República Tcheca x Brasil

A Eden Arena será o palco do amistoso desta terça-feira entre República Tcheca x Brasil, o último compromisso da seleção brasileira antes de sua estreia na Copa América 2019. O confronto começa a partir das 16:45 (de Brasília), em Praga.

República Tcheca

A República Tcheca chega literalmente aos cacos para encarar o Brasil na tarde desta terça-feira, já que os pupilos de Jaroslav Silhavy foram atropelados pela Inglaterra na última sexta-feira, em sua estreia nas Eliminatórias da Eurocopa 2020. Com direito a uma atuação de gala do atacante Raheem Sterling, autor de um hat-trick na partida, os ingleses golearam os tchecos por 5 a 0 no estádio de Wembley, empurrando-os para a lanterna do grupo A, logo na primeira rodada da competição.
Vale ressaltar ainda, que a República Tcheca realizou uma campanha meramente razoável na Liga das Nações da UEFA, dado que os tchecos encerraram a sua participação na vice-posição do grupo 1 da 2ª divisão do torneio com 4 pontos ganhos, colecionando dois triunfos sobre a Eslováquia e dois revezes contra a Ucrânia. Todavia, os Leões mantiveram-se na mesma divisão, e isso pode servir como um nobre prêmio de consolação à eles.
O capitão, Borek Dockal, será o único desfalque da seleção tcheca, em virtude de uma virose gastrointestinal.

A goleada diante da Inglaterra na sexta-feira passada, foi a segunda sofrida pelos tchecos em um curto espaço de seis meses, visto que em setembro, eles perderam da Rússia por 5 a 1.
O 5 a 0 diante da Inglaterra na sexta-feira passada, foi a segunda goleada por cinco gols sofrida pelos tchecos em um curto espaço de seis meses, visto que em setembro, eles perderam da Rússia por 5 a 1.

Brasil

Enquanto isso, o Brasil desembarca na capital tcheca necessitando de uma vitória, afinal, a seleção cinco vezes campeã do mundo empatou em 1 a 1 com o modesto Panamá, 71º colocado no ranking da Fifa, no sábado passado em Portugal. Este pífio resultado, enfureceu os torcedores brasileiros, atté porque os panamenhos estão não vencem uma partida há quase um ano (desde maio).
No entanto, desde a eliminação diante da Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo da Rússia, os comandados de Tite não perderam mais, contabilizando o total de seis vitórias e um empate neste período. A propósito, o ponto forte do conjunto tupiniquim continua sendo o setor defensivo da equipe, que foi vazado uma única vez, justamente no encontro contra os panamenhos, somando todos estes sete jogos pós-Mundial.
A seleção brasileira não poderá novamente contar com os jogadores Neymar e Daniel Alves, em decorrência de suas respectivas lesões.

A seleção brasileira terá a Bolívia pela frente na sua estreia pela Copa América, em junho.
A seleção brasileira estreará contra a Bolívia na Copa América, em junho (dia 14), no estádio do Morumbi.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram apenas uma vez ao longo da trajetória, sendo que o Brasil levou a melhor ao derrotar a República Tcheca por 2 a 0, em partida válida pelas semifinais da Copa das Confederações 1997, realizada na África do Sul. Naquela ocasião, os gols brasileiros foram marcados pelos craques Romário e Ronaldo. Em seguida, na decisão da competição, os pentacampeões mundiais golearam a Austrália por 6 a 0, enquanto os tchecos ficaram com o 3º lugar devido ao triunfo sobre o Uruguai pelo placar mínimo.
Contudo, antes de ser desintegrada, a antiga Tchecoslováquia havia enfrentado o Brasil em 16 oportunidades, acumulando 2 vitórias, 5 empates e o montante de nove derrotas nestes jogos. Curiosamente, cinco destes embates aconteceram em Copas do Mundo, porém o mais marcante de todos, foi pela final do Mundial do Chile em 1962, quando os brasileiros bateram os tchecoslovacos por 3 a 1, e consagraram-se bicampeões do torneio.

Atualmente, os tchecos ocupam a 42ª posição no ranking de seleções da Fifa, à medida que o Brasil é o terceiro colocado.
Atualmente, os tchecos ocupam a 42ª posição no ranking de seleções da Fifa, à medida que o Brasil é o terceiro colocado.

Escalações

República Tcheca (4-2-3-1): Pavlenka; Kaderabek, Celustka, Kalas e Novak; Soucek e Pavelka; Gebre Selassie, Vydra e Masopust; Schick. Técnico: Jaroslav Silhavy.

Brasil (4-3-3): Alisson; Danilo, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Philippe Coutinho, Casemiro e Lucas Paquetá; David Neres, Gabriel Jesus e Richarlison. Técnico: Tite.

Previsão

O amistoso envolvendo República Tcheca x Brasil promete ser bastante intenso, afinal, as duas seleções precisam do resultado positivo para elevar a moral, visto que o próximo compromisso de ambas, será por competições oficiais.
A República Tcheca apresentou um futebol nada convincente na Liga das Nações da UEFA, e em sua estreia pelas Eliminatórias da Euro 2020, os tchecos sofreram uma duríssima goleada para a Inglaterra por 5 a 0. O grande objetivo do treinador Jaroslav Silhavy é classificar os Leões como vice-líderes do grupo A das Eliminatórias, porém com este estrondoso saldo de gols negativo, até mesmo a segunda posição na tabela já está comprometida.
Do outro lado, o Brasil é o grande favorito à vitória em Praga, isso porque a seleção brasileira permanece invicta desde a derrota para a Bélgica nas quartas de final da Copa do Mundo de 2018. Além disso, sob o comando de Tite, os pentacampeões mundiais registram a incrível marca de 83,84%, provando que vencê-los não é uma tarefa nada fácil na atualidade.
Palpite: República Tcheca 0 x 2 Brasil.

 

 

Deixar um comentário

Menu