Manchester City x Manchester United

A cidade de Manchester vai parar na tarde desta quarta-feira (29), afinal, os rivais City e United disputarão a segunda e decisiva partida das semifinais da Copa da Liga Inglesa no Etihad Stadium, lembrando que os Citizens venceram o jogo de ida, por 3 a 1, em pleno Old Trafford. O clássico começa a partir das 16:30 (de Brasília).

Manchester City

A enorme distância de 16 pontos que separa o Manchester City, atual vice-colocado na tabela da Premier League, do Liverpool, líder do campeonato, acabou fazendo com que os Citizens priorizassem as copas nesta temporada.
Por este motivo, os bicampeões ingleses entrarão em campo com a sua formação totalmente completa para encarar o Manchester United no jogo de volta das semifinais da Copa da Liga Inglesa, isso mesmo após eles terem vencido o jogo de ida por 3 a 1. A propósito, a superioridade do City no Old Trafford foi algo que chamou bastante a atenção, em especial na etapa inicial, tanto é, que os pupilos de Pep Guardiola balançaram as redes três vezes logo nos primeiros 40 minutos da partida, através dos gols de Bernardo Silva, Riyad Mahrez e Andreas Pereira (contra).
O departamento médico dos Citizens vetou a presença dos atletas Aymeric Laporte e Leroy Sané, em virtude de suas respectivas lesões.

Seis vezes campeão da Copa da Liga Inglesa ao longo da história, o Manchester City superou os times do Preston, Southampton e Oxford para chegar nas semifinais do torneio.
Seis vezes campeão da Copa da Liga Inglesa ao longo da história, o Manchester City superou os times do Preston, Southampton e Oxford para chegar nas semifinais do torneio.

Manchester United

Do outro lado, o Manchester United chega com a confiança em baixa para enfrentar o vizinho Manchester City, sobretudo por conta do duríssimo revés sofrido pelos Red Devils no Old Trafford.
Obviamente, a derrota por 3 a 1 no jogo de ida das semifinais da Copa da Liga Inglesa aumentou ainda a pressão pelos lado do Old Trafford, principalmente sobre o treinador Ole Gunnar Solskjaer, que inclusive, passou a ser até xingado por alguns torcedores, como por exemplo, na goleada do Manchester United sobre o modesto Tranmere Rovers, por 6 a 0, no último final de semana. Nem mesmo este excelente resultado foi capaz de evitar a insatisfação dos Red Devils junto ao treinador norueguês, que por sua vez, não deveria ser responsabilizado pela crise que assola o clube, ao contrário dos irmãos Glazer e de Ed Woodward.
Os jogadores Axel Tuanzebe, Marcos Rojo, Timothy Fosu-Mensah, Scott McTominay, Paul Pogba e Marcus Rashford, estão todos fora de combate em decorrência de lesões.

Em busca de seu sexto caneco da Copa da Liga Inglesa, o Manchester United eliminou as equipes do Rochdale, Chelsea e Colchester nas fases anteriores da competição.
Em busca de seu sexto caneco da Copa da Liga Inglesa, o Manchester United eliminou as equipes do Rochdale, Chelsea e Colchester nas fases anteriores da competição.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o clássico da cidade de Manchester já foi realizado o total de 180 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do United que soma 74 vitórias mediante 54 triunfos do City, ao passo que o empate prevaleceu em outras 52 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes pela Copa da Liga Inglesa, ocorreu em 2016 no estádio Old Trafford, em partida válida pela 4ª Fase do torneio. Na ocasião, os Red Devils bateram os Citizens pelo placar mínimo, graças ao gol salvador de Juan Mata.
Vale ressaltar ainda, que o Manchester City tenta chegar em sua terceira final seguida da Copa da Liga Inglesa, sendo que os Citizens são os atuais bicampeões da competição. Em contrapartida, o Manchester United não ergue o caneco do campeonato desde a temporada 2016/17.
Curiosamente, a última vez que o City eliminou o United da Copa da Liga Inglesa, foi há exatos 44 anos, na edição 1975/76 do torneio.

Manchester City e Manchester United se enfrentarão pela segunda vez no Etihad Stadium nesta temporada. No clássico anterior, os Red Devils levaram a melhor sobre os Citizens, derrotando-os por 2 a 1, pela Premier League.
Em Dezembro, os rivais de Manchester se enfrentaram no Etihad Stadium pela Premier League, e os Red Devils levaram a melhor sobre os Citizens, derrotando-os por 2 a 1.

Escalações

Manchester City (4-3-3): Ederson; Walker, Stones, Fernandinho e Mendy, De Bruyne, Rodri e Gundogan; Bernardo Silva, Aguero e Sterling. Técnico: Pep Guardiola.

Manchester United (4-2-3-1): De Gea; Wan-Bissaka, Lindelof, Maguire e Williams; Fred e Matic; Greenwood, Juan Mata e Daniel James; Martial. Técnico: Ole Gunnar Solskjaer.

Previsão

Caso fôssemos realizar o prognóstico deste clássico no final do século passado, certamente apontaríamos o United como vencedor. Todavia, de lá para cá as coisas mudaram completamente no mundo da bola, a ponto do City, antes considerado o “primo pobre” da cidade de Manchester, ter se tornado “rico”, assim como o conjunto de Old Trafford.
Logo, mesmo se este confronto começasse com os dois times zerados no placar, o Manchester City seria franco favorito à vencê-lo, e não apenas pelo fato da partida ter o Etihad Stadium como palco, mas sim, por conta do futebol praticado por ambos dentro de campo. Aliás, a diferença de 17 pontos que separa os rivais na classificação da Premier League, serve perfeitamente como parâmetro para exemplificar isso.
Já o Manchester United, continua acreditando em uma eventual classificação à grande decisão da Copa da Liga Inglesa, isso porque os Red Devils costumam jogar melhor quando atuam fora de casa, aonde o limitado setor de criação da equipe trabalha única e exclusivamente para armar contra-ataques. No entanto, vencer o Citizens em seus domínios não é uma tarefa nada fácil, ainda mais por dois gols de diferença.
Palpite: Manchester City 3 x 0 Manchester United.

 

 

1 Comentário

Deixar um comentário

Menu