Roma x Lazio

A capital italiana vai parar na tarde deste domingo (26), afinal, o Derby della Capitale, tradicional clássico entre Roma x Lazio, terá mais um capítulo escrito em sua rica história. O confronto começa a partir das 14:00 (de Brasília), no estádio Olímpico.

Roma

O início de ano da Roma vem preocupando demasiadamente os torcedores romanistas, isso porque além dos giallorossis terem saído de campo derrotados em dois dos três compromissos realizados em 2020 pelo Calcio, eles caíram nas quartas de final da Copa da Itália, devido ao revés diante da Juventus por 3 a 1 no meio de semana, lembrando que os comandados de Paulo Fonseca começaram muito bem a sua caminhada no campeonato, tanto é, que eles perderam somente duas partidas entre os meses de agosto e setembro pela competição.
Desta maneira, a Roma ocupa a 4ª colocação na tabela da Serie A com 38 pontos ganhos, colecionando o total de 11 vitórias, 5 empates e quatro derrotas em 20 jogos, obtendo assim, 63,3% de aproveitamento no torneio.
Os jogadores Davide Zappacosta, Davide Santon, Amadou Diawara, Javier Pastore, Henrikh Mkhitaryan, Diego Perotti e Nicolò Zaniolo, estão todos fora de combate em decorrência de contusões.

Dona da 4ª melhor campanha como mandante da Serie A, a Roma conquistou 5 vitórias até o momento atuando em seus domínios.
Dona da 4ª melhor campanha como mandante da Serie A, a Roma registra 5 vitórias atuando em seus domínios pelo campeonato.

Lazio

Do outro lado, a Lazio chega extremamente confiante para disputar o Derby della Capitale, haja vista a excelente fase vivida pelos biancocelestis que acumulam uma incrível série de 11 triunfos consecutivos no Calcio. Ao contrário da Roma, os pupilos de Simone Inzaghi tiveram início de temporada irregular, tanto é, que eles sofreram duas derrotas nas cinco primeiras rodadas do campeonato, porém o time evoluiu com o decorrer dos jogos a ponto de ser o único clube que conseguiu vencer a Juventus até aqui na competição.
Com 19 partidas realizadas pela Serie A, uma a menos em relação aos demais concorrentes, a Lazio segue na terceira posição da tabela com 45 pontos, contabilizando 14 vitórias, 3 empates e duas derrotas, registrando 78,9% de aproveitamento através desta surpreendente campanha.
O departamento médico da Lazio vetou a presença dos atletas Jordan Lukaku, Adam Marusic e Danilo Cataldi, em virtude de suas respectivas lesões.

O atacante Ciro Immobile segue liderando a artilharia do Calcio com 23 gols marcados.
O atacante Ciro Immobile segue liderando a artilharia do Calcio com 23 tentos, sete a mais que o craque Cristiano Ronaldo.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Derby della Capitale já foi disputado 166 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é da Roma que soma 61 vitórias mediante 41 triunfos da Lazio, ao passo que o empate prevaleceu em outras 61 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais romanos, ocorreu em setembro do ano passado no estádio Olímpico, pela 2ª rodada da atual edição da Serie A. Na ocasião, o clássico terminou empatado em 1 a 1, com gols de Aleksandar Kolarov para o lado dos giallorossis, à medida que Luis Alberto marcou a favor dos biancocelestis.
Vale ressaltar ainda, que o brasileiro Dino Da Costa é o jogador da Roma que mais vezes balançou as redes da Lazio no Derby della Capitale, assinalando o montante de doze tentos.
Até hoje, apenas 11 atletas defenderam as cores tanto da Roma quanto da Lazio, neste clássico que teve a sua primeira edição realizada em 1929.

Ídolo dos biancocelestis tanto dentro quanto fora de campo, Simone Inzagui enfrentará a Roma pela décima vez (3V - 4D - 2E).
Ídolo dos biancocelestis dentro e fora dos gramados, Simone Inzagui enfrentará a Roma pela décima vez na carreira como treinador (3V – 2E – 4D).

Escalações

Roma (4-2-3-1): Pau López; Spinazzola, Mancini, Smalling e Kolarov; Veretout e Cristante; Under, Pellegrini e Kluivert; Dzeko. Técnico: Paulo Fonseca.

Lazio (3-5-2): Strakosha; Patric, Acerbi e Radu; Lazzari, Milinkovic-Savic, Lucas Leiva, Luis Alberto e Lulic; Immobile e Joaquín Correa. Técnico: Simone Inzaghi.

Previsão

A enorme rixa existente entre as equipes de Roma e Lazio, ultrapassa até mesmo a espera esportiva, visto que aspectos políticos fazem do Derby della Capitale um dos clássicos de maior rivalidade no mundo da bola. Por essas e outras, podemos afirmar de antemão que teremos um grande jogo no estádio Olímpico.
A distância de sete pontos que separa a Lazio da Roma na classificação do Calcio, reflete perfeitamente a diferença dos dois times na atualidade. Ao analisarmos o futebol praticado pelas equipes dentro das quatro linhas, a superioridade dos biancocelestis fica ainda mais evidente, sobretudo porque as lesões continuam complicando a vida dos giallorossis. Considerando todos estes detalhes, aliado ao fato da excelente fase vivida pelo atacante Ciro Immobile, que na rodada passada do campeonato, marcou o seu primeiro hat-trick da temporada, é bastante improvável vermos os visitantes saindo de campo sem os três pontos.
Palpite: Roma 1 x 2 Lazio.

Deixar um comentário

Menu