Tottenham x Borussia Dortmund

O mítico estádio de Wembley receberá mais um grande espetáculo na tarde desta quarta-feira (18:00, de Brasília). Me refiro ao duelo entre Tottenham x Borussia Dortmund, válido pelas oitavas de final da Champions League.

Tottenham

Estar nas oitavas de final da Champions League, já pode ser considerado um prêmio ao Tottenham, isso porque os Spurs classificaram-se na vice-posição do difícil grupo em que estavam situados, ao lado de Barcelona, Internazionale e PSV Eindhoven. Como já era esperado, o Barça, favorito do grupo, avançou de fase na liderança, indo de acordo com todas as previsões. Desta maneira, os comandados de Mauricio Pochettino garantiram a sua vaga nas oitavas de final graças ao número de gols marcados, visto que a campanha de ingleses e italianos no torneio foi idêntica, com ambos contabilizando oito pontos (2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, e os dois com saldo de -1 gol).
Outro detalhe interessante, é que o momento vivido pelo Tottenham é excelente, tanto é, que o time londrino venceu seus últimos três jogos disputados frente Watford (2 x 1), Newcastle (1 x 0) e Leicester (3 x 1), respectivamente, isolando-se no terceiro posto da Premier League com 60 pontos ganhos.
Os jogadores Ben Davies, Danny Rose, Eric Dier, Dele Alli, Erik Lamela e Harry Kane, estão todos fora de combate em virtude de contusões.

Com a ausência do lesionado Harry Kane, cabe a Son Heung-min, a incumbência de marcar os gols do Tottenham, lembrando que o sul-coreano balançou as redes nos três últimos jogos dos Spurs.
Com a ausência do lesionado Harry Kane, a incumbência de marcar os gols do Tottenham ficou com Son Heung-min, lembrando que o sul-coreano balançou as redes nos três últimos jogos dos Spurs.

Borussia Dortmund

Do outro lado, o Borussia Dortmund desembarca em Londres com a confiança abalada, afinal, o conjunto auri-negro acumula três empates consecutivos, sendo que o penúltimo deles, diante do Werder Bremen, culminou com a precoce eliminação da equipe na Terceira Fase da Copa da Alemanha (nos pênaltis). Para se ter uma ideia, o último triunfo conquistado pelos pupilos de Lucien Favre, foi sobre o Hannover pelo placar mínimo, no final de janeiro, ou seja, eles ainda não venceram no mês de fevereiro. Mesmo assim, o Borussia Dortmund continua firme na ponta da tabela da Bundesliga com 50 pontos, cinco à frente do hexa-campeão, Bayern Munique (45 pontos).
Já pela Champions League, a equipe alemã superou todas as expectativas depois de avançar às oitavas de final do torneio como líder do grupo A, deixando o temível Atlético Madrid de Diego Simeone, para trás na segunda posição.
O departamento médico auri-negro vetou a presença dos atletas Lukas Piszczek, Manuel Akanji, Julian Weigl, Marco Reus e Paco Alcácer, em decorrência de suas respectivas lesões.

Após abrir uma larga vantagem de 3 a 0 sobre o Hoffenheim, o Borussia Dortmund permitiu com que o adversário chegasse ao empate no Signal Iduna Park, pela rodada passada da Bundesliga.
Após abrir uma larga vantagem de 3 a 0 sobre o Hoffenheim, o Borussia Dortmund permitiu com que o adversário chegasse ao empate (3 x 3) no Signal Iduna Park, pela rodada passada da Bundesliga.

Curiosidades

O registro histórico do confronto, aponta que ambas equipes se enfrentaram quatro vezes ao longo da trajetória, e o equilíbrio é a marca registrada deste embate pois tanto o Tottenham quanto o Borussia Dortmund, somam duas vitórias cada um.
O duelo mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em 2017 no estádio Signal Iduna Park, pela fase de grupos da Champions League 2017/18. Na ocasião, o Tottenham bateu o Borussia Dortmund por 2 a 1, com gols de Harry Kane e Son Heung-min para o lado dos Spurs, à medida que Pierre-Emerick Aubameyang descontou a favor dos auri-negros. Já o último encontro entre eles em Londres, também terminou com o triunfo dos ingleses, porém o placar foi outro, 3 a 0.
No entanto, na temporada 2015/16, o Borussia Dortmund levou a melhor sobre o Tottenham ao eliminá-lo nas oitavas de final da Europa League, depois de vencer o jogo de ida na Alemanha por e 3 a 0, e o jogo de volta na Inglaterra por 2 a 1.

O tottenham jamais avançou das quartas de final da Champions League. A melhor campanha dos Spurs no torneio, foi na temporada 2010/11 (perderam do Real Madrid).
O Tottenham jamais avançou das quartas de final da Champions League. A melhor campanha dos Spurs no torneio, foi na temporada 2010/11, época em que craques como Luka Modrid, Gareth Bale e Rafael van der Vaart vestiam a camisa do time.

Escalações

Tottenham (3-5-2): Lloris; Alderweireld, Davinson Sánchez e Vertonghen; Trippier, Sissoko, Winks, Eriksen e Walker-Peters; Llorente e Son Heung-min. Técnico: Mauricio Pochettino.

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Hakimi, Diallo, Zagadou e Raphael Guerreiro; Delaney e Witsel; Jadon Sancho, Philipp e Larsen; Mario Gotze. Técnico: Lucien Favre.

Previsão

A partida desta quarta-feira entre Tottenham x Borussia Dortmund nos promete fortes emoções, afinal, teremos em campo duas equipes que atuam de maneira extremamente ofensiva, não à toa, todos os duelos entre eles até hoje tiveram três ou mais gols no placar.
Embora o Tottenham tenha se classificado como segundo colocado de seu grupo, ele é considerado o grande favorito à vencer o Borussia Dortmund, que qualificou-se como líder do grupo A da Champions League, isso porque os Spurs estão vivendo uma ótima fase, vindo de três vitórias consecutivas na Premier League. Além do mais, os ingleses jogarão em seus domínios, contando com o total apoio de sua torcida.
Já os auri-negros passam por um momento nada favorável, uma prova disso é que os líderes da Bundesliga empataram em seus últimos três compromissos. Vale ressaltar ainda, que a ausência de Marco Reus e Paco Alcácer, não estava nos planos de Lucien Favre, que por sua vez, não tem no elenco substitutos à altura. Por esta razão, Mario Gotze será o centro-avante da equipe no estádio de Wembley.
Palpite: Tottenham 2 x 1 Borussia Dortmund.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu