Liverpool x Flamengo

Chegou o grande momento, a tão aguardada decisão do Torneio Mundial de Clubes da FIFA entre Liverpool x Flamengo, enfim será realizada na tarde deste sábado (21). O confronto envolvendo europeus e sul-americanos começa a partir das 14:30 (de Brasília), no Estádio Internacional Khalifa, em Doha.

Liverpool

O Liverpool desembarcou no Catar com a confiança extremamente em alta para disputar o Torneio Mundial de Clubes da FIFA, afinal, os Reds continuam firmes a sua caminhada rumo ao título inglês, tanto é, que os atuais campeões europeus lideram a Premier League com 49 pontos, dez à frente do vice-colocado Leicester (39 pontos). E não para por aí, visto que os comandados de Jurgen Klopp permanecem invictos na competição, colecionando 16 vitórias e um empate nas 17 primeiras rodadas da liga.
Mas ao contrário do que muitos imaginavam, os Reds encontraram uma série de dificuldades para superar o Monterrey nas semifinais do Mundial de Clubes. Atuando com o time praticamente todo reserva, o Liverpool só confirmou a vitória diante dos mexicanos (2 a 1) aos 46 minutos da segunda etapa, graças ao gol do atacante Roberto Firmino, que havia acabo de entrar.
Os jogadores Nathaniel Clyne, Joel Matip, Dejan Lovren, Fabinho e Georginio Wijnaldum estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

Desde 1990 sem vencer o título inglês, o Liverpool tem como objetivo principal na temporada quebrar este longo tabu.
Desde 1990 sem vencer o título inglês, o Liverpool tem como objetivo principal na temporada quebrar este longo tabu.

Flamengo

Do outro lado, o Flamengo tem motivos de sobra para acreditar na conquista do bicampeonato mundial, basta analisarmos os feitos alcançados pelos Rubro-Negros ao longo da temporada. Para se ter uma ideia, o Mengão começou o ano faturando o Campeonato Carioca, na época em que a equipe ainda era dirigido por Abel Braga, enquanto no segundo semestre, já com Jorge Jesus à frente do time, o conjunto da Gávea venceu o Brasileirão, com 16 pontos de vantagem em relação ao vice-líder do campeonato, além de ter erguido o caneco da Copa Libertadores, após bater o poderoso River Plate, títulos que levaram toda a nação flamenguista literalmente ao êxtase.
No entanto, a estreia do Flamengo contra o Al-Hilal no Mundial de Clubes por pouco não virou um pesadelo, uma vez que os pupilos de Jorge Jesus terminaram o primeiro tempo perdendo por 1 a 0. Contudo, os gols de De Arrascaeta, Bruno Henrique e Ali Al-Bulaihi (contra), todos marcados na etapa final da partida, garantiram os campeões sul-americanos na grande decisão do torneio.
O departamento médico flamenguista liberou todos os atletas ao treinador Jorge Jesus.

O treinador Jorge Jesus é o segundo técnico europeu na história a comandar um time sul-americano em uma final de Mundial de Clubes. Apenas Mirko Jozic conseguiu, em 1991 pelo Colo-Colo, havia alcançado este feito.
O treinador Jorge Jesus será o segundo técnico europeu na história a comandar um time sul-americano em uma final de Mundial de Clubes. Apenas Mirko Jozic, em 1991 pelo Colo-Colo, havia alcançado este feito.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que Liverpool e Flamengo se enfrentaram uma única vez ao longo da história. Trata-se da final do Mundial Interclubes de 1981, realizada em Tóquio, no Japão. Na ocasião, os brasileiros bateram os ingleses por 3 a 0, com dois gols de Nunes e outro de Adílio.
Vale ressaltar ainda, que o Liverpool nunca sentiu a emoção de vencer o Torneio Mundial de Clubes, ao passo que o Flamengo acumula um título no currículo. Mas ao contrário dos Rubro-Negros, que estiveram presentes apenas em uma final da competição até hoje, os Reds disputaram mais duas vezes a decisão do campeonato, diante de Independiente e São Paulo, em 1984 e 2005, respectivamente, sendo que em ambas, eles saíram de campo derrotados.
Curiosamente, o último time sul-americano campeão do Torneio Mundial de Clubes foi o Corinthians, em 2012 (derrotou o Chelsea). De lá para cá, as equipes europeias venceram todas as demais edições do campeonato, lembrando que a América do Sul soma o total de 32 conquistas contra 24 da Europa.

O Manchester United foi a última equipe inglesa a vender o Torneio Mundial de Clubes, em 2008.
O Manchester United, de Sir. Alex Ferguson, foi a última equipe inglesa a vencer o Torneio Mundial de Clubes, em 2008.

Escalações

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Keita, Henderson e Milner; Salah, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Flamengo (4-2-3-1): Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Pablo Marí e Filipe Luís; Willian Arão e Gérson; Éverton Ribeiro, De Arrascaeta e Bruno Henrique; Gabriel. Técnico: Jorge Jesus.

Previsão

A reedição da decisão do Mundial Interclubes de 1981 promete ser emocionante do início ao fim, afinal, tanto Liverpool quanto Flamengo, são as melhores equipes de seus respectivos continentes. O estilo de jogo ofensivo e intenso dos dois finalistas também nos levam a crer que teremos uma partida de altíssimo nível em Doha, ao contrário das últimas edições da competição, aonde vimos os europeus sobrando em relação aos sul-americanos.
A prioridade dos Reds na atual temporada é vencer a Premier League, isso fica evidente em cada entrevista concedida pelo treinador Jurgen Klopp. Todavia, como o Liverpool precisou enfrentar uma longa e desgastante viagem para chegar ao Catar, é óbvio que eles entrarão em campo sedentos pelo título, sobretudo porque é o único que os ingleses ainda não têm em sua sala de troféus.
Já o Mengão, espera encerrar 2019 com chave de ouro depois de um ano realmente espetacular. Embora o Rubro-Negro não seja o favorito à vitória, ele tem totais condições de repetir a façanha alcançada por Zico, Adílio, Andrade, Nunes e companhia há mais de três décadas, pois bater recordes tornou-se a marca registrada deste Flamengo, de Jorge Jesus.
Palpite: Liverpool 2 x 1 Flamengo.

Deixar um comentário

Menu