Mundial.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que a Bélgica derrotará o Japão na Arena Rostov.
Palpite: Bélgica 2 x 0 Japão.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu