Arsenal x Manchester United

2020 começará com tudo na Terra da Rainha, afinal, os eternos rivais Arsenal e Manchester United estarão frente a frente logo no primeiro dia do ano. O tradicional clássico inglês terá início a partir das 17:00 (de Brasília), no Emirates Stadium.

Arsenal

A temporada 2019/20 está sendo um verdadeiro desastre para o Arsenal, uma prova disso é que o conjunto londrino encerrou o ano de 2019 sofrendo um duríssimo revés diante do Chelsea, por 2 a 1, de virada, no Emirates Stadium. Aliás, os Gunners venceram somente um dos últimos 15 compromissos disputados, portanto a fase não anda nada boa para a equipe da capital inglesa.
O péssimo desempenho dos Gunners no início da temporada, levou a diretoria a realizar mudanças no comando técnico do time, trocando o Unai Emery por Mikel Arteta. Entretanto, o ex-assistente de Pep Guardiola conquistou apenas um ponto nas duas partidas em que esteve à frente do Arsenal até aqui.
Colecionando 5 vitórias, 9 empates e seis derrotas pela Premier League, os pupilos de Mikel Arteta ocupam o 12º posto na classificação com 24 pontos ganhos, obtendo míseros 40% de aproveitamento no campeonato.
Os jogadores Rob Holding, Sokratis, Héctor Bellerín Sead Kolasinac, Kieran Tierney e Callum Chambers estão todos fora de combate, em virtude de lesões.

Com a derrota frente o Chelsea, o Arsenal perdeu o seu quarto jogo seguido atuando em casa, algo que não acontecia há 60 anos.
Com a derrota frente o Chelsea, o Arsenal perdeu o seu quarto jogo seguido atuando em casa, algo que não acontecia há exatos 60 anos.

Manchester United

Do outro lado, o Manchester United desembarca em Londres com a confiança em alta, isso porque os Red Devils se despediram de 2019 vencendo o Burnley, por 2 a 0, em pleno estádio Turf Moor. A propósito, este foi o segundo triunfo consecutivo dos comandados de Ole Gunnar Solskjaer, que haviam goleado o Newcastle por 4 a 1 na rodada do Boxing Day.
Consequentemente, os Red Devils subiram para a 5ª colocação na tabela da Premier League com 31 pontos, contabilizando 8 vitórias, 7 empates e cinco derrotas no torneio, registrando 51,7% de aproveitamento através desta campanha meramente razoável. Na verdade, a inconsistência tem sido a maior inimiga do Manchester United na liga inglesa, tanto é, que a equipe não consegue vencer três partidas de forma consecutiva há quase um ano pela competição.
O departamento médico do Manchester United vetou a presença dos atletas Eric Bailly, Marcos Rojo, Timothy Fosu-Mensah, Diogo Dalot, Scott Mc Tominay e Paul Pogba, devido as suas respectivas contusões.

O desempenho do Manchester United contra os times da parte de cima da tabela da Premier League é excelente. Não à toa, os Red Devils venceram os jogos contra Tottenham, Chelsea, City, Leicester, e foram o único oponente a tirar pontos do Liverpool (empate, 1 a 1).
O desempenho do Manchester United diante dos times da parte de cima da tabela da Premier League é excelente. Não à toa, os Red Devils venceram os jogos contra Tottenham, Chelsea, City, Leicester, e foram o único oponente a tirar pontos do Liverpool (1 a 1).

Dados Estatísticos

O registro histórico  do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 231 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Manchester United que soma 97 vitórias mediante 82 triunfos do Arsenal, ao passo que o empate prevaleceu em outras 52 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em setembro no estádio Old Trafford, pela 7ª rodada da atual edição da Premier League. Na ocasião, o clássico terminou empatado em 1 a 1, com gols de Scott McTominay para o lado dos Red Devils, e de Pierre-Emerick Aubameyang a favor dos Gunners.
Vale ressaltar ainda, que o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang pode se tornar o primeiro jogador do Arsenal a balançar as redes do Manchester United em três jogos seguidos pela Premier League, desde Thierry Henry, em 2001.
Curiosamente, o Arsenal é a equipe do futebol inglês com o melhor aproveitamento em partidas realizadas no dia do Ano Novo.

Acostumados a duelar dentro das quatro linhas, Ole Gunnar Solskjaer e Mikel Arteta se enfrentarão pela primeira vez como treinadores dos clubes pelos quais são ídolos.
Acostumados a duelar dentro das quatro linhas, Ole Gunnar Solskjaer e Mikel Arteta se enfrentarão pela primeira vez como treinadores dos clubes pelos quais são ídolos.

Escalações

Arsenal (4-2-3-1): Leno; Maitland-Niles, Mustafi, David Luiz e Saka; Xhaka e Torreira; Nelson, Ozil e Aubameyang; Lacazette. Técnico: Mikel Arteta.

Manchester United (4-2-3-1): De Gea; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Luke Shaw; Fred e Matic; Daniel James, Andreas Pereira e Rashford; Martial. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.

Previsão

Depois de protagonizarem confrontos históricos durante a década de 90 e de 2000, Arsenal e Manchester United vivem uma triste realidade. Não à toa, se somarmos os pontos dos dois na Premier League, notaremos que eles computarão o mesmo número obtido pelo líder Liverpool. A intensa luta de de ambos para chegar ao G-4, também evidencia que a fase dos times não é boa.
Apesar do fraco desempenho na temporada, o Arsenal está otimista em relação ao futuro, tudo por conta da chegada do treinador Mikel Arteta, que embora não tenha vencido nenhuma partida à frente dos Gunners, já melhorou bastante o futebol praticado pela equipe dentro de campo.
Enquanto isso, o Manchester United terá pela frente uma dificílima série de jogos neste início de ano, visto que os Red Devils enfrentarão duas vezes o Wolverhampton, duas vezes o Manchester City, além de Liverpool e Chelsea, em seus primeiros nove jogos de 2020. Contudo, o ótimo desempenho diante dos oponentes que ocupam a parte de cima da tabela, faz com que a confiança se mantenha inabalada no Old Trafford.
Palpite: Arsenal 2 x 1 Manchester United.

Deixar um comentário

Menu