Juventus x Atlético Madrid

O Allianz Stadium será o palco do segundo e decisivo confronto desta terça-feira (17:00, horário de Brasília), entre Juventus x Atlético Madrid, que vale nada mais nada menos do que uma vaga nas quartas de final da Champions League.

Juventus

A derrota por 2 a 0 diante do Atlético Madrid no jogo de ida, parece não ter afetado em nada o emocional da Juventus, afinal, desde o revés sofrido na capital espanhola, os bianconeros venceram todos demais os compromissos frente Bologna (1 x 0), Napoli (2 x 1), e mais recentemente, sobre a Udinese, por 4 a 0.
Com 75 pontos, a Juve abriu ainda mais a sua vantagem em relação ao Napoli, vice-líder na tabela do Calcio, que registra 57 pontos, dezoito a menos que a equipe de Turim. Invictos até aqui na competição colecionando o total de 24 vitórias e três empates, os pupilos de Massimiliano Allegri obtêm a incrível marca de 92,6% de aproveitamento através desta excelente campanha, portanto, eles caminham a passos largos rumo à conquista do oitavo scudetto consecutivo do torneio.
Os jogadores Sami Khedira, Juan Cuadrado e Douglas Costa estão todos fora de combate em decorrência de suas respectivas lesões, à medida que o lateral Alex Sandro está suspenso por acumulo de cartões amarelos.

Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Champions League, marcou apenas um gol na atual edição do torneio.
Cristiano Ronaldo, o maior artilheiro da história da Champions League, marcou apenas um gol na atual edição do torneio.

Atlético Madrid

Do outro lado, o Atlético Madrid desembarca em solo italiano com a confiança extremamente em alta, isso porque o conjunto madrilenho venceu as últimas cinco partidas disputadas, sendo quatro delas pela La Liga e a outra pela Champions League. Aliás, o triunfo válido pelo torneio continental, foi justamente sobre a Juventus (2 x 1), no jogo de ida das oitavas de final no estádio Metropolitano. Entretanto, o que mais chama a atenção, é que os comandados de Diego Simeone não sofreram nenhum gol neste período, provando toda a eficiência do setor defensivo dos colchoneros.
Assim, o Atlético Madrid continua na segunda posição da La Liga com 56 pontos ganhos, contabilizando 16 vitórias, 8 empates e três derrotas em 27 jogos, registrando 69,1% de aproveitamento na competição. Como restam apenas 11 rodadas para o término do campeonato, e a diferença para o líder, Barcelona, é de sete pontos, fica evidente que a briga do Atleti será mesmo pelo vice-título espanhol.
O departamento médico dos colchoneros vetou a presença de Lucas Hernández e Filipe Lúis, em virtude de contusões, ao contrário de Thomas Partey e Diego Costa que estão suspensos (cartões).

Com a suspensão de Diego Costa, o atacante Álvaro Morata iniciará a partida contra a Juventus, seu ex-clube, entre os titulares do Atlético Madrid.
27 gols em 93 jogos, estes são os números de Álvaro Morata com a camisa da Juventus, equipe pela qual ele atuou entre os anos de 2014 e 2016. Será que teremos a lei do ex na tarde desta terça-feira?

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram oito vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Juventus que soma 4 vitórias mediante três triunfos do Atlético Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em uma oportunidade.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em 2014, quando eles dividiram o grupo A da Champions League 2013/14. Na capital espanhola, o Atlético Madrid bateu a Juventus pelo placar mínimo, graças ao tento de Arda Turan. Já o duelo disputado em Turim, terminou empatado sem gols.
Vale ressaltar, que Juventus e Atlético Madrid foram vice-campeões da Champions League por duas vezes nas últimas cinco temporadas, dado que os espanhóis perderam do Real Madrid em 2014 e 2016, enquanto os italianos foram derrotados pelo Barcelona em 2015 e pelo Real Madrid em 2018.
Curiosamente, Cristiano Ronaldo marcou 22 gols nas 32 ocasiões em que encarou o Atlético Madrid na carreira, lembrando que o craque português defendeu as cores do Real Madrid de 2009 até 2018.

Autor do segundo gol da vitória do Atlético Madrid sobre a Juventus no estádio Metropolitano, o uruguaio Diego Godín fará a sua 100ª partida pela Champions League.
Autor do segundo gol da vitória do Atlético Madrid sobre a Juventus no estádio Metropolitano, o uruguaio Diego Godín fará a sua 100ª partida pela Champions League na carreira.

Escalações

Juventus (4-3-1-2): Szczesny; De Sciglio, Bonucci, Chiellini e Cáceres; Pjanic, Betancur e Matuidi; Dybala; Mandzukic e Cristiano Ronaldo. Técnico: Massimiliano Allegri.

Atlético Madrid (4-4-2) Oblak; Árias, Giménez, Godín e Juanfran; Ángel Correa, Rodri, Saúl Ñíguez e Koke; Morata e Griezmann. Técnico: Diego Simeone.

Previsão

O confronto desta terça-feira, nos promete grandes doses de emoção, afinal, Juventus e Atlético Madrid decidirão qual deles avançará às quartas de final da Champions League. Além disso, estamos nos referindo a duas potências do Velho Continente.
A derrota por 2 a 0 no jogo de ida, definitivamente não estava nos planos da Juventus, que precisará apresentar-se de maneira impecável, sem cometer nenhum único erro, para conseguir reverter a desvantagem no marcador. O fato da Juve atuar em casa, aonde ela é praticamente imbatível, a coloca como franca favorita à vencer, porém não necessariamente por um placar elástico, visto que do outro lado estará o Atlético Madrid, dono de uma das melhores defesas do futebol europeu.
O experiente time de Diego Simeone sabe que o tempo jogará uma enorme pressão sobre o adversário, logo, os colchoneros deixarão o relógio correr durante a partida, obviamente, através de muita catimba. Armado nas tradicionais duas linhas de quatro, os espanhóis atuarão fechados em seu campo de defesa, explorando os contra-ataques, sobretudo porque se eles fizerem um gol, as chances dos bianconeros serão remotas.
Palpite: Juventus 1 x 1 Atlético Madrid.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu