Bayern x Liverpool

Após um inesperado empate sem gols no jogo de ida, Bayern Munique e Liverpool estarão novamente frente a frente na tarde desta quarta-feira (17:00, de Brasília), para decidir qual deles avançará às quartas de final da Champions League.

Bayern Munique

Depois de um péssimo início de temporada, enfim o Bayern Munique engrenou, tanto é, que os atuais hexacampeões alemães já lideram a Bundesliga ao lado do Borussia Dortmund, permanecendo à frente dos auri-negros devido ao saldo de gols. A tão suada liderança foi conquistada apenas no último sábado, quando o Gigante da Baviera atropelou o Wolfsburg por 6 a 0 na Allianz Arena, com destaque ao atacante Robert Lewandowski, que com mais dois tentos marcados, isolou-se na artilharia do campeonato com 17 gols.
Com 57 pontos na tabela da Bundesliga, o líder Bayern Munique, coleciona 18 vitórias, 3 empates e quatro derrotas em 25 jogos, obtendo assim, 76% de aproveitamento na competição. Logo, ao contrário do que muitos imaginavam, os bávaros caminham firmes e fortes rumo ao sétimo título nacional consecutivo.
Os jogadores Corentin Tolisso e Kingsley Coman estão fora de combate em virtude de lesões, à medida que Joshua Kimmich e Thomas Muller cumprirão suspensão por conta de cartões.

O Bayern Munique marcou três ou mais gols nos últimos nove jogos disputados na Allianz Arena.
O Bayern Munique marcou três ou mais gols, considerando os últimos nove jogos disputados na Allianz Arena, informação que realmente assusta o Liverpool.

Liverpool

Do outro lado, os Reds desembarcam na Baviera com a confiança extremamente abalada, isso porque o Liverpool, que chegou a abrir sete pontos de vantagem em relação ao Manchester City na ponta da tabela da Premier League, permitiu com que o City retomasse a liderança do torneio no início deste mês, depois do desastroso empate por 0 a 0 no Merseyside Derby.
Consequentemente, os Reds caíram para a vice-colocação na Premier League com 73 pontos, um a menos que os atuais campeões ingleses. Contabilizando o total de 22 vitórias, 7 empates e uma derrota em 30 partidas realizadas pela competição, o Liverpool registra 81,1% de aproveitamento através desta ótima campanha, e como ainda restam oito rodadas para o término do campeonato, os comandados de Jurgen Klopp seguem vivos na luta pelo tão sonhado título.
O departamento médico do Liverpool vetou a presença dos atletas Joe Gomez, Dejan Lovren, Naby Keita e Alex Oxlade-Chamberlain, em decorrência de suas respectivas contusões.

O Liverpool perdeu os três jogos realizados fora de seus domínios pela Champions League até o momento.
O Liverpool perdeu os três jogos realizados fora de seus domínios pela Champions League até o momento.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram oito vezes ao longo da história, e a vantagem é do Liverpool que soma duas vitórias mediante um único triunfo do Bayern Munique, ao passo que o empate prevaleceu em outras cinco oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em 2001 no estádio Louis II (Mônaco), pela final da extinta Supertaça da UEFA. Na ocasião, o Liverpool bateu o Bayern por 3 a 2, com gols de John Arne Riise, Emile Heskey e Michael Owen para o lado dos ingleses, enquanto Hasan Salihamidzic e Carsten Jancker descontaram a favor dos alemães.
Curiosamente, o treinador Jurgen Klopp, atual treinador do Liverpool e ex-técnico do Borussia Dortmund, teve a indigesta tarefa de encarar o Bayern Munique 14 vezes na Allianz Arena até hoje na carreira, acumulando quatro vitórias, um empate e o montante de nove derrotas nestes duelos.
O Bayern Munique tentará avançar às quartas de final da Champions League pela oitava temporada consecutiva, diferentemente do Liverpool, que ao eliminar o Porto nas oitavas de final da edição anterior do torneio continental, havia chegado nas quartas de final da competição pela primeira vez nos últimos nove anos.

O último embate entre Bayern x Liverpool pela Champions League, aconteceu em 1981, pelas semifinais do torneio. Na época, ambos também empataram sem gols no jogo de ida, e como o jogo de volta ficou 1 a 1, os bávaros avançaram de fase pelo gol marcado fora de casa.
Na edição 1980/81 da Champions League, os semifinalistas Bayern e Liverpool também empataram sem gols na Inglaterra, e como o jogo de volta terminou 1 a 1 na Alemanha, os bávaros avançaram à final devido ao gol marcado fora de casa.

Escalações

Bayern (4-2-3-1): Neuer; Rafinha, Sule, Hummels e Alaba; Thiago Alcântara e Javi Martínez; Gnabry, James Rodríguez e Ribéry; Lewandowski. Técnico: Niko Kovac.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk e Robertson; Wijnaldum, Fabinho e Henderson; Salah, Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Previsão

É uma pena sabermos que Bayern Munique ou Liverpool darão adeus a Champions League ainda na fase de oitavas de final, visto que teremos em campo duas grandes potências do futebol europeu. Entretanto, esse é um dos aspectos que torna este torneio tão especial.
Quando constatamos que Manuel Neuer defendeu o gol dos alemães e Alisson esteve à frente da baliza dos ingleses no Anfield Road, entendemos porque o jogo de ida terminou empatado em 0 a 0. No entanto, acredito que a história será diferente na Allianz Arena, afinal, tanto o Bayern quanto o Liverpool precisarão balançar as redes para garantirem uma vaga nas quartas de final da competição.
Obviamente, apontamos os bávaros como franco favoritos à vencer o duelo, sobretudo porque o time de Niko Kovac estará atuando em seus domínios, aonde ganhou os últimos oito compromissos disputados.
Já o Liverpool, desperdiçou uma ótima oportunidade de abrir uma vantagem no placar, ao empatar em casa. Deste modo, os Reds esperam que o infernal trio de ataque formado por Salah, Firmino e Mané esteja inspirado, ou então, a eliminação baterá na porta da equipe de Jurgen Klopp.
Palpite: Bayern 2 x 1 Liverpool

 

Deixar um comentário

Menu