Real Madrid x Atlético Madrid

Poucos dias após se enfrentarem na decisão da Supercopa da Espanha, os rivais madrilenhos Real e Atlético, se encontrarão novamente na tarde deste sábado (01), porém desta vez, no estádio Santiago Bernabéu, pela 22ª rodada da LaLiga 2019/20. O clássico começa a partir do meio-dia (de Brasília).

Real Madrid

O Real Madrid chega extremamente motivado para disputar o Dérbi Madrilenho na tarde deste sábado, isso porque os merengues seguem com 100% de aproveitamento em 2020, uma vez que o conjunto madridista venceu todos os sete compromissos disputados neste novo ano. Me refiro aos triunfos sobre os times do Getafe (3 x 0), Sevilla (2 x 1), e Valadollid (1 x 0) pela LaLiga, além das vitórias diante de Unionistas (3 x 1) e Zaragoza (4 x 1) pela Copa do Rei, e Valencia (3 x 1) e Atlético Madrid (nos pênaltis) pela Supercopa da Espanha.
Desta maneira, janeiro acabou sendo perfeito para os pupilos de Zinedine Zidane, que voltaram do continente asiático com o título da Supercopa da Espanha na bagagem, e de quebra, assumiram a liderança da LaLiga. Obtendo 46 pontos ganhos na competição, o Real Madrid coleciona 13 vitórias, 7 empates e uma derrota em 21 jogos, registrando assim, 73% de aproveitamento no campeonato.
O departamento médico madridista vetou a presença dos atletas Marco Asensio e Eden Hazard, em virtude de contusões.

O Real Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga, com apenas 13 gols sofridos em 21 partidas.
O Real Madrid é dono da melhor defesa da LaLiga com somente 13 gols sofridos, um a menos em relação ao Atlético Madrid.

Atlético Madrid

Enquanto isso, o Atlético Madrid vive um momento realmente complicado, visto que os comandados de Diego Simeone já estão há exatos quatro jogos sem vencer. Para se ter uma ideia, neste período, os colchoneros sofreram uma duríssima derrota nos pênaltis frente o Real Madrid, resultado que deixou-os com o vice-título da Supercopa da Espanha, além de terem sido precocemente eliminados da Copa do Rei pelo Cultural Leonesa (2 x 1), clube que disputa a 3ª Divisão do Campeonato Espanhol, na Segunda Fase do torneio.
Consequentemente, o Atlético Madrid despencou para a 5ª posição na tabela da LaLiga com 36 pontos, contabilizando o total de 9 vitórias, 9 empates e três derrotas na competição, assinalando 57,1% de aproveitamento através desta razoável campanha.
Os jogadores Santiago Arias, João Félix e Diego Costa estão fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

Somando apenas 36 pontos nas 22 primeiras rodadas da LaLiga, este Atlético de Madrid é o pior da "Era Diego Simeone" no clube.
Somando apenas 36 pontos nas 21 primeiras rodadas da LaLiga, este Atlético de Madrid é o que registra pior aproveitamento na “Era Simeone” no clube.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Dérbi Madrilenho já foi realizado o montante de 224 vezes ao longo da história, e a vantagem é do Real Madrid que soma 111 vitórias mediante 56 triunfos do Atlético Madrid, ao passo que o empate prevaleceu em outras 57 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais da capital espanhola, ocorreu no último dia 12, em Jeddah, pela decisão da Supercopa da Espanha 2019. Na ocasião, o clássico terminou empatado sem gols tanto no tempo regulamentar quanto na prorrogação. Todavia, o Real levou a melhor nas penalidades, ao derrotar o Atlético por 4 a 1.
Vale ressaltar ainda, que este será o 11º duelo envolvendo os treinadores Zinedine Zidane e Diego Simeone, lembrando que o técnico francês acumula 4 vitórias contra apenas duas do técnico argentino.
Curiosamente, o Real Madrid não vence o Atlético Madrid atuando no estádio Santiago Bernabéu, em jogos válidos pela LaLiga, desde 2012.

Quatro dos últimos cinco jogos clássicos entre Real x Atlético pela LaLiga, terminaram empatados, sendo três deles em 0 a 0.
Quatro dos últimos cinco jogos clássicos entre Real x Atlético pela LaLiga terminaram empatados, sendo três deles em 0 a 0.

Escalações

Real Madrid (4-3-3): Courtois; Carvajal, Varane, Sergio Ramos e Mendy; Modric, Casemiro e Kroos; Rodrygo, Benzema e Vázquez. Técnico: Zinedine Zidane.

Atlético Madrid (4-4-2): Oblak; Trippier, Savic, Felipe e Renan Lodi; Saúl Ñíguez, Herrera, Partey e Vitolo, Ángel Corrêa e Morata. Técnico: Diego Simeone.

Previsão

O Dérbi Madrilenho é um dos mais emblemáticos do futebol mundial, sobretudo porque até mesmo aspectos políticos alimentam a enorme rivalidade existente entre os dois vizinhos de Madrid. Por essas e outras, é correto afirmar que teremos um grande clássico na capital espanhola.
Embora os merengues tenham sofrido somente uma derrota até aqui na temporada (perdeu do Mallorca), o time não vem praticando um futebol de encher os olhos. Entretanto, apesar de vencer mas não convencer, o Real Madrid lidera a LaLiga e segue com a confiança em alta no momento mais do que certo, isto é, às vésperas das oitavas de final da Champions League.
Por fim, os dez pontos que separam o Atlético Madrid do líder, Real Madrid, na classificação do campeonato, evidencia que os colchoneros não brigarão pelo título espanhol, mesmo sabendo que ainda teremos quase todo o segundo turno pela frente. Obviamente, sair do Santiago Bernabéu com os três pontos seria de suma importância aos rojiblancos, porém isso é algo bastante improvável de acontecer.
Palpite: Real Madrid 1 x 0 Atlético Madrid.

 

 

 

Deixar um comentário

Menu