O maior clássico da Terra da Rainha terá mais um capítulo escrito em sua história na tarde deste domingo (20), visto que Manchester United e Liverpool se enfrentarão pela primeira vez na temporada, lembrando que o North West Derby começa a partir das 12:30 (horário de Brasília), no mítico Old Trafford.
Manchester United
A campanha do Manchester United é decepcionante até aqui, tanto é, que os Red Devils estão a apenas dois pontos da zona da degola da Premier League, colecionando o total de 9 pontos em 8 jogos disputados pela competição. Para se ter uma ideia, os comandados de Ole Gunnar Solskjaer conquistaram somente duas vitórias na liga, obtendo míseros 37,5% de aproveitamento devido a este pífio desempenho.
Como não poderia deixar de ser, este péssimo momento vivido pelo conjunto de Old Trafford já gerou uma enorme pressão sobre o técnico Ole Gunnar Solskjaer. Não à toa, o italiano Massimiliano Allegri está no radar do time inglês, e não seria nenhuma surpresa vê-lo assumir o comando da equipe caso os Red Devils entrem na zona de rebaixamento por conta de um revés no North West Derby. Aliás, esta hipótese é a mais cotada, pois o Manchester United permanece há exatas cinco partidas sem vencer, acumulando três empates e duas derrotas neste período.
Os jogadores David De Gea, Phil Jones, Eric Bailly, Diogo Dalot, Timothy Fosu-Mensah e Paul Pogba estão todos fora de combate, em virtude de contusões.

Liverpool
Do outro lado, o Liverpool chega extremamente motivado para encarar o seu maior rival, afinal, a atual fase dos Reds é pra lá de empolgante. Líder isolado na tabela da Premier League com 100% de aproveitamento nas oito primeiras rodadas do torneio, os pupilos de Jurgen Klopp já abriram uma vantagem considerável de oito pontos em relação ao bicampeão inglês, Manchester City, que segue na vice-colocação com 16 pontos.
Vale ressaltar ainda, que as coisas estão conspirando totalmente a favor do Liverpool, basta recordarmos da vitória mais recente dos Reds diante do Leicester, pela rodada passada da Premier League, uma vez que eles marcaram o gol que garantiu o triunfo por 2 a 1, aos 50 minutos da segunda etapa, através de uma penalidade bem executada por James Milner. Desta maneira, os atuais campeões europeus aumentaram para 44 a série de jogos invictos em Anfield.
O departamento médico do Liverpool vetou a presença dos atletas Nathaniel Clyne e Xherdan Shakiri, em decorrência de suas respectivas lesões.

Dados Estatísticos
O registro histórico do confronto aponta que o North West Derby já foi disputado o montante de 201 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Manchester United que soma 80 vitórias mediante 65 triunfos do Liverpool, ao passo que o empate prevaleceu em outras 56 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em fevereiro deste ano no próprio estádio Old Trafford, pela 27ª rodada da edição anterior da Premier League. Na ocasião, a partida terminou empatada sem gols. A propósito, os Red Devils mantêm uma invencibilidade de cinco jogos frente os Reds atuando em seus domínios (3 vitórias e 2 empates).
Curiosamente, este duelo reunirá os dois zagueiros mais caros do futebol inglês, já que Harry Maguire foi contratado pelo Manchester United por 87,1 milhões de euros (R$ 400 milhões), enquanto Virgil van Dijk chegou ao Liverpool por 84 milhões de euros (R$ 386,5 milhões).
Outro dado interessante, é que o Manchester United é o único clube que o atacante Mohamed Salah enfrentou mais de quatro vezes na carreira, e ainda não marcou nenhum gol.

Escalações
Manchester United (4-2-3-1): Romero; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Ashley Young; McTominay e Matic; Daniel James, Juan Mata e Martial; Rashford. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.
Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Matip, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.
Previsão
O North West Derby é sem sombra de dúvidas o clássico mais emblemático da Inglaterra, sobretudo porque ele reúne os dois clubes mais vitoriosos do país. Por este motivo, podemos esperar um grande duelo no Old Trafford.
Como citei anteriormente, a fase vivida pelo Manchester United é realmente preocupante. Logo, nem mesmo o fato dos Red Devils jogarem em casa, diante de sua torcida, os coloca como favoritos no confronto contra o Liverpool, ainda após a confirmação da ausência de Paul Pogba, o principal astro da equipe de Ole Gunnar Solskjaer.
Enquanto isso, os Reds continuam firmes a sua caminhada rumo ao tão desejado título inglês, um feito que eles não alcançam desde 1990, isto é, jamais conquistado na “era Premier League”. No entanto, para que este sonho se torne realidade no final da temporada, o time de Jurgen Klopp sabe que precisa evitar tropeços, e perder de seu maior rival na atual conjuntura, seria um verdadeiro desastre, obviamente, considerando o futebol que ambos vem praticando no momento.
Palpite: Manchester United 0 x 3 Liverpool.