Argentina x Paraguai

A estreia de argentinos e paraguaios na Copa América foi bastante abaixo das expectativas, tanto é, que nenhum deles conseguiu somar os três pontos. Por esta razão, a partida desta quarta-feira (21:30, de Brasília), no estádio do Mineirão, será decisiva para os dois selecionados, que estão vivos na briga pela vice-posição do grupo B da Copa América.

Argentina

O fato de Lionel Messi, considerado por muitos como um dos melhores jogadores da história do futebol, defender as cores da seleção da Argentina, não faz dela uma grande equipe. Basta analisarmos o atual momento da Albiceleste, que chegou para a disputa da Copa América sem nem ao menos ter um treinador no comando do time, visto que Leonel Scaloni ocupa o cargo de maneira provisória, enquanto a AFA (Associação de Futebol da Argentina) não decide quem será o novo técnico. Por este motivo, a derrota dos argentinos frente os colombianos (2 x 0) na Arena Fonte Nova, não causou nenhuma surpresa. Deste modo, fica evidente que a péssima fase vivida pelos bicampeões mundiais dentro de campo, é somente um reflexo da desastrosa gestão da entidade fora das quatro linhas.
Na tentativa de apagar a imagem negativa deixada em sua estreia na Copa América, o técnico Lionel Scaloni decidiu tirar da equipe principal os jogadores Ángel Di María e Sergio Aguero, ou seja, uma aposta bastante arriscada, sobretudo porque eles são, ao lado de Lionel Messi, os grandes astros da seleção argentina.

Vice-campeã nas duas últimas edições da Copa América, a Argentina segue a sua incessante luta para conquistar um título, algo que não acontece desde 1993 (Copa América).
Vice-campeã nas duas últimas edições da Copa América, a Argentina segue a sua incessante luta para conquistar um título, algo que não acontece desde 1993 (Copa América).

Paraguai

Do outro lado, o Paraguai desembarca em Belo Horizonte com a confiança abalada, tudo devido ao pífio empate obtido contra o Catar por 2 a 2, na 1ª rodada da Copa América, lembrando que os paraguaios abriram uma vantagem de dois gols no placar, e mesmo assim, permitiram com que os asiáticos igualassem o marcador.
A má performance recente da seleção paraguaia dava mostras de que a Albirroja teria grandes dificuldades pela frente na Copa América. Para se ter uma ideia, o Paraguai venceu apenas um dos últimos oito jogos disputados após o término das Eliminatórias de 2018, colecionando o total de quatro derrotas e três empates nos demais compromissos. Logo, o único triunfo conquistado pelos pupilos de Eduardo Berizzo neste período, foi sobre a fraquíssima Guatemala, por 2 a 0, às vésperas do torneio sul-americano.
Depois de entrar bem na segunda etapa da partida diante do Catar, o meia-atacante do Santos, Derlis González iniciará o embate desta quarta-feira entre os titulares do Paraguai. Na frente, o veteraníssimo, Óscar Cardozo (36 anos), será a referência do time no ataque.

Desde que assumiu o comando do Paraguai no início de 2019, o técnico argentino acumula 1 vitória, 1 empate e duas derrotas nos 4 jogos em que esteve à frente da seleção.
Desde que assumiu o comando do Paraguai no início de 2019, o técnico Eduardo Berizzo acumula 1 vitória, 1 empate e duas derrotas, nos 4 jogos em que esteve à frente da seleção.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 99 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Argentina que soma 52 vitórias mediante 16 triunfos do Paraguai, ao passo que o empate prevaleceu em outras 31 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois selecionados pela Copa América, aconteceu em 2015, no Chile, época em que eles estavam situados no grupo B do torneio. Na ocasião, Argentina e Paraguai empataram por 2 a 2 no estádio La Portada, com gols de Sergio Aguero e Lionel Messi para o lado dos argentinos, à medida que Nelson Valdez e Lucas Barrios marcaram a favor dos paraguaios.
Vale ressaltar ainda, que o Paraguai venceu apenas um dos últimos 18 jogos válidos pela Copa América. Me refiro ao triunfo sobre a Jamaica, pelo placar mínimo, em 2015. E se considerarmos somente vitórias sobre seleções sul-americanas, este tabu aumenta ainda mais, uma vez que os paraguaios não vencem um oponente continental pela competição desde a goleada sobre a Colômbia (5 x 0) em 2007.

O Paraguai nunca venceu a Argentina em uma partida válida pela Copa América. Será que os paraguaios vão quebrar este tabu logo no centésimo duelo contra os argentinos?
O Paraguai nunca venceu a Argentina em uma partida válida pela Copa América. Será que os paraguaios vão quebrar este tabu logo no centésimo duelo contra os argentinos?

Escalações

Argentina (4-3-1-2): Armani; Casco, Pezzella, Otamendi e Tagliafico; Pereyra, Paredes e Lo Celso, De Paul; Lionel Messi e Lautaro Martínez. Técnico: Lionel Scaloni.

Paraguai (4-2-3-1): Fernández; Valdez, Balbuena, Alonso e Arzamendia; Ortiz e Rojas; Derlis González, Almirón, Domínguez; Óscar Cardozo. Técnico: Eduardo Berizzo.

Previsão

O embate desta quarta-feira no Mineirão, é de suma importância tanto para os argentinos quanto para os paraguaios, afinal, a seleção que sair de campo com os três pontos estará com a classificação às quartas de final praticamente assegurada. Assim, podemos considerar esta partida como uma verdadeira final de campeonato.
Apesar de atravessar um momento bastante turbulento, é óbvio que a Argentina é favorita à vitória neste confronto contra os paraguaios, haja vista a enorme tradição do selecionado argentino. Além disso, a Albiceleste tem o privilégio de contar com o craque Lionel Messi, um dos únicos jogadores do futebol mundial capazes de decidirem um jogo.
Todavia, um triunfo do Paraguai jamais deve ser descartado, basta recordarmos que o último encontro entre as duas seleções terminou com a vitória da Albirroja por 1 a 0, enquanto o penúltimo, acabou empatado sem gols.
Palpite: Argentina 2 x 0 Paraguai.

 

 

Deixar um comentário

Menu