Ajax x PSV Eindhoven

Na manhã deste domingo (11:45, horário de Brasília), a Johan Cruijff Arena será o palco do tradicional clássico do futebol holandês entre Ajax x PSV, que estão brigando diretamente pelo título da Eredivisie.

Ajax

O Ajax chega pressionado para encarar o rival PSV Eindhoven, isso porque o inusitado revés da equipe de Amsterdam frente o AZ Alkmaar, pelo placar mínimo, na rodada passada da Eredivisie, definitivamente não estava nos planos dos pupilos de Eric ten Hag. Este resultado colocou um fim na incrível série de seis triunfos consecutivos dos Godenzonens, lembrando que quatro deles eram válidos pela liga holandesa.
Consequentemente, o Ajax estacionou na vice-posição da Eredivisie com 62 pontos ganhos, contabilizando o total de 20 vitórias, 2 empates e quatro derrotas em 26 jogos, obtendo assim, 79,9% de aproveitamento na competição. Entretanto, o setor ofensivo dos Godenzonens continua sendo o destaque do time, tanto é, que eles são donos do melhor ataque do torneio com 88 tentos marcados, registrando uma média de 3,38 gols por partida.
Os jogadores Carel Eiting e Hakim Ziyech, estão fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

Na última terça-feira, David Neres, defendeu as cores da seleção principal do Brasil pela primeira vez na carreira. O jovem atleta de 20 anos é uma das principais armas do Ajax no clássico deste domingo.
Na última terça-feira, David Neres defendeu as cores da seleção principal do Brasil pela primeira vez na carreira. O jovem atleta de 22 anos é uma das principais armas do Ajax no clássico deste domingo.

PSV Eindhoven

Do outro lado, o PSV Eindhoven desembarca em Amsterdam com a confiança bastante em alta, afinal, os atuais campeões holandeses estão invictos há exatos 13 jogos, acumulando oito vitórias e cinco empates neste período. Aliás, a última derrota sofrida pelos Boerens, aconteceu apenas em dezembro do ano passado, quando eles perderam o clássico diante do Feyenoord por 2 a 1, logo, os comandados de Mark van Bommel seguem invictos em 2019.
Com isso, o conjunto de Roterdã permanece isolado na liderança da Eredivisie com 67 pontos, colecionando 21 vitórias, 4 empates e somente uma derrota nas 26 partidas disputadas pela competição, atingindo 85,90% de aproveitamento através desta excelente campanha. Ao contrário do Ajax, o PSV Eindhoven se vangloria por ter a melhor defesa do campeonato até aqui, com míseros 16 gols sofridos (0,62 gols por partida).
O departamento médico dos Boerens, vetou a presença dos atletas Ryan Thomas e Maximiliano Romero, em virtude de suas lesões.

O matador Luuk de Jong é o artilheiro do PSV Eindhoven na Eredivisie com 21 gols.
O matador Luuk de Jong é o artilheiro do PSV Eindhoven na Eredivisie com 21 gols.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que os clubes se enfrentaram 139 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do PSV Eindhoven que soma 57 vitórias mediante 56 triunfos do Ajax, ao passo que o empate prevaleceu em outras 26 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais holandeses, ocorreu em setembro do ano passado no Philips Stadium, pela 6ª rodada da atual edição da Eredivisie. Na ocasião, o PSV Eindhoven bateu o Ajax por 3 a 0, com gols de Gastón Pereiro, Luuk de Jong e Hirving Lozano. Já o último duelo entre eles realizado na Johan Cruijff Arena, que aconteceu na temporada anterior, terminou com a vitória dos Godenzonens sobre os Boerens pelo mesmo placar, 3 a 0, com gols de David Neres, Lasse Schone e Donny van de Beek. Todavia, este foi o único resultado positivo conquistado pela equipe de Amsterdam frente o time de Roterdã, considerando os últimos cinco clássicos disputados.
Vale ressaltar ainda, que o Ajax mantém uma invencibilidade de 25 jogos na Johan Cruijff Arena pela Eredivisie.

Este também será o embate entre a melhor defesa (PSV) e o melhor ataque (Ajax) da Eredivisie.
Este também será o embate entre a melhor defesa (PSV) e o melhor ataque (Ajax) da Eredivisie.

Escalações

Ajax (4-3-3): Onana; Mazraoui, de Ligt, Blind e Tagliafico; Frenkie de Jong e Schone; David Neres, van de Beek e Tadic; Dolberg. Técnico: Erik ten Haag.

PSV Eindhoven (4-2-3-1): Zoet; Dumfries, Schwaab, Viergever e Angeliño; Hendrix e Pablo Rosario; Bergwijn, Ihattaren e Hirving Lozano; Luuk de Jong. Técnico: Mark van Bommel.

Previsão

Considero o clássico deste domingo entre Ajax x PSV Eindhoven como a final antecipada da Eredivisie, afinal, ele pode determinar o rumo de ambas equipes na competição, que por sua vez, está realmente em sua reta final.
O excelente desempenho do Ajax na Johan Cruijff Arena, invicto em seus domínios pelo torneio, o coloca como franco favorito à vitória, mesmo neste confronto contra o atual líder do campeonato. Contudo, a pressão pelo resultado positivo certamente não fará bem aos Godenzonens, que não conquistam o título nacional desde 2014.
Enquanto isso, o PSV Eindhoven ficaria extremamente contente caso voltasse à Roterdã com um empate na bagagem, já que a distância para o vice-líder continuaria a mesma, porém o número de rodadas à jogar, diminuiria. Contudo, o revés sofrido pelos Boerens em última visita à Amsterdam, é apenas uma amostra das dificuldades que eles terão pela frente.
Palpite: Ajax 2 x 1 PSV Eindhoven.

Deixar um comentário

Menu