Ajax x Tottenham

Após bater o Tottenham por 1 a 0 em Londres, o Ajax necessita de um mísero empate em Amsterdam, para garantir a tão sonhada vaga na final da Champions League. O segundo e decisivo duelo entre holandeses e ingleses, terá início a partir das 16:00 (de Brasília), desta quarta-feira (08), na Johan Cruyff Arena.

Ajax

Fantástica, assim podemos definir a temporada do Ajax, isso porque a equipe de Amsterdam continua sonhando com a possível conquista da tríplice coroa (Campeonato Holandês + Copa + Champions League). Aliás, o primeiro passo para alcançar esta incrível façanha, já foi dado no domingo passado, visto que os pupilos de Erik ten Hag golearam o Willem II por 4 a 0 na decisão da Copa da Holanda. Com dois gols do veterano, Klaas-Jan Huntelaar, e outros de Daley Blind e Rasmus Nissen, os Godenzonens ergueram a taça do torneio após longos nove anos sem vencê-lo.
Líder da Eredivisie ao lado do PSV Eindhoven com 80 pontos, o Ajax está próximo de disputar a final da Champions League depois de 23 anos, pois o triunfo pelo placar mínimo sobre o Tottenham no jogo de ida das semifinais do torneio, deu aos holandeses o direito de jogar pelo empate em Amsterdam. Entretanto, o retrospecto recente dos Godenzonens na Johan Cruyff Arena não é nada favorável, tanto é, que eles perderam do Real Madrid (2 x 1) e empataram com a Juventus (1 x 1), nas oitavas e quartas de final da competição, respectivamente.
O departamento médico do Ajax vetou a presença do volante Carel Eiting, em virtude de uma lesão.

No último domingo, o Ajax sagrou-se campeão da Copa da Holanda pela 19ª vez na história. Os Godenzonens são disparados, o maiores campeões do torneio, dado que o Feyenoord aparece em seguida, com treze títulos conquistados.
No último domingo, o Ajax sagrou-se campeão da Copa da Holanda pela 19ª vez na história. Os Godenzonens são disparadamente, o maiores campeões do torneio, já que o Feyenoord aparece em seguida, com treze títulos no currículo.

Tottenham

Do outro lado, o Tottenham desembarca na capital holandesa com a confiança totalmente abalada, afinal, os Spurs não aproveitaram a chance de abrir vantagem no marcador ao atuarem o primeiro jogo das semifinais da Champions League no estádio White Hart Lane. Por este motivo, o conjunto londrino precisará vencer o Ajax em Amsterdam, para disputar a final do torneio europeu. Além disso, os comandados de Mauricio Pochettino perderam seus últimos três compromissos diante de West Ham, Ajax, e mais recentemente, do Bournemouth, lembrando que todos estes revezes tiveram o mesmo placar, 1 a 0.
As ausências de Son Heung-min e Harry Kane no jogo de ida contra o Ajax, foram preponderantes para a queda de rendimento do Tottenham, principalmente do setor ofensivo da equipe. Não à toa, os Spurs finalizaram apenas uma única vez durante os noventa minutos da partida.
Os jogadores Serge Aurier, Harry Winks, Erik Lamela e Harry Kane, estão todos fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

Suspenso no jogo de ida, o meia-atacante Son Heung-min está confirmado para encarar o Ajax em Amsterdam. O sul-coreano é o asiático que mais marcou gols da Champions League com 12 tentos até aqui.
Suspenso no jogo de ida, o meia-atacante Son Heung-min está confirmado para encarar o Ajax em Amsterdam. O sul-coreano é o asiático que mais marcou gols na Champions League, com 12 tentos até aqui.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram três vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Tottenham que coleciona duas vitórias mediante um triunfo do Ajax.
Antes do duelo da semana passada, os dois clubes haviam se encontrado somente em 1981, pela 1ª fase da extinta Taça das Taças (atual Champions League). Naquela oportunidade, o Tottenham derrotou o Ajax tanto em Londres (3 a 0) quanto em Amsterdam (1 x 0), vencendo por 4 a 0 no placar agregado.
Vale ressaltar ainda, que dos 17 clubes que foram derrotados no jogo de ida das semifinais da Champions League atuando fora de casa, apenas um conseguiu reverter a desvantagem no jogo de volta. Trata-se do Ajax, que na edição 1995/96 da competição, ganhou do Panathinaikos em Atenas por 3 a 0, depois de perder em Amsterdam por 1 a 0.
Curiosamente, quatro jogadores do atual elenco do Tottenham já defenderam as cores do Ajax, me refiro a Davinson Sánchez, Toby Alderweireld, Jan Vertonghen e Christian Eriksen.

Dos 17 jogos disputados pelo Ajax na atual edição da Champions League, o time holandês perdeu apenas um, foi o duelo contra o Real Madrid, pelas oitavas de final do torneio (2 x 1).
Dos 17 jogos disputados pelo Ajax na atual edição da Champions League, o time holandês perdeu apenas um, foi o duelo contra o Real Madrid, pelas oitavas de final do torneio (2 x 1).

Escalações

Ajax (4-3-3): Onana; Veltman, de Ligt, Daley Blind e Tagliafico; Schone, de Jong e van de Beek; Ziyech, Dusan Tadic e David Neres. Técnico: Erik ten Hag.

Tottenham (3-4-2-1): Lloris; Alderweireld, Davinson Sánchez e Vertonghen; Trippier, Sissoko, Wanyama e Danny Rose; Eriksen e Dele Alli; Son Heung-min. Técnico: Mauricio Pochettino.

Previsão

O confronto desta quarta-feira entre Ajax x Tottenham promete ser bastante intenso, afinal, ele reúne dois times organizados, e que atuam sempre de maneira ofensiva. Por esta razão, ambos estão a um passo da final da Champions League.
O gol de Donny van de Beek no jogo de ida, deixou o Ajax em uma situação extremamente confortável, sobretudo porque os holandeses jogarão em seus domínios, tendo o empate a seu favor.
Estar presente nas semifinais da Champions League já é um enorme feito ao Tottenham, uma vez que os ingleses não investiram nenhum único centavo para trazer reforços nas últimas duas janelas de transferências. Ademais, os fiascos de Arsenal e Manchester United na Premier League, praticamente asseguraram a vaga dos Spurs na próxima edição do torneio continental. Obviamente, a esperança de Mauricio Pochettino se mantém viva, porém são remotas as chances de classificação, ainda mais sem o matador Harry Kane na equipe.
Palpite: Ajax 3 x 0 Tottenham.

Deixar um comentário

Menu