Porto x Benfica

A final antecipada do Campeonato Português, assim podemos definir o clássico deste sábado entre Porto x Benfica, válido pela 24ª rodada da Primeira Liga. O confronto terá início a partir das 17:30 (horário de Brasília), no estádio do Dragão.

Porto

Os empates do Porto diante de Vitória Guimarães (0 x 0) e Moreirense (1 x 1) pela Primeira Liga, juntamente com a derrota frente a Roma (2 x 1) pela Champions League, fizeram com que os Dragões ligassem a luz de alerta, pois tanto o bicampeonato português quanto a vaga nas quartas de final do torneio continental estavam em risco por conta dessa inesperada queda de rendimento. Mas para o alívio de toda a nação portista, os pupilos de Sérgio Conceição se recuperaram rapidamente, tanto é, que venceram os últimos três compromissos contra Vitória Setúbal (2 x 0), Tondela (3 x 0) e Braga (3 x 0), respectivamente.
Desta maneira, o Porto segue firme na liderança da Primeira Liga com 57 pontos, contabilizando 18 vitórias, 3 empates e duas derrotas em 23 jogos, atingindo a incrível marca de 82,6% de aproveitamento através desta ótima campanha.
O departamento médico portista, vetou a presença do atacante Vincent Aboubakar, em virtude de uma contusão.

Afastado duas partidas por atos indisciplinares, o brasileiro Éder Militão retornará aos gramados justamente no clássico deste sábado.
Afastado há duas partidas por atos indisciplinares, o brasileiro Éder Militão retornará aos gramados justamente no clássico deste sábado contra o Benfica.

Benfica

Do outro lado, o Benfica desembarca extremamente motivado na cidade do Porto, isso porque as Águias venceram os últimos oito jogos pela Primeira Liga. Para se ter uma ideia, o último revés sofrido pelos comandados de Bruno Lage, aconteceu apenas no dia 02 de janeiro, quando eles perderam do Portimonense por 2 a 0, resultado que foi preponderante para a saída de Rui Vitória, e a chegada de Bruno Lage no comando técnico da equipe. De lá pra cá, os lisboetas estão invictos há exatas treze partidas, acumulando doze vitórias e um empate neste período, considerando todas as competições.
Consequentemente, o Benfica subiu para a segunda posição na tabela da Primeira Liga com 56 pontos ganhos. Colecionando o total de 18 vitórias, 2 empates e três derrotas nas 23 rodadas realizadas até aqui, o conjunto benfiquista registra 81,2% de aproveitamento no campeonato.
Os jogadores Germán Conti, Tyronne Ebuehi e Eduardo Salvio estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

Invicto à frente do Benfica, o jovem treinador Bruno Lage, é o grande responsável pela ascensão do time na temporada.
Invicto até o momento à frente do Benfica, o jovem treinador Bruno Lage, é o grande responsável pela ascensão do time na temporada.

Curiosidades

O registro histórico do confronto, aponta que os eternos rivais portugueses se enfrentaram 240 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Porto que soma 93 vitórias mediante 87 triunfos do Benfica, ao passo que o empate prevaleceu em outras 60 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em janeiro deste ano no estádio municipal de Braga, pelas semifinais da Taça da Liga de Portugal. Na ocasião, o Porto bateu o Benfica por 3 a 1, com gols de Yacine Brahimi, Moussa Marega e Fernando Andrade para o lado dos Dragões, à medida que o meia Rafa diminuiu a favor das Águias.
Vale ressaltar ainda, que o Porto está invicto há nove partidas no estádio do Dragão pela Primeira Liga, enquanto o Benfica venceu os últimos quatro jogos como visitante também pela competição.
Curiosamente, este será o embate da melhor defesa (Porto, com 12 gols sofridos) contra o melhor ataque (Benfica, com 64 marcados) do torneio.

No primeiro turno do campeonato, o Benfica levou a melhor sobre o Porto no estádio da Luz, vencendo o clássico por 1 a 0, gol do suíço Haris Seferovic.
No primeiro turno do campeonato, o Benfica venceu o Porto no estádio da Luz pelo placar mínimo, graças ao gol do suíço Haris Seferovic.

Escalações

Porto (4-3-3) Casillas; Éder Militão, Pepe, Felipe e Alex Telles; Herreira, Danilo Pereira e Óliver Torres; Corona, Tiquinho Soares e Brahimi. Técnico: Sérgio Conceição.

Benfica (4-4-2): Vlachodimos; André Almeida, Rúben Dias, Ferro e Grimaldo; Pizzi, Samaris, Gabriel Piris e Rafa; Seferovic e João Félix. Técnico: Bruno Lage.

Previsão

Porto e Benfica são os dois maiores clubes do futebol português, logo, estaremos diante do principal clássico lusitano. Fatores políticos e econômicos colaboraram para que essa rivalidade aumentasse ainda mais, haja vista a enorme rixa existente entre a cidade do Porto e a capital Lisboa.
O vencedor do confronto deste sábado, estará mais próximo do caneco da Primeira Liga, visto que apenas um ponto separam os arquirrivais na classificação. Por este motivo, não me restam dúvidas de que teremos uma partida bastante agitada no estádio do Dragão.
Considero o Porto, como o franco favorito à vitória, afinal, a equipe de Sérgio Conceição é a atual campeã e líder do torneio. Além disso, os Dragões jogarão em casa, aonde venceram dez dos 11 jogos disputados pela competição.
Enquanto isso, o Benfica sabe que enfrentará o adversário mais indigesto do campeonato. Todavia, a confiança das Águias está em alta, e o grande responsável pela excelente fase vivida pelos benfiquistas é o treinador Bruno Lage, invicto até o momento no comando do time.
Palpite: Porto 1 x 1 Benfica.

 

 

Deixar um comentário

Menu