Real Madrid x Barcelona

Depois de empatarem em 1 a 1 no Camp Nou, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Rei, Real Madrid e Barcelona duelarão novamente na tarde desta quarta-feira, para decidir qual deles avançará à grande final do torneio. O El Clásico começa a partir das 17:00 (de Brasília), no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid.

Real Madrid

As polêmicas saídas de Cristiano Ronaldo e Zinedine Zidane, a precoce demissão de Julen Lopetegui, a efetivação do interino Santiago Solari no comando técnico da equipe, além dos conturbados problemas de relacionamento no vestiário do Santiago Bernabéu, são apenas alguns exemplos de que a temporada do Real Madrid está sendo bastante pesada. Contudo, mesmo diante de tantos contratempos, os Blancos vivem uma boa fase no momento, tanto é, que eles perderam apenas um de seus últimos dez compromissos, lembrando que neste período o conjunto madridista enfrentou fortes adversários como Sevilla, Barcelona, Atlético Madrid e Ajax.
Consequentemente, os comandados de Santiago Solari saltaram para a terceira posição na tabela da La Liga com 48 pontos, nove a menos que o líder Barcelona, e somente dois atrás do vice-colocado, Atlético Madrid.
O departamento médico madridista vetou a presença dos atletas Marcos Llorente e Isco, em virtude de suas respectivas lesões.

A relação de Gareth Bale com o restante do elenco do Real Madrid que já não era bom, ficou ainda pior depois que o goleiro Thibaut Courtois e o lateral Marcelo, criticaram algumas ações do galês.
A relação de Gareth Bale com boa parte do elenco do Real Madrid estremeceu pra valer depois que o goleiro Thibaut Courtois e o lateral Marcelo criticaram algumas ações do galês.

Barcelona

Do outro lado, o Barcelona desembarca na capital espanhola com a confiança em alta, isso porque os atuais líderes da La Liga caminham a passos largos rumo ao bicampeonato espanhol. Embora ainda restem 13 rodadas para o término da competição, a vantagem do Barça em relação ao segundo colocado, Atlético de Madrid, é tão grande (7 pontos), que somente uma tragédia seria capaz de tirar o título dos catalães, ainda mais se levarmos em consideração o fato de que os pupilos de Ernesto Valverde não sofreram nenhuma derrota este ano pelo torneio, permanecendo invictos há exatas treze partidas até aqui.
Vale ressaltar ainda, que o craque Lionel Messi vem vivendo uma fase magistral, não à toa, o camisa 10 marcou o 50º hat-trick de sua carreira no último final de semana, quando o Barcelona goleou o Sevilla por 4 a 2 na Andaluzia.
Os jogadores Jasper Cillessen, Clément Lenglet, Thomas Vermaelen e Rafinha estão todos fora de combate, em decorrência de contusões.

O técnico Ernesto Valverde estendeu o seu contrato junto ao Barcelona por mais dois anos.
Este será o 100º jogo de Ernesto Valverde à frente do Barcelona. Em 99 partidas no comando do Barça, o treinador basco colecionou 67 vitórias, 23 derrotas e nove derrotas, obtendo assim, 67,7% de aproveitamento.

Curiosidades

O registro histórico do confronto, aponta que o El Clásico foi disputado 240 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Real Madrid que contabiliza 95 vitórias mediante 94 triunfos do Barcelona, ao passo que o empate prevaleceu em outras 51 oportunidades.
O embate mais recente envolvendo os dois rivais pela Copa do Rei, aconteceu apenas em 2013, justamente pela fase semifinal do torneio. Na ocasião, o jogo de ida terminou empatado por 1 a 1 na capital espanhola. Já no jogo de volta, realizado na Catalunha, o Real Madrid bateu o Barcelona por 3 a 1 com gols de Cristiano Ronaldo (dois gols) e Raphael Varane para o lado dos madridistas, ao passo que Jordi Alba diminuiu a favor dos barcelonistas.
No entanto, o retrospecto atual do Barcelona é excelente diante do Real Madrid no estádio Santiago Bernabéu. Para se ter uma ideia, o Barça venceu quatro dos últimos cinco clássicos disputados em solo madrilenho, sendo o último deles por 3 a 0 na temporada passada.

Curiosamente, este será o 40º El Clásico disputado por Lionel Messi ao longo de sua carreira.
Curiosamente, este será o 40º El Clásico disputado por Lionel Messi ao longo de sua carreira. No geral, o argentino marcou 26 gols nas 39 vezes em que enfrentou o Real Madrid.

Escalações

Real Madrid (4-3-3): Navas; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Marcelo; Kroos, Casemiro e Modric; Lucas Vázquez, Benzema e Vinícius Júnior. Técnico: Santiago Solari.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Umtiti, Piqué e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Arturo Vidal; Messi, Suárez e Dembélé. Técnico: Ernesto Valverde.

Previsão

Considero o El Clásico desta quarta-feira como a final antecipada da Copa do Rei, uma vez que as duas principais forças do futebol espanhol estarão frente a frente pela terceira vez na temporada. Além disso, a histórica rivalidade existente no duelo entre Real Madrid e Barcelona, torna este, o maior clássico do mundo da bola.
Os atuais tricampeões europeus conquistaram um ótimo resultado no jogo de ida, e agora podem até empatar sem gols que sairão de campo classificados devido ao gol marcado fora de casa. Por este motivo, acredito que o Real Madrid jogará fechado e explorando os contra-ataques através dos velozes Lucas Vázquez e Vinícius Júnior, pois sabe que o adversário será obrigado a atacar.
Enquanto isso, o Barcelona terá pela frente noventa minutos para marcar um golzinho e conquistar a vaga na decisão da Copa do Rei. Deste modo, fica evidente que missão do Barça não é tão complicada como parece, sobretudo porque o retrospecto recente dos catalães no estádio Santiago Bernabéu é realmente animador.
Palpite: Real Madrid 2 x 2 Barcelona

Deixar um comentário

Menu