A internacional Atalanta de Gian Piero Gasperini

Disputar a Champions League sempre soou como algo surreal para a Atalanta. Todavia, após a chegada de Gian Piero Gasperini ao comando técnico da equipe, a La Dea cresceu de maneira espantosa, a ponto de tornar este improvável sonho, realidade.

Quem seria capaz de imaginar que a Atalanta, tradicional clube situado na cidade de Bérgamo, no norte da Bota, fundado no ano de 1907, conseguiria disputar a principal competição do Velho Continente? Pois é, arrisco dizer que nem os mais fanáticos torcedores da La Dea sonhavam com essa hipótese, sobretudo porque historicamente, a Atalanta nunca teve força para brigar de igual pra igual com as grandes equipes do futebol italiano, tanto é, que a única taça conquistada por ela ao longo de seus 111 anos de existência, foi a Copa da Itália, em 1963. De resto, o time ergueu apenas canecos de divisões inferiores.

Entretanto, as coisas começaram a mudar pelos lados da equipe de Bérgamo com a chegada do técnico Gian Piero Gasperini, que assumiu o comando da La Dea em 2016. O treinador de 61 anos de idade ganhou notoriedade no mundo da bola depois de seu excelente trabalho realizado à frente do Genoa, já que ele foi o responsável por conduzir o conjunto genovês à elite do futebol italiano em 2007, lembrando que o time estava há nove temporadas disputando a segunda divisão. Posteriormente, Gasperini teve uma curta passagem por Internazionale e Palermo, até retornar novamente ao Genoa, clube pelo qual trabalhou de 2013 a 2016, até transferir-se à Atalanta.

Depois de subir o Genoa à primeira divisão em 2007, Gian Piero Gasperini deixou o time genovês na 4ª posição da Serie A, na edição 2008/09 da liga.
Depois de subir o Genoa à primeira divisão em 2007, Gian Piero Gasperini deixou o time genovês na 4ª posição da Serie A, na edição 2008/09 da liga.

Foi exatamente a partir da chegada de Gian Piero Gasperini que a Atalanta começou a alçar vôos mais altos. Para se ter uma ideia, logo em seu primeiro ano à frente da La Dea, o técnico já conseguiu a façanha de deixá-la na 4ª posição da tabela do Calcio, classificando-a à fase de grupos da Europa League. Já na temporada seguinte, a Atalanta teve um desempenho um pouco pior, terminando a liga italiana na 7ª colocação, porém esta campanha também foi bastante exaltada, uma vez que a equipe qualificou-se novamente à Europa League.

No entanto, foi mesmo na temporada passada, a 2018/19, que Gian Piero Gasperini alcançou o maior feito de sua carreira como treinador até aqui, afinal, a Atalanta encerrou a sua participação na terceira posição do Calcio, deixando para trás fortes oponentes como Internazionale, Roma, Milan e Lazio. Consequentemente, a La Dea garantiu a sua inédita vaga à fase de grupos da Champions League. Confira abaixo, a performance de Gasperini em suas três temporadas no clube bergamasco:

  • 2016/17: 4ª posição no Calcio (72 pontos em 38 jogos) –  caiu nas oitavas da Copa da Itália
  • 2017/18: 7ª posição no Calcio (60 pontos em 38 jogos) – caiu na 2ª Fase da Europa League
  • 2018/19: 3ª posição no Calcio (69 pontos em 38 jogos) – vice-campeã da Copa da Itália
Um time ofensivo: a Atalanta foi dona do melhor ataque do Calcio na última temporada, com 77 gols marcados em 38 jogos.
Um time ofensivo: a Atalanta foi dona do melhor ataque do Calcio na última temporada, com 77 tentos marcados em 38 jogos, registrando uma média de 2,03 gols por partida.

A principal característica da Atalanta, de Gian Piero Gasperini, é a sua forma bastante ofensiva de atuar, não à toa, a La Dea teve o melhor ataque da edição anterior do Calcio com 77 gols marcados, superando inclusive a octacampeã Juventus, que assinalou 70 tentos ao longo da competição, além do poderoso Napoli, de Carlo Ancelotti, que balançou as redes em 74 oportunidades. Por conta deste estilo de jogo, muitos consideram prazeroso o fato de acompanhar partidas da Atalanta, um time extremamente leve e rápido do meio-campo pra frente.

Com a vaga da Champions League assegurada, a Atalanta iniciará esta nova temporada tendo à disposição, um orçamento maior em relação aos últimos anos. Entretanto, a política de investir pouco no mercado continua sendo fielmente praticada pelo time bergamasco, que até o momento, gastou o total de 33,7 milhões de euros (R$ 150 milhões) para trazer o atacante Luís Muriel, ex-Sevilla, o meia Ruslan Malinovskyi, ex-Genk, e o novato Marco Varnier, ex-Citadella, enquanto o experiente zagueiro Martin Skrtel foi contratado à custo zero junto ao Fenerbahce pois estava em final de contrato.

Para finalizar, vale ressaltar que a La Dea não poderá atuar no estádio Atleti Azzurri d’Italia pela Champions League, em virtude de sua pequena capacidade (26.393 pessoas). Devido a curta distância que separam as cidades de Bérgamo e Milão (60 km), a solução encontrada pelo presidente da Atalanta, Antonio Percassi, foi escolher o San Siro para sediar os jogos da equipe italiana no torneio continental. A estreia dos comandados de Gian Piero Gasperini no Calcio, acontecerá no próximo domingo (25), diante do SPAL, fora de seus domínios. E é assim, realizando um improvável sonho, que a Atalanta iniciará a sua caminhada nesta nova temporada que está por vir.

 

 

Deixar um comentário

Menu