Arsenal x Napoli

Na tarde desta quinta-feira (11), Arsenal e Napoli estarão frente a frente no Emirates Stadium, para disputarem o primeiro duelo das quartas de final da Europa League. O embate envolvendo ingleses e italianos terá início a partir das 16:00 (de Brasília), na capital da Terra da Rainha.

Arsenal

O Arsenal continua vivendo momentos bastante distintos nesta temporada, isso porque os Gunners obtêm um excelente desempenho atuando como mandantes, porém a performance dos londrinos como visitantes, é realmente pífia. Para se ter uma ideia, dos 17 jogos disputados pelos pupilos de Unai Emery em de casa pela Premier League, eles colecionam 14 vitórias, 2 empates e apenas uma derrota, enquanto fora de seus domínios, o conjunto do norte de Londres é dono apenas da 10ª melhor campanha no campeonato.
Pela Europa League a história se repete, tanto é, que nas fases anteriores do torneio, os Gunners eliminaram o BATE Borisov e o Rennes, respectivamente, após conquistar vitórias convincentes no Emirates Stadium, visto que nos duelos realizados na Bielorrússia e na França, o Arsenal foi derrotado em ambos.
Os jogadores Rob Holding, Hector Bellerin e Danny Welbeck, estão todos fora de combate, em virtude de contusões.

A derrota frente o Everton (1 x 0) no último domingo, fez com que o Arsenal caísse da terceira para a quinta posição da Premier League.
A derrota frente o Everton (1 x 0) no Goodison Park, fez com que o Arsenal caísse da terceira, para a quinta posição da Premier League.

Napoli

Enquanto isso, o Napoli realiza uma temporada bastante abaixo das expectativas, algo inusitado, sobretudo por conta da chegada de Carlo Ancelotti ao clube. Embora os napolitanos estejam seguros na vice-posição do Calcio com 64 pontos, vinte atrás da líder, Juventus, e sete à frente da terceira colocada, Internazionale, os partenopeus não tiveram forças para brigar pelo scudetto em nenhum momento da competição, ao contrário dos últimos anos, quando eles pelo menos incomodavam a Juve.
No entanto, a campanha do time italiano na Champions League foi boa, apesar de sua precoce eliminação na fase de grupos do torneio, afinal, o Napoli esteve presente no mesmo grupo que PSG e Liverpool, lembrando que os napolitanos só não avançaram às oitavas de final da competição, porque caíram diante dos Reds (1 x 0), na última rodada, disputada no estádio Anfield Road. Deste modo, os comandados de Carlo Ancelotti ficaram empatados com os ingleses no segundo posto do grupo com 9 pontos, sendo desclassificados nos critérios de desempate.
O departamento médico do Napoli vetou a presença dos atletas Raúl Albiol e Amadou Diawara, em decorrência de suas respectivas lesões.

O último jogo do Arsenal como visitante na Europa League, não foi nada bom, já que os italianos perderam do Red Bull Salzburg por 4 a 3, nas oitavas de final do torneio.
O último jogo do Arsenal como visitante na Europa League, não foi nada bom, já que os italianos perderam do Red Bull Salzburg por 3 a 1, nas oitavas de final do torneio.

Curiosidades

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram apenas duas vezes ao longo da trajetória, e o equilíbrio é a marca registrada deste duelo, pois tanto o Arsenal quanto o Napoli, somam um triunfo cada.
Os embates aos quais me refiro, foram válidos pela fase de grupos da edição 2013/14 da Champions League (estavam situados no grupo F). No jogo de ida, realizado em Londres, o Arsenal venceu por 2 a 0. Todavia, no jogo de volta, em Nápoles, o Napoli levou a melhor, ganhando pelo menos mesmo placar, 2 a 0.
Vale ressaltar ainda, que o Napoli jamais venceu um adversário inglês atuando na Inglaterra, considerando somente torneios oficiais. Dos sete compromissos disputados até hoje, os napolitanos contabilizam cinco derrotas e dois empates.
Curiosamente, o Arsenal nunca ergueu a taça da Europa League. O melhor desempenho dos Gunners foi o vice-campeonato na temporada 1999/00 (perdeu do Galatasaray). Já o Napoli, venceu a competição em 1989, época em que ela ainda era chamada de Copa da UEFA.

O Arsenal continua invicto pela Europa League no Emirates Stadium, somando quatro vitórias e um empate em cinco jogos.
O Arsenal continua invicto pela Europa League no Emirates Stadium, somando quatro vitórias e um empate em cinco jogos realizados até aqui.

Escalações

Arsenal (3-4-2-1): Peter Cech; Mustafi, Koscielny e Sokratis; Maitland-Niles, Xhaka, Lucas Torreira e Kolasinac; Ramsey e Iwobi; Aubameyang. Técnico: Unai Emery.

Napoli (4-4-2): Meret; Malcuit, Maksimovic, Koulibaly e Mário Rui; José Callejón, Allan, Fabián Ruiz e Zielinski; Insigne e Mertens. Técnico: Carlo Ancelotti.

Previsão

O confronto entre Arsenal x Napoli poderia facilmente ser válido pela fase mata-mata da Champions League, afinal, estamos nos referindo a dois grandes clubes do futebol europeu. Não à toa, este é o embate mais aguardado das oitavas de final da Europa League.
O caminho mais fácil para o Arsenal chegar na Champions League, é através da Europa League, uma vez que a briga por essa vaga na Premier League está mega complicada, pois além dos Gunners, os times do Chelsea, Tottenham e Manchester United estão lutando ponto a ponto para garantir o terceiro e o quarto posto na tabela do campeonato. A excelente campanha no Emirates Stadium ao longo da temporada, certamente obriga os londrinos a conquistarem uma boa vantagem em casa, haja vista a má performance da equipe fora de seus domínios.
Do outro lado, o Napoli sabe que encontrará enormes dificuldades na capital inglesa, aliás, o próprio retrospecto mostra que os partenopeus não costumam se dar bem na Inglaterra, portanto, eles ficariam extremamente satisfeitos caso voltassem à Nápoles com um empate na bagagem.
Palpite: Arsenal 2 x 1 Napoli.

 

Deixar um comentário

Menu