Napoli x Barcelona

O mítico estádio San Paolo será o palco do confronto desta terça-feira (25) entre Napoli x Barcelona, válido pelas oitavas de final da Champions League. O duelo envolvendo italianos e espanhóis, começa a partir das 17:00 (de Brasília).

Napoli

Apesar da temporada repleta de altos e baixos, o Napoli conseguiu a façanha de avançar às oitavas de final da Champions League. E quem seria capaz de prever que o polêmico Gennaro Gattuso tivesse condições de reerguer o conjunto napolitano? Pois é, após a demissão de Carlo Ancelotti, o ex-treinador do Milan assumiu o comando da equipe, e viu os partenopeus sofrerem quatro derrotas em suas seis primeiras partidas à frente do time, fazendo-o despencar na tabela do Calcio. Mas ao contrário do que muitos imaginavam, o trabalho de Gattuso, começou sim, a surtir o efeito esperado, tanto é, que o Napoli acumula seis vitórias nos últimos sete jogos.
Colecionando 10 vitórias, 6 empates e nove derrotas no Calcio, os comandados de Gennaro Gattuso já ocupam a sexta colocação na classificação do campeonato com 36 pontos, assinalando 48% de aproveitamento através desta razoável campanha.
O departamento médico napolitano vetou a presença dos atletas Kalidou Koubaly, Elseid Hysaj, Kevin Malcuit e Faouzi Ghoulam, em decorrência de contusões.

As recentes vitórias do Napoli diante de Juventus (2 x 1) e Inter (1 x 0), provam que os partenopeus recuperaram a boa fase sob a batuta de Gennaro Gattuso.
As recentes vitórias do Napoli sobre Juventus (2 x 1) e Inter (1 x 0), provam que os partenopeus recuperaram a boa fase sob a batuta de Gennaro Gattuso.

Barcelona

Enquanto isso, o Barcelona desembarca em solo italiano extremamente motivado para encarar o Napoli, afinal, o Barça conquistou o seu terceiro triunfo seguido após golear o Eibar por 5 a 0 no sábado passado. Este resultado apenas demonstra que o treinador Quique Setién vem aos poucos caindo nas graças dos torcedores blaugranas. Depois de um início turbulento à frente da equipe catalã, com direito a eliminação nas quartas de final da Copa do Rei, o ex-técnico do Betis conduziu os atuais bicampeões espanhóis a sete vitórias nos últimos nove compromissos.
Consequentemente, o Barça reassumiu a liderança da LaLiga com 55 pontos, dois à frente do Real Madrid, contabilizando 17 vitórias, 4 empates e quatro derrotas em 25 jogos, obtendo assim, 73,3% de aproveitamento no campeonato.
Os jogadores Sergi Roberto, Jordi Alba, Ousmane Dembélé e Luis Suárez estão todos fora de combate, em virtude de suas respectivas lesões.

Depois de passar quatro jogos em branco, Lionel Messi deu fim a seca de gols balançando as redes quatro vezes no último sábado.
Depois de passar quatro jogos em branco, Lionel Messi deu fim a seca de gols balançando as redes quatro vezes no último sábado.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes jamais se enfrentaram em jogos oficiais ao longo da trajetória. Logo, este será o primeiro embate entre napolitanos e catalães.
Vice-campeão nas últimas duas edições do Calcio, o Napoli está disputando a Champions League pela sexta vez na história, sendo que os partenopeus avançaram às oitavas de final da competição em três oportunidades. Em contrapartida, o Barcelona, atual bicampeão espanhol, não é eliminado nas oitavas de final do torneio continental desde a temporada 2006/07.
Vale ressaltar ainda, que o Napoli acumula cinco derrotas e uma vitória em seis jogos contra adversários espanhóis, ao passo que o Barcelona soma o montante de 7 vitórias, 11 empates e sete derrotas mediante oponentes italianos.
Curiosamente, Gennaro Gattuso se deparou com o Barcelona em seis ocasiões pela Champions League, todas na época em que ele ainda defendia as cores do Milan como atleta profissional. No geral, o treinador do Napoli obteve duas vitórias, dois empates e duas derrotas nestes compromissos.

A última vitória do Barcelona em solo italiano, ocorreu em 2011, quando os catalães venceram o Milan por 3 a 2 no San Siro.
A última vitória do Barcelona em solo italiano ocorreu em 2011, quando os catalães venceram o Milan por 3 a 2 no San Siro, pela fase de grupos da Champions League.

Escalações

Napoli (4-3-3): Meret; Di Lorenzo, Manolas, Maksimovic e Mário Rui; Fabián Ruiz, Demme e Zielinski; Callejón, Mertens e Insigne. Técnico: Gennaro Gattuso.

Barcelona (4-3-3): Ter Stegen: Semedo, Piqué, Lenglet e Junior Firpo: Arthur, Busquets e de Jong; Lionel Messi, Griezmann e Ansu Fati. Técnico: Quique Setién.

Previsão

O confronto entre Napoli x Barcelona, colocará frente a frente duas equipes que costumam jogar de maneira bastante intensa e ofensiva. Além disso, ele reunirá duas tradicionais escolas do futebol europeu, a italiana e a espanhola. Por essas e outras, já é possível afirmar que teremos um grande jogo em Nápoles.
Enfrentar o Napoli no estádio San Paolo não é uma tarefa nada fácil aos adversários. Não à toa os partenopeus derrotaram os poderosos Liverpool e Juventus atuando em seus domínios na atual temporada. Deste modo, os napolitanos são favoritos à vitória diante dos catalães.
Do outro lado, o Barcelona, que conquistou o seu melhor resultado na “era Quique Setién” na rodada passada da LaLiga, espera retornar à Catalunha pelo menos com um empate na bagagem. Mas a ausência de Luis Suárez, o único centro-avante do elenco barcelonista, tornará esta missão ainda mais indigesta. Assim, resta saber se Lionel Messi, autor de apenas dois gols na fase de grupos da Champions League, estará inspirado para conduzir o Barça a um possível triunfo.
Palpite: Napoli 1 x 0 Barcelona.

 

Deixar um comentário

Menu