Real Madrid x Ajax

Depois de vencer o Ajax por 2 a 1 em Amsterdam, o Real Madrid necessita de um simples empate na tarde desta terça-feira (17:00, horário de Brasília) no estádio Santiago Bernabéu, para avançar às quartas de final da Champions League.

Real Madrid

O Real Madrid chega extremamente aos cacos para encarar o Ajax pelas oitavas de final da Champions League, afinal, recentemente, os comandados de Santiago Solari sofreram dois duríssimos revezes para o eterno rival Barcelona, e detalhe, ambos em pleno estádio Santiago Bernabéu. O primeiro deles, foi pela Copa do Rei, quando o conjunto madridista foi derrotado por 3 a 0, resultado este, que determinou a eliminação dos Blancos nas semifinais do torneio. Já no sábado passado, os Merengues caíram diante do Barça pelo placar mínimo, em partida válida pela 26ª rodada da La Liga.
Desta maneira, o Real Madrid estacionou na 3ª posição na tabela da La Liga com 48 pontos, colecionando 15 vitórias, 3 empates e oito derrotas em 26 jogos disputados, obtendo assim, 61,5% de aproveitamento no campeonato.
O volante Marcos Llorente está fora de combate, em virtude de uma lesão, enquanto o zagueiro Sergio Ramos não estará em campo devido a uma suspensão por acumulo de cartões amarelos.

As boas atuações de Vinícius Júnior, renderam ao brasileiro, a vaga de titular absoluto no time do Real Madrid.
As recentes boas atuações de Vinícius Júnior, renderam ao brasileiro a vaga de titular absoluto no time do Real Madrid.

Ajax

Do outro lado, o Ajax desembarca em Madrid com a confiança totalmente em alta, isso porque os Godenzonens venceram as últimas três partidas disputadas frente NAC Breda (5 x 0), ADO Den Haag (5 x 1), além do excelente triunfo sobre o arquirrival Feyenoord, em Roterdã, por 3 a 0, pelas semifinais da Copa da Holanda. Os treze gols marcados pelos pupilos de Erik ten Hag neste período, só comprovam que a fase da equipe holandesa é realmente animadora.
Com 56 pontos ganhos, o Ajax encostou pra valer no PSV Eindhoven, líder da Eredivisie, com 61 pontos, lembrando que o time de Amsterdam tem um jogo a menos em relação aos demais adversários da competição. Contabilizando o total de 18 vitórias, 2 empates e três derrotas em 23 jogos, os Godenzonens registram 81,16% de aproveitamento através desta ótima campanha no campeonato.
O departamento médico do Ajax vetou a presença tanto do zagueiro Lisandro Magallán como do volante Carel Eiting, em decorrência de suas respectivas contusões.

O sérvio Dusan Tadic é o artilheiro do Ajax na Champions League com cinco tentos marcados até aqui.
O sérvio Dusan Tadic é o artilheiro do Ajax na Champions League com cinco tentos marcados até aqui.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram treze vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Real Madrid que soma oito vitórias mediante quatro triunfos do Ajax, ao passo que o empate prevaleceu em uma única oportunidade.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes no estádio Santiago Bernabéu, ocorreu em 2012, pela fase de grupos da edição 2012/13 da Champions League. Na ocasião, o Real Madrid goleou o Ajax por 4 a 1, com gols de José Callejón (2 gols), Cristiano Ronaldo e do brasileiro Kaká para o lado dos espanhóis, á medida que Derk Boerrigter descontou a favor dos holandeses. Aliás, os últimos sete embates entre eles terminaram com a vitória dos madridistas.
Vale ressaltar ainda, que o Real Madrid, maior campeão da Champions League com 13 títulos conquistados, luta para chegar nas quartas de final do torneio pela nona vez consecutiva, enquanto o Ajax não disputava a fase de oitavas de final da competição desde a temporada 2005/06.
Curiosamente, o atacante do Ajax, Klaas-Jan Huntelaar, defendeu as cores do Real Madrid no primeiro semestre de 2009. Pelo time madrilenho, o veterano de 35 anos marcou oito gols em 20 jogos.

A última vitória do Real Madrid sobre o Ajax, aconteceu apenas em 1995, quando holandeses bateram os espanhóis por 2 a 0 no Santiago Bernabéu.
A última vitória do Real Madrid sobre o Ajax, aconteceu apenas em 1995, quando os holandeses bateram os espanhóis por 2 a 0 no estádio Santiago Bernabéu.

Escalações

Real Madrid (4-3-3): Courtois; Carvajal, Nacho Fernández, Varane e Reguilón; Modric, Casemiro e Kroos; Asensio, Benema e Vinícios Júnior. Técnico: Santiago Solari.

Ajax (4-3-3): Onana; Mazraoui, de Ligt, Blind e Tagliafico; van de Beek, de Jong e Schone; Ziyech; Tadic e David Neres. Técnico: Eric ten Hag.

Previsão

As coisas mudaram completamente de rumo desde o primeiro confronto entre Real Madrid x Ajax pelas oitavas de final da Champions League. De lá pra cá, os espanhóis perderam três dos quatro jogos que disputaram, enquanto os holandeses ganharam todas as três partidas realizadas. Diante deste cenário, é evidente que a vaga à próxima fase do torneio continental segue indefinida.
Obviamente, consideramos o Real Madrid como favorito à vitória, visto que estamos nos referindo aos atuais tricampeões europeus, que estarão jogando em seus domínios. Além disso, o oponente será obrigado a atacar para conseguir igualar o marcador, deixando os contra-ataques à disposição dos velozes Marco Asensio e Vinícius Júnior.
Enquanto isso, o Ajax sabe que a derrota por 2 a 1 em Amsterdam, diminuiu ainda mais as suas chances de seguir vivo na competição. No entanto, os Godenzonens estão com os pés afiados, tanto é, que eles balançaram as redes adversárias treze vezes nos últimos três compromissos, o que nos leva a crer que o time holandês dificilmente sairá de campo sem marcar no mínimo um gol.
Palpite: Real Madrid 2 x 1 Ajax.

Deixar um comentário

Menu