Borussia Dortmund x Barcelona

O estádio Signal Iduna Park será o palco do confronto desta terça-feira (17) entre Borussia Dortmund x Barcelona, válido pela 1ª rodada da fase de grupos da Champions League. O duelo envolvendo alemães e espanhóis, ambos situados no grupo F do torneio, começa a partir das 16:00 (de Brasília).

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund chega extremamente motivado para encarar o Barcelona em sua estreia pela Champions League, isso porque os auri-negros golearam o Bayer Leverkusen, por 4 a 0, no sábado passado, pela 4ª rodada da Bundesliga. O grande destaque dos comandados de Lucien Favre nesta partida, foi o meia-atacante Marco Reus, autor de dois dos quatro gols marcados pelo time. Deste modo, o Borussia Dortmund subiu para a vice-posição na tabela do campeonato com 9 pontos ganhos, colecionando o total de 3 vitórias e 1 derrota nos quatro jogos disputados até aqui.
Como não poderia deixar de ser, um dos principais objetivos dos auri-negros nesta temporada, é erguer o caneco da Champions League, sobretudo porque eles não a vencem desde 1997. Na edição anterior do torneio, a equipe alemã caiu diante do Tottenham, nas oitavas de final, após sofrer um inesperado revés pelo placar mínimo em pleno estádio Signal Iduna Park, resultado este, que foi determinante para a precoce queda do Borussia Dortmund na competição.
O departamento médico auri-negro vetou a presença dos laterais Lukas Piszczek e Nico Schulz, em virtude de suas respectivas lesões.

De olho nele: o ex-tacante do Barcelona, Paco Alcácer, é artilheiro do Borussia Dortmund na atual temporada com cinto tentos marcados.
De olho nele: o ex-atacante do Barcelona, Paco Alcácer, é artilheiro do Borussia Dortmund na atual temporada com cinco tentos marcados.

Barcelona

Do outro lado, o Barcelona desembarcou em solo alemão com a confiança em alta, afinal, o Barça goleou o Valência, por 5 a 2, na rodada passada da LaLiga, conquistando assim, a sua segunda vitória na competição. Vale ressaltar, que os catalães tiveram que atuar novamente sem o lesionado Lionel Messi. Entretanto, o atacante Luis Suárez mostrou que está 100% recuperado de sua contusão na panturrilha, visto que o uruguaio saiu do banco de reservas e balançou as redes dos valencianos duas vezes durante o jogo. Com isso, os pupilos de Ernesto Valverde subiram para a quinta colocação na classificação do campeonato com 7 pontos, diminuindo a diferença para o líder, Sevilla, para apenas três pontos.
Os atuais bicampeões espanhóis correm em busca do sexto título da Champions League, lembrando que eles sofreram vexatórias eliminações diante de Roma e Liverpool, respectivamente, nas semifinais das últimas duas edições do torneio.
Os jogadores Samuel Umtiti e Ousmane Dembélé estão todos fora de combate, em decorrência de lesões.

Lionel Messi ainda não entrou em campo pelo Barça nesta temporada. Em contrapartida, o craque argentino foi relacionado por Ernesto Valverde para viajar à Dortmund com o restante do elenco barcelonista.
Lionel Messi ainda não entrou em campo pelo Barça nesta temporada. Em contrapartida, o craque argentino foi relacionado por Ernesto Valverde para viajar à Dortmund com o restante do elenco barcelonista.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram somente duas vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é o Barcelona que soma uma vitória mediante nenhum triunfo do Borussia Dortmund, ao passo que o empate prevaleceu no outro duelo entre eles.
Os dois embates aos quais nos referimos, foram pela decisão da Supercopa da Europa, em 1998. Na ocasião, o Barcelona bateu o Borussia Dortmund, por 2 a 0, no jogo de ida, no Camp Nou, com gols de Luis Enrique e Rivaldo, ao passo que no jogo de volta, em Dortmund, a final terminou empatada em 1 a 1. Desta maneira, os blaugranas derrotaram os auri-negros por 3 a 1 no placar agregado, e sagraram-se campeões do torneio continental.
Curiosamente, o Borussia Dortmund perdeu somente três dos últimos 15 jogos contra adversários espanhóis em seus domínios (8 vitórias e 4 empates), à medida que o Barcelona ganhou apenas dois dos últimos sete compromissos frente oponentes alemães.

Borussia Dortmund e Barcelona jamais se enfrentaram pela Champions League ao longo da história, logo este será o primeiro embate entre eles pelo torneio.
Borussia Dortmund e Barcelona jamais se enfrentaram pela Champions League ao longo da história, logo este será o primeiro encontro entre eles pelo torneio.

Escalações

Borussia Dortmund (4-2-3-1): Burki; Hakimi, Akanji, Hummels e Raphael Guerreiro; Delaney e Witsel; Brandt, Marco Reus e Jadon Sancho; Paco Alcácer. Técnico: Lucien Favre.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen; Semedo, Piqué, Lenglet e Jordi Alba; de Jong, Busquets e Sergi Roberto; Griezmann, Luis Suárez e Carles Pérez. Técnico: Ernesto Valverde.

Previsão

O duelo entre Borussia Dortmund x Barcelona é realmente imperdível, afinal, estamos nos referindo a dois pesos pesados do futebol europeu, e que têm por característica, atuarem de maneira bastante ofensiva.
Por estar situado no indigesto grupo F da Champions League, ao lado de Barcelona, Internazionale e Slavia Praga, somar pontos como mandante é de extrema importância ao Borussia Dortmund, ao mesmo tempo que estrear com um tropeço em casa, já diminuiria drasticamente as chances do time alemão avançar às oitavas de final. Por este motivo, não restam dúvidas de que veremos os auri-negros buscando o gol do primeiro ao último minuto da partida, através de muita intensidade, a principal virtude da equipe de Lucien Favre.
Enquanto isso, o Barcelona sairia de campo satisfeitíssimo caso conquistasse um pontinho na Alemanha, pois encarar a atmosfera do Signal Iduna Park não é uma tarefa nada fácil, ainda mais sem poder contar com Lionel Messi. E para piorar a situação, o Barça não venceu nenhum compromisso como visitante na atual temporada, haja vista a derrota frente o Athletic Bilbao e o empate diante do Osasuna.
Palpite: Borussia Dortmund 2 x 0 Barcelona.

 

Deixar um comentário

Menu