Valencia x Barcelona

O estádio Mestalla será o palco do tradicional clássico do futebol espanhol entre Valencia x Barcelona, válido pela 21ª rodada da LaLiga. O confronto desta sexta-feira (25) terá início a partir das 12:00 (horário de Brasília).

Valencia

A irregularidade continua sendo a marca registrada do Valencia na atual temporada, isso explica porque a equipe está encontrando tantas dificuldades para entrar no G-4 da LaLiga. Embora os comandados de Albert Celades não percam uma partida atuando em seus domínios desde abril, o desempenho dos valencianos como visitantes vem deixando bastante a desejar, tanto é, que na rodada passada do campeonato, os Morcegos visitaram o Mallorca, e regressaram da ilha com um duríssimo revés por 4 a 1 na bagagem.
Consequentemente, o Valencia ocupa a sétima posição na tabela da LaLiga com 31 pontos, contabilizando 8 vitórias, 7 empates e cinco derrotas em 20 jogos, obtendo 51,7% de aproveitamento. Apesar do desempenho abaixo das expectativas, os Morcegos estão a apenas quatro pontos do terceiro colocado, Atlético Madrid.
Os jogadores Jasper Cillessen, Cristiano Piccini e Gonçalo Guedes estão todos fora de combate em virtude de lesões, à medida que o meia Dani Parejo não jogará devido a expulsão na partida anterior.

Albert Celades assumiu o comando técnico do Valencia no início da temporada, sucedendo Marcelino García Toral, que vinha realizando um excelente trabalho à frente do time.
Albert Celades assumiu o comando do Valencia no início da temporada, sucedendo Marcelino García Toral, que por sua vez, vinha realizando um ótimo trabalho à frente do time.

Barcelona

Do outro lado, o Barcelona desembarca na Comunidade Valenciana com a confiança extremamente em alta, e tudo por conta da chegada do técnico Quique Setién ao Camp Nou. A eliminação dos catalães diante do Atlético Madrid, nas semifinais da Supercopa da Espanha, aliada a sucessão de maus resultados do time neste inicio de ano, levou a diretoria do clube a demitir o ex-treinador da equipe Ernesto Valverde. E logo em sua estreia à frente do Barça, o novo comandante blaugrana já mostrou a que veio, haja vista o triunfo dos atuais campeões espanhóis sobre o Granada por 1 a 0.
Com 43 pontos ganhos, o Barcelona segue na liderança da LaLiga juntamente com o Real Madrid, colecionando o total de 13 vitórias, 4 empates e três derrotas em 20 partidas realizadas até aqui pela competição, assinalando 71,7% de aproveitamento através desta razoável campanha, lembrando que os catalães superam o rival nos critérios de desempate.
O departamento médico barcelonista vetou a presença dos atletas Ousmane Dembélé e Luis Suárez, em decorrência de suas respectivas lesões.

O craque Lionel Messi continua liderando a artilharia da LaLiga com 14 gols marcados.
O craque Lionel Messi continua liderando a artilharia da LaLiga com 14 gols marcados.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 219 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Barcelona que soma 106 vitórias mediante 58 triunfos do Valencia, ao passo que o empate prevaleceu em outras 55 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em setembro do ano passado no estádio Camp Nou, pela 4ª rodada da atual edição da LaLiga. Na ocasião, o Barcelona goleou o Valencia por 5 a 2, com gols de Luis Suárez (2), Ansu Fati, Frenkie de Jong e Gerard Piqué para os lados do Barça, enquanto Kévin Gameiro e Máxi Gómez diminuíram a favor dos Morcegos.
Vale ressaltar ainda, que o Valencia não vence o Barcelona em partidas válidas pela LaLiga desde 2016, acumulando 4 derrotas e três empates neste período. Outro detalhe interessante, é que os catalães permanecem invictos no estádio Mestalla há exatos 11 anos, considerando jogos por todas as competições.
Curiosamente, este embate reunirá os atuais campeões da LaLiga (Barcelona) e da Copa do Rei (Valencia), que inclusive, disputaram a decisão da copa espanhola na última temporada.

O Valencia levou a melhor sobre o Barcelona na final da edição anterior da Copa do Rei, batendo os catalães por 2 a 0 na Andaluzia.
O Valencia levou a melhor sobre o Barcelona na final da edição anterior da Copa do Rei, batendo os catalães por 2 a 1 na Andaluzia.

Escalações

Valencia (4-4-2): Domenech; Wass, Gabriel Paulista, Diakhaby e Gayà; Cheryshev, Kondogbia, Coquelin e Soler; Rodrigo e Gameiro. Técnico: Albert Celades.

Barcelona (3-5-2): Ter Stegen; Lenglet, Umtiti e Piqué; Sergi Roberto, Busquets, de Jong, Rakitic e Jordi Alba; Griezmann e Messi. Técnico: Quique Setién.

Previsão

Historicamente, os duelos envolvendo Valencia x Barcelona, um dos mais tradicionais do futebol espanhol, costumam ser intensos, polêmicos e ríspidos, graças a grande rivalidade existente entre os dois times. Por esta razão, não restam dúvidas de que teremos um jogo imperdível na tarde deste sábado.
O fato do Valencia jogar em casa, coloca-o com enormes chances de sair de campo com os três pontos nesta partida, afinal, a performance dos Morcegos atuando como mandantes pela LaLiga é muito bom. Não à toa, eles seguem invictos diante de sua torcida até o momento na competição, assinalando cinco vitórias e cinco empates em 10 jogos.
Já o Barcelona, sabe que um tropeço pode significar a perda da liderança no campeonato, sobretudo porque o Real Madrid enfrentará o modesto Valladolid no Santiago Bernabéu. No entanto, o excelente histórico dos blaugranas frente os valencianos no Mestalla, é um forte indicativo de que dificilmente o Barça terminará a rodada como vice-líder no torneio.
Palpite: Valencia 1 x 2 Barcelona.

 

Deixar um comentário

Menu