Porto x Roma

A Roma levou a melhor ao bater o Porto por 2 a 1 nos primeiros noventa minutos deste grande confronto válido pelas oitavas de final da Champions League. Entretanto, na tarde desta quarta-feira (17:00, horário de Brasília), o estádio do Dragão será o palco do segundo e decisivo duelo entre eles, que decidirá quem avançará de fase no torneio.

Porto

O Porto chega extremamente pressionado para encarar a Roma pelas oitavas de final da Champions League, isso porque no sábado passado, o conjunto portista sofreu um inusitado revés para o Benfica por 2 a 1, e detalhe, atuando em pleno estádio do Dragão. Apesar dos pupilos de Sérgio Conceição terem saído na frente do marcador, graças ao gol de Adrián, aos 18 minutos da primeira etapa, os Dragões permitiram a virada do time lisboeta através dos tentos de João Félix e Rafa, respectivamente.
Desta maneira, o Porto, que permaneceu com 57 pontos, caiu da primeira para a segunda posição na tabela da Primeira Liga, perdendo a liderança justamente para o Benfica, que computa 59 pontos. Colecionando o total de 18 vitórias, 3 derrotas e três empates em 24 jogos, os atuais campeões portugueses registram 79,2% de aproveitamento no campeonato.
O camaronês Vincent Aboubakar está fora de combate, em decorrência de uma lesão. Todavia, o artilheiro portista na Champions League, Moussa Marega (5 gols), que não disputou o jogo de ida, estará em campo na tarde desta quarta-feira.

O Porto segue com 100% de aproveitamento no estádio do Dragão pela Champions League, visto que os portugueses venceram os três jogos realizados em casa pelo torneio.
O Porto segue com 100% de aproveitamento no estádio do Dragão pela Champions League, visto que os portugueses venceram os três jogos realizados em casa pelo torneio.

Roma

Do outro lado, a Roma desembarca em solo português literalmente aos cacos, afinal, no último final de semana, os giallorossis sofreram uma duríssima derrota para a eterna rival, Lazio, por 3 a 0 no estádio Olímpico, pela 26ª rodada do Calcio. Este péssimo resultado no Derby della Capitale, deixou os comandados de Eusebio Di Francesco ainda mais longe da zona de classificação à Champions League, uma vez que a distância para a 4ª colocada, Internazionale, agora já é de três pontos.
Com isso, Roma continua estacionada na 5ª posição da tabela do Calcio com 44 pontos ganhos, contabilizando 12 vitórias, 8 empates e seis derrotas em 26 partidas, obtendo 56,4% de aproveitamento através desta campanha meramente razoável.
A boa notícia, é que departamento médico romanista liberou todos os jogadores para enfrentarem o Porto no estádio do Dragão, inclusive o zagueiro Kostas Manolas, poupado no clássico romano em virtude de uma lesão.

Edin Dzeko é a esperança de gols da Roma na partida contra o Porto. O bósnio é o artilheiro giallorossi na Champions League com 5 tentos marcados.
Edin Dzeko é a esperança de gols da Roma na partida contra o Porto. O bósnio é o artilheiro giallorossi na Champions League com 5 tentos marcados até aqui.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram cinco vezes ao longo da história, e a vantagem é do Porto que soma duas vitórias mediante um triunfo da Roma, ao passo que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em 2016, pela fase pré-eliminatória da Champions League. Na ocasião, o jogo de ida entre eles terminou empatado em 1 a 1 no estádio do Dragão, enquanto no jogo de volta, o Porto surpreendeu ao vencer a Roma por 3 a 0 no estádio Olímpico, com gols de Felipe, Miguel Layún e Jesús Corona.
Vale ressaltar ainda, que esta é a terceira vez consecutiva que o Porto disputa as oitavas de final da Champions League, porém os portugueses não avançam às quartas de final desde a temporada 2014/15. Já a Roma, caiu diante do Liverpool nas semifinais da edição passada do torneio continental, depois de eliminar Shakhtar Donetsk e Barcelona nas fases anteriores.

Esta será o 175º jogo do experiente goleiro Iker Casillas, de 37 anos de idade, pela Champions League.
Este será o jogo número 175 do experiente goleiro Iker Casillas, de 37 anos de idade, pela Champions League.

Escalações

Porto (4-4-2): Casillas; Éder Militão, Felipe, Pepe e Alex Telles; Corona, Danilo Pereira, Herrera e Brahimi; Marega e Tiquinho Soares. Técnico: Sérgio Conceição.

Roma (4-3-3): Olsen; Florenzi, Manolas, Fazio e Kolarov; Cristante, De Rossi e Pellegrini; Zaniolo, Dzeko e El Shaarawy. Técnico: Eusebio Di Francesco.

Previsão

O confronto desta quarta-feira será um verdadeiro desastre para a equipe que sair de campo com o resultado negativo, afinal, tanto o Porto quanto a Roma perderam seus respectivos clássicos no último final de semana, portanto, uma eliminação nas oitavas de final da Champions League causaria uma enorme crise no clube derrotado.
Embora o Porto inicie o duelo em desvantagem no marcador, acredito que o time de Sérgio Conceição é o grande favorito à vitória, basta lembrarmos que um simples triunfo pelo placar mínimo, já é suficiente para que os Dragões garantam uma vaga na próxima fase do torneio. Além disso, os portugueses atuarão em seus domínios, aonde estavam invicto na temporada, até o revés diante do Benfica no sábado passado (18 jogos de invencibilidade).
Enquanto isso, a Roma sabe que terá uma dificílima missão pela frente no estádio do Dragão. Aliás esta tarefa seria mais tranquila caso os giallorossis não tivessem sofrido o gol de Adrián no jogo de ida.
Palpite: Porto 1 x 0 Roma.

 

Deixar um comentário

Menu