A arena Grêmio será o palco do confronto desta quinta-feira (27) entre Brasil x Paraguai, que vale vaga nas semifinais da Copa América, lembrando que o duelo começa a partir das 21:30 (horário de Brasília), na capital gaúcha.
Brasil
Embora o Brasil tenha encerrado a primeira fase da Copa América na liderança do grupo A do torneio, a Seleção Brasileira deixou bastante a desejar até aqui. Em sua estreia na competição, diante da fraquíssima Bolívia, os pentacampeões mundiais saíram de campo vaiados no intervalo da partida, e somente na segunda etapa, conseguiram fazer o resultado encima dos bolivianos (3 x 0). Posteriormente, os comandados de Tite apenas empataram em 0 a 0 contra a modesta Venezuela. Desta maneira, o único jogo em que o selecionado verde e amarelo realmente convenceu, foi no triunfo frente o Peru por 5 a 0.
O ponto forte da Seleção Brasileira desde a chegada do técnico Tite, é certamente o setor defensivo da equipe, que não é vazado há exatos cinco compromissos. Até por este motivo, a ausência de Casemiro, suspenso em virtude do acumulo de cartões amarelos, preocupa bastante o treinador tupiniquim, visto que o volante é uma peça fundamental em seu esquema.

Paraguai
Do outro lado, o Paraguai desembarca em Porto Alegre sabendo que precisará de um verdadeiro milagre para manter-se vivo na Copa América, afinal, os paraguaios só garantiram a sua vaga nas quartas de final da competição graças a uma série de combinações de resultados.
A campanha da Albirroja no torneio sul-americano é decepcionante, pois nos três jogos disputados até o momento, ela coleciona dois empates e uma derrota, ou seja, os pupilos de Eduardo Berizzo ainda não venceram na Copa América. Os empates sucederam-se nas partidas diante de Catar (2 x 2) e Argentina (1 x 1), à medida que o único revés sofrido pelos paraguaios, aconteceu na última rodada da fase de grupos do torneio, frente ao time reserva da Colômbia (1 x 0). Aliás, o retrospecto recente do Paraguai exemplifica de forma clara a péssima fase do selecionado guarani, já que ele obteve somente uma vitória (sobre a Guatemala) nos últimos onze jogos, registrando seis derrotas e quatro empates nas demais partidas realizadas neste período.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas seleções se enfrentaram 79 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Brasil que contabiliza 47 vitórias mediante 11 triunfos do Paraguai, ao passo que o empate prevaleceu em outras 21 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois combinados, ocorreu em 2017 na arena Corinthians, pela 14ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2018, e terminou com a vitória do Brasil sobre o Paraguai por 3 a 0, com gols de Philippe Coutinho, Neymar e Marcelo. No entanto, o último duelo entre eles válido pela Copa América, deu-se nas quartas de final da edição de 2015 do torneio, que teve o Chile como país sede. Na ocasião, os paraguaios derrotaram os brasileiros nas penalidades (4 x 3), após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Vale ressaltar ainda, que o Brasil perdeu somente dois dos 38 jogos disputados contra o Paraguai em solo brasileiro até hoje (26 vitórias e 10 empates).

Escalações
Brasil (4-2-3-1): Allison; Daniel Alves, Marquinhos, Thiago Silva e Filipe Luís; Arthur e Fernandinho; Gabriel Jesus, Philippe Coutinho e Everton; Roberto Firmino. Técnico: Tite.
Paraguai (4-4-1-1): Gatito Fernández; Piris, Alonso, Gómez e Arzamendia; Derlis González, Rodrigo Rojas, Sánchez e Matías Rojas; Almirón; Cardozo. Técnico: Eduardo Berizzo.
Previsão
O embate desta quinta-feira na arena Grêmio nos promete fortes emoções, sobretudo porque o vencedor desta partida estará com vaga assegurada nas semifinais da Copa América, logo, podemos considerar este confronto como uma verdadeira decisão de campeonato.
O Brasil é sem sombra de dúvidas o grande favorito à vitória, ainda que a equipe de Tite não tenha feito uma boa campanha na primeira fase do torneio. O fato da Seleção Brasileira atuar em seus domínios, aumenta consideravelmente as suas chances de vencer o duelo. Todavia, as dificuldades dos pentacampeões mundiais quando enfrentam adversários compactos em suas defesas, com certeza complicará o jogo dos anfitriões.
Já o Paraguai tentará fazer o possível e o impossível para anular os brasileiros dentro de campo, tudo através da forte marcação de suas duas linhas de quatro homens. A principal arma da Albirroja serão os contra-ataques, sempre puxados pelo talentoso Miguel Almirón, o maior destaque do futebol paraguaio na atualidade. Deste modo, fica evidente que um empate deixaria o time de Eduardo Berizzo extremamente satisfeito.
Palpite: Brasil 2 x 0 Paraguai.