Na tarde desta segunda-feira, belgas e japoneses decidirão na Arena Rostov, qual deles avançará às quartas de final da Copa do Mundo 2018. Este confronto decisivo terá início a partir das 15:00 (horário de Brasília).
Bélgica
A Bélgica sempre foi apontada como uma das candidatas ao título da Copa da Rússia, isso porque a geração composta por Eden Hazard, Kevin De Bruyne, Romelu Lukeku, Thibaut Courtois e companhia, é sem sombra de dúvidas a melhor do futebol belga na história. E os Diabos Vermelhos vem fazendo jus a todo esse favoritismo, visto que os pupilos de Roberto Martínez terminaram a primeira fase do Mundial com três vitórias nas três partidas disputadas até aqui, mantendo 100% de aproveitamento na competição, e detalhe, obtendo o melhor ataque do torneio com nove gols marcados.
Embora os belgas sejam donos deste incrível retrospecto, o jogo anterior frente os ingleses, foi bastante decepcionante, pois tanto a Bélgica quanto a Inglaterra entraram na Arena Kaliningrado já classificados, e por esta razão, o treinador Roberto Martínez poupou praticamente todo o time titular. Entretanto, o gol de Adnan Janujaj garantiu o triunfo dos Diabos Vermelhos pelo placar mínimo, e consequentemente, a liderança do grupo G aos belgas.
Japão
Enquanto isso, os Samurais Azuis desembarcaram em Rostov bastante motivados, afinal, os japoneses avançaram de fase de maneira surpreendente no Mundial, lembrando que o conjunto asiático estava situado no indigesto grupo H, formado por Polônia, Senegal e Colômbia.
Contabilizando quatro pontos em três jogos realizados na fase de grupos, os comandados de Akira Nishino garantiram a sua vaga nas oitavas de final da Copa graças ao número de cartões amarelos, já que os selecionados de Japão e Senegal empataram exatamente em todos os quesitos na tabela (saldo de gols, tentos marcados e confronto direto). Vale ressaltar, que a vitória por 2 a 1 sobre a líder Colômbia, em sua estreia no torneio, foi fundamental para a classificação dos Samurais Azuis, que mantiveram-se vivos na competição, mesmo com a derrota diante da Polônia (1 x 0) no jogo passado.
Assim como a Bélgica, os japoneses pouparam alguns titulares na última partida, seis para ser mais específico, portanto, o treinador Akira Nishino terá todos os atletas 100% fisicamente.
Dados Históricos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram seis vezes ao longo da história, e a vantagem é do Japão que soma duas vitórias mediante um triunfo da Bélgica, ao passo que o empate prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados, ocorreu em uma partida amistosa realizada no ano passado em Bruges, e na ocasião, a Bélgica bateu o Japão por 1 a 0, com um gol de Romelu Lukaku. Já o último duelo entre eles válido por Copas do Mundo, aconteceu na edição de 2002 do torneio (Coréia/Japão), quando belgas e japoneses estavam situados no grupo H. Este embate terminou empatado por 2 a 2.
Curiosamente, a Bélgica chegou às oitavas de final pela sexta vez em suas sete participações em Copas, a única vez em que os belgas não passaram da fase de grupos foi no Mundial de 1998, na França.
O Japão que disputa a competição pela sexta vez, avançou às oitavas de final nas Copas de 2002 (Coréia/Japão), 2010 (África do Sul) e agora, em 2018 (Rússia).
Escalações
Bélgica (3-4-2-1): Courtois; Alderweireld, Kompany e Vertonghen; Meunier, De Bruyne, Witsel e Carrasco; Mertens e Hazard; Lukaku. Técnico: Roberto Martínez.
Japão (4-2-3-1): Kawashima; Sakai, Yoshida, Shoji e Nagatomo; Hasebe e Shibasaki; Haraguchi, Kagawa e Inui; Osako. Técnico: Akira Nishino.
Previsão
Belgas e japoneses enfim iniciarão a fase decisiva da Copa do Mundo, fase essa, em que o vencedor avançará automaticamente às quartas de final da competição, enquanto o perdedor dará adeus ao torneio. Por este simples motivo, já é possível prever que teremos um duelo agitadíssimo na tarde desta segunda-feira.
Logicamente, apontamos a Bélgica como franca favorita à vitória, afinal, estamos nos referindo a uma das maiores seleções do mundo na atualidade, não à toa, os belgas estão invictos há exatos dezessete jogos seguidos, colecionando 15 vitórias e dois empates neste período. Além disso, o fato do treinador Roberto Martínez ter tido a oportunidade de poupar as suas principais peças no jogo contra a Inglaterra, aumenta ainda mais as chances da Bélgica passar de fase, pois como sabemos, estamos vivendo o encerramento da desgastante temporada europeia.
Do outro lado, o Japão precisará muito mais do que garra e determinação para superar a Bélgica, isso porque existe um verdadeiro abismo separando os dois times, dado que a qualidade técnica do selecionado belga é infinitamente maior em relação a dos japoneses. Por essas e outras, a equipe de Akina Nishino terá de fazer uma partida perfeita, sem cometer um único erro, para seguir viva no Mundial.
Levando em consideração todos estes aspectos, acredito que a Bélgica derrotará o Japão na Arena Rostov.
Palpite: Bélgica 2 x 0 Japão.