Liverpool x Barcelona

Após vencer o Liverpool por 3 a 0 no estádio Camp Nou, o Barcelona pode até se dar ao luxo de perder por dois gols de diferença no estádio Anfield Road, que mesmo assim, sairá de campo com a vaga na grande final da Champions League assegurada. O segundo e decisivo duelo entre ingleses e espanhóis, começa a partir das 16:00 (de Brasília), desta terça-feira (07).

Liverpool

O futebol é realmente incrível, isso porque o Liverpool corre um sério risco de encerrar a temporada sem erguer um único troféu, mesmo depois de realizar uma excelente campanha durante todo este tempo. A derrota do time inglês diante do Barcelona por 3 a 0 na Catalunha, não representa o que foi a partida, pois além dos Reds terem finalizado mais vezes ao gol adversário, eles dominaram a maior parte do jogo, tanto é, que registraram 53% de posse de bola contra 47% dos anfitriões. Mas no final das contas, os comandados de Jurgen Klopp voltaram pra casa com um revés praticamente irreversível na bagagem.
A situação dos Reds na Premier League serve perfeitamente como exemplo para demonstrar o que foi a temporada do Liverpool, visto que eles já são donos da melhor campanha de um vice-colocado na história da liga inglesa, superando a marca dos 90 pontos ganhos.
Para dificultar ainda mais a missão do Liverpool, o departamento médico do clube vetou a presença dos atletas Naby Keita, Roberto Firmino e Mohamed Salah, em virtude de lesões.

Desde 2015 no comando do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp está prestes a completar mais uma temporada sem conquistar títulos à frente da equipe.
Desde 2015 no comando do Liverpool, o alemão Jurgen Klopp está prestes a completar mais uma temporada sem conquistar títulos à frente da equipe.

Barcelona

Enquanto isso, o Barcelona desembarca em solo inglês com uma situação extremamente confortável, uma vez que os catalães conquistaram uma excelente vantagem no Camp Nou. Como não poderia deixar de ser, o grande responsável pelo triunfo do Barça no jogo de ida, foi o artilheiro da Champions League, Lionel Messi, autor de dois gols durante a partida. Aliás, o segundo tento do craque foi o seu gol de número 600 com a camisa blaugrana, uma marca, de fato, impressionante. Não à toa, Messi é apontado como o principal favorito à vencer o prêmio de melhor jogador da FIFA este ano.
Vale ressaltar ainda, que há duas semanas, o Barça sagrou-se bicampeão espanhol com três rodadas de antecedência, e como os pupilos de Ernesto Valverde disputarão a final da Copa do Rei contra o Valencia no próximo dia 25, eles mantêm vivo o sonho de terminar a temporada faturando a tríplice coroa.
Atualmente, as únicas baixas no elenco do Barcelona são os jogadores Rafinha e Ousmane Dembélé, que estão fora de combate em decorrência de suas respectivas contusões.

Artilheiro da Champions League com 12 tentos, o craque Lionel Messi marcou 48 gols em 46 jogos na atual temporada.
Artilheiro da Champions League com 12 tentos, o craque Lionel Messi marcou 48 gols em 46 jogos disputados na atual temporada.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram nove vezes ao longo da trajetória, e o equilíbrio é a marca registrada deste duelo, dado que tanto o Liverpool quanto o Barcelona, somam três triunfos cada, à medida que o empate também prevaleceu em outras três oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em 2007, pelas oitavas de final da Champions League 2006/07. Na ocasião, o Liverpool derrotou o Barcelona por 2 a 1, no jogo de ida, em pleno Camp Nou, com gols de Craig Bellamy e John Arne Riise para o lado dos ingleses, ao passo que Deco descontou a favor dos catalães. Já no jogo de volta, em Anfield, o Barça bateu os Reds por 1 a 0, graças ao gol de Eidur Gudjohnsen.
Curiosamente, o Liverpool mantém-se invicto no estádio Anfield Road há exatos 19 compromissos. Outro detalhe interessante, é que o Barcelona conquistou a tríplice coroa pela última vez, apenas na temporada 2008/09, isto é, há dez anos.

Nas quartas de final da edição anterior da Champions League, o Barcelona goleou a Roma por 4 a 1 no Camp Nou, mas como perdeu na capital italiana por 3 a 0, foi eliminado do torneio.
Nas quartas de final da edição anterior da Champions League, o Barcelona goleou a Roma por 4 a 1 no Camp Nou, mas como perdeu o jogo de volta por 3 a 0 na capital italiana, o Barça foi eliminado do torneio continental.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Shaqiri, Origi e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Sergi Roberto, Pique, Lenglet e Jordi Alba; Rakitic, Busquets e Vidal; Messi, Suárez e Philippe Coutinho. Técnico: Ernesto Valverde.

Previsão

O confronto entre Barcelona x Liverpool poderia facilmente ser a decisão da Champions League, já que estamos nos referindo a duas verdadeiras potências do futebol mundial, detentores de cinco troféus europeus cada um.
A missão do Liverpool que já era mega complicada, piorou ainda mais depois que Mohamed Salah se machucou na partida do último sábado contra o Newcastle. Embora a atmosfera do Anfield Road intimide os adversários, as ausências do egípcio e de Roberto Firmino, duas importantes peças do setor ofensivo dos Reds, deixaram a equipe de Jurgen Klopp literalmente com a corda no pescoço.
A vantagem por 3 a 0 conquistada pelo Barcelona no jogo de ida, deixa os catalães em uma situação bastante confortável para o duelo desta terça-feira. Ademais, a excelente fase vivida por Lionel Messi, nos leva a crer que somente uma enorme tragédia tiraria o Barça da final do torneio continental.
Palpite: Liverpool 0 x 2 Barcelona.

Deixar um comentário

Menu