Visitante Indigesto

O primeiro embate entre Tottenham x Ajax, válido pelas semifinais da Champions League, terminou com o triunfo dos holandeses pelo placar mínimo em pleno estádio White Hart Lane, um resultado que não causou espanto algum, haja vista a excelente performance da equipe de Amsterdam como visitante pelo torneio.

O Ajax deu um grande passo rumo à final da Champions League, isso porque com a vitória sobre o Tottenham no jogo de ida das semifinais da competição, os comandados de Erik ten Hag podem até se dar ao luxo de empatarem no jogo da volta em Amsterdam, que mesmo assim sairão de campo classificados para a tão sonhada decisão. Mesmo obtendo menos posse de bola durante os noventa minutos da partida (52% Tottenham – 48% Ajax) e finalizando menos vezes ao gol adversário (12 a 10), o time holandês ofereceu mais perigo aos ingleses, tanto é, que os Godenzonens poderiam ter até vencido por 2 a 0, caso o chute de David Neres acertasse o alvo, ao invés da trave, nos 32 minutos da segunda etapa.

Com a vitória sobre o Tottenham, o Ajax entrou definitivamente ao seleto hall das equipes que venceram todos os jogos da fase mata-mata da Champions League como visitantes, lembrando que apenas três clubes haviam atingido esta marca ao longo da trajetória, confira abaixo quem são estes times:

  • Real Madrid (1961-62) – Vice-campeão
  • Liverpool (1983/84) – Campeão
  • Bayern Munique (2012/13) – Campeão
  • Real Madrid (2017/18) – Campeão
  • Ajax (2018/19) – ???
Pela Eredivisie, a performance do Ajax como visitante também é ótima, visto que os Godenzonens contabilizam
Pela Eredivisie, a performance do Ajax como visitante também é ótima, visto que os Godenzonens contabilizam 12 vitórias e quatro derrotas nos 16 jogos realizados como fora de casa pelo campeonato (75% de aproveitamento).

No entanto, vale ressaltar que como o Ajax ficou na vice-posição da Eredivisie na temporada passada, ele teve de disputar a fase pré-eliminatória da Champions League, portanto o número de partidas disputadas fora de casa pela equipe de Amsterdam na atual edição do torneio é superior em relação aos demais recordistas. Para se ter uma ideia, o Ajax realizou nove jogos como visitante na competição, colecionando o total de cinco vitórias e quatro empates neste período.

O primeiro adversário dos Godenzonens na fase pré-eliminatória da Champions League, foi o Sturm Graz, e na ocasião, os austríacos foram derrotados por 3 a 1. Já na fase seguinte, o Ajax empatou com o Standard Liège, na Bélgica, por 2 a 2, e posteriormente, no último confronto deste estágio do torneio, o conjunto de Amsterdam obteve um novo empate, desta vez sem gols, contra o Dínamo Kiev, na Ucrânia. Como o time de Erik ten Hag venceu todos os compromissos atuando em seus domínios. ele classificou-se à fase de grupos do torneio.

Na Johan Cruyff Arena, o Ajax soma 5 vitórias, 2 empates e uma única derrota nas oito partidas lá realizadas pela Champions League.
Na Johan Cruyff Arena, o Ajax soma 5 vitórias, 2 empates e uma única derrota nas oito partidas ali realizadas pela Champions League.

Situado no grupo E da Champions League, ao lado de AEK, Bayern Munique e Benfica, os holandeses conquistaram somente uma vitória jogando fora de casa nesta fase, foi no duelo frente os gregos, em Atenas, quando eles ganharam por 2 a 0. Nos confrontos diante de alemães e portugueses, eles empataram em 1 a 1 tanto na Allianz Arena quanto no estádio da Luz, respectivamente. No final das contas, o Ajax encerrou a sua participação na vice-posição do grupo com 12 pontos ganhos, dois a menos que o líder, Bayern.

Na fase de mata-mata, a jornada do Ajax foi ainda mais complicada, já que a equipe da capital holandesa teve que encarar o atual tricampeão europeu, Real Madrid, nas oitavas de final. Entretanto, o esquadrão composto por Matthijs de Ligt, Frenkie de Jong, Donny van de Beek, Hakim Ziyech, David Neres e Dusan Tadic, goleou os espanhóis por 4 a 1 no estádio Santiago Bernabéu, sendo esta, a maior derrota sofrida pelos merengues como mandantes na Champions League até hoje.

Em seguida, foi a vez da Juventus, de Cristiano Ronaldo, sentir o poder dos Godenzonens atuando como visitantes, dado que os holandeses derrotaram a octacampeã italiana em Turim, de virada, por 2 a 1. Aliás, CR7 não ficava fora das semifinais da Champions League desde a temporada 2009/10. Por último, veio o triunfo sobre o Tottenham por 1 a 0. O gol de Donny van de Beek sacramentou o triunfo do Ajax, que por sua vez, tornou-se o primeiro clube internacional a derrotar os Spurs no novo estádio White Hart Lane. Como todos nós sabemos a final do torneio será realizada em Madrid, a 1768 km de distância de Amsterdam, algo que anima demasiadamente os torcedores do Ajax.

Deixar um comentário

Menu