Barcelona x Liverpool

Barcelona e Liverpool estão a um passo da grande decisão da Champions League, mas antes, espanhóis e ingleses precisarão decidir qual deles embarcará rumo à Madrid, e consequentemente, qual ficará pelo caminho. E os primeiros noventa minutos desta verdadeira batalha, serão disputados na tarde desta quarta-feira (01), às 16:00 (de Brasília), no estádio Camp Nou.

Barcelona

O sonho do Barcelona em conquistar o triplete (Campeonato Espanhol + Copa da Espanha + Champions League) continua vivo para o time catalão, isso porque no último sábado, o conjunto blaugrana sagrou-se bicampeão espanhol, após derrotar o Levante pelo placar mínimo no estádio Camp Nou. Como não poderia deixar de ser, o gol barcelonista foi marcado pelo craque Lionel Messi, que ergueu o troféu da La Liga pela décima vez na carreira. Caso queira saber mais sobre o título do Barça, acesse: https://www.soccerblog.com.br/2019/04/28/barcelona-bicampeao-espanhol-201819/
Desta maneira, o Barcelona poderá se dar ao luxo de voltar todas as suas atenções à Champions League, competição esta, que os atuais bicampeões espanhóis não vencem desde 2015. Aliás, a excelente fase de Lionel Messi, que balançou as redes adversárias 46 vezes em 45 partidas na temporada, sendo dez pelo torneio continental, é outro fator que motiva demasiadamente os pupilos de Ernesto Valverde.
O brasileiro Rafinha está fora de combate, em decorrência de uma ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo.

O Barcelona conquistou a La Liga pela oitava vez nos últimos onze anos, provando uma vez mais, a sua hegemonia no futebol espanhol.
O Barcelona conquistou a La Liga pela oitava vez nos últimos onze anos, provando uma vez mais, a sua hegemonia no futebol espanhol.

Liverpool

Do outro lado, o Liverpool desembarca extremamente confiante na Catalunha, afinal, os comandados de Jurgen Klopp venceram seus últimos dez compromissos. A vítima mais recente dos Reds foi o Huddersfield Town, goleado por 5 a 0 no Anfield Road. Além disso, o Liverpool está sedento por uma vaga na final da Champions League, sobretudo porque na temporada passada, os ingleses sucumbiram diante do Real Madrid na decisão do torneio, principalmente por conta das duas falhas do goleiro Loris Karius. Logo, os Reds têm a grande oportunidade de apagar aquele trágico revés da memória.
Desde que chegou a Inglaterra em 2015, Jurgen Klopp não faturou nenhum título, e a Champions League é o torneio que o treinador alemão tem mais chance de conquistar, visto que ele depende apenas de si para erguer a orelhuda. Apesar da excelente campanha na Premier League, dificilmente o Liverpool será campeão, pois o Manchester City segue um ponto à frente na classificação, lembrando que restam apenas duas rodadas para o término do campeonato.
O departamento médico dos Reds vetou a presença do meia Adam Lallana, em virtude de um problema muscular.

Salah, Firmino e Mané lideram a artilharia do Liverpool na Champions League com 4 gols cada um. O infernal trio dos Reds estará em ação na tarde desta quarta-feira.
Salah, Firmino e Mané lideram a artilharia do Liverpool na Champions League com 4 gols cada um. O infernal trio dos Reds estará em ação na tarde desta quarta-feira.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram oito vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Liverpool que soma três vitórias mediante dois triunfos do Barcelona, ao passo que o empate prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente entre eles, ocorreu em 2007, pelas oitavas de final da edição 2006/07 da Champions League. Na ocasião, o Liverpool bateu o Barcelona por 2 a 1 no jogo de ida, realizado no Camp Nou, com gols de Craig Bellamy e John Arne Riise para o lado dos ingleses, à medida que o meia Deco diminuiu a favor dos espanhóis. Contudo, no jogo de volta, disputado no Anfield Road, o Barça levou a melhor vencendo o duelo por 1 a 0, graças ao tento salvador de Eidur Gudjohnsen. Todavia, os Reds saíram de campo classificados devido aos dois gols marcados fora de casa.
Vale ressaltar ainda, que tanto o Barcelona quanto o Liverpool, estão em busca do sexto título da Champions League, pois cada um deles venceu o torneio cinco vezes até hoje.
Atualmente no Barcelona, os jogadores Luis Suárez e Philippe Coutinho já defenderam as cores do Liverpool. O uruguaio marcou 69 gols em 110 partidas pelos Reds, enquanto o brasileiro esteve em campo 152 vezes, pelas quais fez 41 gols.

Contratado pelo Barcelona em 2017, o meia Philippe Coutinho era ídolo no Liverpool, mas por ter forçado a sua saída do clube inglês, ficou com a imagem manchada junto aos Reds.
Contratado pelo Barcelona em 2018, o meia Philippe Coutinho era ídolo no Liverpool, mas por ter forçado a sua saída do clube inglês, ficou com a imagem manchada junto aos Reds.

Escalações

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Pique, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Arthur; Messi, Suárez e Dembélé. Técnico: Ernesto Valverde.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Previsão

Muitos consideram o duelo entre Barcelona x Liverpool como a final antecipada da Champions League, afinal, estamos nos referindo a dois gigantes do futebol mundial, que juntos, colecionam dez títulos europeus.
Por jogar no estádio Camp Nou, o Barcelona é o franco favorito à vitória, isso porque o Barça mantém uma invencibilidade de 31 jogos em casa pela Champions League, contabilizando o montante de 28 vitórias e 3 empates neste período. Além disso, a magistral fase de Lionel Messi, artilheiro do torneio com dez gols, é algo que realmente pode ser crucial para um eventual triunfo dos catalães.
Já o Liverpool, ficaria satisfeitíssimo caso retornasse à Inglaterra com um empate na bagagem, pois enfrentar os atuais bicampeões espanhóis na Catalunha, é uma missão bastante indigesta. Como visitantes, os Reds foram derrotados nos três primeiros jogos da fase de grupo da competição, para Napoli, Estrela Vermelha e Paris Saint-Germain, respectivamente. Entretanto, eles bateram o Bayern Munique e o Porto nas fases seguintes, ou seja, Jurgen Klopp parece ter corrigido os problemas do time atuando fora de seus domínios.
Palpite: Barcelona 2 x 2 Liverpool.

 

 

 

 

Deixar um comentário

Menu