Após a longa paralisação por conta das datas FIFA, a Ligue 1 voltará com tudo na tarde desta sexta-feira (15:45 de Brasília), com o tradicional confronto do futebol francês entre Nice x PSG, que abrirá a 10ª rodada da competição na Allianz Riviera.
Nice
O Nice vem realizando uma campanha dentro do esperado na Ligue 1, isso porque os Les Aiglons ocupam a 9ª posição na classificação do torneio, lembrando que na temporada passada eles encerraram a sua participação na sétima colocação da liga, enquanto na retrasada, ficaram em oitavos. Com 13 pontos ganhos, os comandados de Patrick Vieira contabilizam 4 vitórias, 1 empate e quatro derrotas nas 9 rodadas disputadas até aqui, obtendo assim, 48,1% de aproveitamento.
A irregularidade foi o grande problema do Nice nos últimos anos, por este motivo o desafio do técnico Patrick Vieira é fazer com que a sua equipe repita como visitante, o mesmo desempenho que ela tem como mandante. O fato dos Les Aiglons terem um plantel extremamente jovem (23,4 anos de média de idade), define bem porque eles encontram maiores dificuldades quando atuam fora de casa.
O departamento médico do Nice dos atletas Christophe Jallet, Ibrahim Cisse, Stanley Nsoki, Gautier Lloris e Adam Ounas, em decorrência de suas respectivas contusões, à medida que Youcef Atal cumprirá suspensão.

PSG
Enquanto isso, o PSG desembarca na Riviera Francesa com a confiança abalada, afinal, Neymar sofreu uma lesão muscular no amistoso disputado pela Seleção Brasileira diante da Nigéria no último domingo, e desfalcará o time da capital por pelo menos um mês. Este fato preocupa demasiadamente os parisienses, uma vez que o craque brasileiro já garantiu três vitórias aos atuais bicampeões franceses na atual edição da Ligue 1, ao marcar gols decisivos nas partidas frente Strasbourg, Lyon e Bordeaux, respectivamente, todos vencidos pelo placar mínimo.
Desta maneira, graças aos gols de Neymar, os pupilos de Thomas Tuchel lideram a Ligue 1 com 21 pontos, colecionando o total de sete vitórias e duas derrotas em nove jogos, registrando 77,8% através desta ótima campanha. Ademais, o PSG é dono tanto do melhor ataque (17 gols marcados) quanto da melhor defesa (4 gols sofridos) da competição.
Além de Neymar, os jogadores Colin Dagba, Thilo Kherer, Idrissa Gueye, Julian Draxler, Kylian Mbappé e Edinson Cavani, também estão fora de combate em virtude de lesões, ao contrário do lateral-esquerdo Juan Bernat, que não jogará devido a uma suspensão.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 70 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do PSG que soma 29 vitórias mediante 21 triunfos do Nice, ao passo que o empate prevaleceu em outras 20 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em maio deste ano no estádio Parque dos Príncipes, pela 35ª rodada da edição anterior da Ligue 1. Na ocasião, a partida terminou empatada em 1 a 1. Entretanto, no último duelo entre eles disputado na Arena Allianz Riviera, o PSG derrotou o Nice por 3 a 0, com dois gols de Neymar e um de Christopher Nkunku.
Vale ressaltar ainda, que o Nice venceu apenas um dos últimos 13 jogos frente o PSG, acumulando 10 derrotas e dois empates nos demais compromissos realizados neste período.
Curiosamente, o Nice é o único clube da Ligue 1 que não sofreu gols de Kylian Mbappé nas quatro vezes em que se deparou com o jovem atacante francês.

Escalações
Nice (4-3-3): Benítez; Burner, Herelle, Dante e Sarr; Cyprien, Lusamba e Lees-Melou; Claude-Maurice, Dolberg e Maolida. Técnico: Patrick Vieira.
PSG (4-3-3): Keylor Navas; Meunier, Thiago Silva, Diallo e Kurzawa; Marquinhos, Paredes e Verratti; Sarabia, Icardi e Di María. Técnico: Thomas Tuchel.
Previsão
Enfim as ligas europeias retomarão as suas atividades depois dos modorrentos jogos internacionais de seleções. E o confronto envolvendo Nice x PSG promete ser pra lá de agitado, principalmente porque ambos atuam de maneira bastante ofensiva.
A enorme lista de desfalques com certeza atrapalhará o Nice na tarde desta sexta-feira. Embora os Les Aiglons tenham a chance de jogar em seus domínios, é muito improvável vê-los saindo de campo com os três pontos. Por esta razão, os anfitriões ficariam satisfeitíssimos caso conquistassem um empate diante dos atuais bicampeões franceses.
Do outro lado, o PSG também vem sofrendo com as constantes lesões de seus atletas, tanto é, que Neymar, Kylian Mbappé e Edinson Cavani, isto é, o trio de ataque titular da equipe, continua no departamento médico. No entanto, os parisienses são donos de um elenco mais qualificado tecnicamente. Não à toa, Ángel Di María, Mauro Icardi e o espanhol Pablo Sarabia, o grande destaque do time na temporada, estarão em ação na Riviera Francesa.
Palpite: Nice 1 x 2 PSG.