PSG x Borussia Dortmund

Na tarde desta quarta-feira (11), PSG e Borussia Dortmund disputarão os últimos noventa minutos de uma verdadeira decisão, que vale vaga nas quartas de final da Champions League, lembrando que os alemães bateram os franceses por 2 a 1 no jogo de ida. O confronto, que terá os portões fechados por causa do coronavírus, começa a partir das 17:00 (de Brasília), no estádio Parque dos Príncipes.

PSG

Após realizar uma campanha impecável na fase de grupos da Champions League, terminando na liderança de sua chave somando cinco vitórias e um empate em seis partidas, o PSG sofreu o seu primeiro revés justamente no estágio mata-mata do torneio. Aliás, a derrota frente o Borussia Dortmund  gerou uma enorme pressão sobre o conjunto parisiense, especialmente sobre o treinador Thomas Tuchel, considerado o grande responsável pelo fiasco dos atuais bicampeões franceses no Signal Iduna Park, por ter armado a sua equipe com três zagueiros, deixando os atacantes Mauro Icardi e Edinson Cavani no banco de reservas.
Desta maneira, a quarta queda seguida dos parisienses nas oitavas de final da Champions League certamente representará o fim da linha para Thomas Tuchel no clube da Cidade Luz, embora o PSG lidere isoladamente a Ligue 1 com 68 pontos, doze à frente do vice-colocado, Olympique Marseille, e tenha grandes chances de faturar a tríplice coroa do futebol francês na atual temporada.
Os atletas Thomas Meunier e Marco Verratti estão suspensos devido ao acumulo de cartões amarelos.

Avançar às quartas de final seria um enorme feito do PSG na Champions League, uma vez que os parisienses caíram diante de Barcelona, Real Madrid e Manchester United nas oitavas das últimas três edições do torneio.
Avançar às quartas de final seria uma proeza do PSG na Champions League, uma vez que os parisienses caíram diante de Barcelona, Real Madrid e Manchester United nas oitavas das últimas três edições do torneio.

Borussia Dortmund

Do outro lado, o Borussia Dortmund desembarca na capital francesa totalmente motivado, afinal, os auri-negros venceram todas as partidas disputadas desde a vitória sobre o PSG por 2 a 1 no jogo de ida das oitavas de final da Champions League. Trata-se dos triunfos diante de Werder Bremen (2 x 0), Freiburg (1 x 0) e Borussia Monchengladbach (2 x 1). Deste modo, os pupilos de Lucien Favre permanecem com 100% de aproveitamento nos últimos cinco jogos, visto que eles já haviam goleado o Eintracht Frankfurt por 4 a 0 antes do duelo contra os parisienses.
Consequentemente, o Borussia Dortmund entrou de vez na briga pelo título da Bundesliga, subindo para a vice-posição na tabela do campeonato contabilizando 51 pontos ganhos, ou seja, apenas quatro a menos que o líder Bayern Munique.
O departamento médico auri-negro vetou a presença dos jogadores Thomas Delaney e Marco Reus, em decorrência de suas respectivas lesões.

Com 40 tentos marcados em 32 jogos na temporada, o norueguês Erling Haaland é a esperança de gols do Borussia Dortmund.
Com 40 tentos marcados em 32 jogos na temporada, o norueguês Erling Haaland é a esperança de gols do Borussia Dortmund.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram três vezes ao longo da história, e a vantagem é do Borussia Dortmund que soma uma vitória contra nenhum triunfo do PSG, ao passo que o empate prevaleceu em outras duas oportunidades.
Curiosamente, o PSG nunca foi derrotado por adversários alemães jogando como mandante na Champions League, colecionando 6 vitórias e 1 empate até aqui. Entretanto, o Borussia Dortmund avançou de fase depois de vencer o jogo de ida em 17 das 18 eliminatórias válidas por competições da UEFA.
Vale ressaltar ainda, que o PSG jamais reverteu uma desvantagem no jogo de volta após ser derrotado em um jogo de ida na fase mata-mata da Champions League. Nas três ocasiões em que isso aconteceu, diante de Milan (1995), Barcelona (2015) e Real Madrid (2018), os parisienses saíram de campo desclassificados, à medida que o Borussia Dortmund perdeu os últimos cinco duelos eliminatórios atuando fora de seus domínios pelo torneio continental – não vence desde 2014.

A última equipe comandada pelo treinador do PSG, Thomas Tuchel, foi exatamente o Borussia Dortmund - trabalhou no clube alemão de 2015 a 2017.
A última equipe comandada pelo treinador do PSG, Thomas Tuchel, foi exatamente o Borussia Dortmund, clube pelo qual ele trabalhou entre os anos de 2015 a 2017.

Escalações

PSG (4-3-3): Navas; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe e Bernat; Gueye, Marquinhos e Paredes; Mbappé, Neymar e Di María. Técnico: Thomas Tuchel.

Borussia Dortmund (3-4-3): Burki; Piszczek, Hummels e Zagadou; Hakimi, Emre Can, Witsel e Raphael Guerreiro; Jadon Sancho, Haaland e Thorgan Hazard. Técnico: Lucien Favre.

Previsão

O confronto entre PSG x Borussia Dortmund é um dos mais aguardados das oitavas de final da Champions League, sobretudo porque ele colocará Neymar e Erling Haaland frente a frente no Parque dos Príncipes, que infelizmente não terá a presença de públicos na tarde desta quarta-feira.
Como não poderia deixar de ser, o PSG entrará em campo pressionado na Champions League, torneio este, que se tornou uma verdadeira obsessão aos parisienses. E mais uma vez, esta enorme pressão pesará sobre os comandados de Thomas Tuchel dentro de campo. Diante deste cenário, o fato do jogo de volta ser realizado de portões fechados será benéfico aos anfitriões.
Já o Borussia Dortmund jogará de acordo com o regulamento, isto é, tentará segurar o 0 a 0 no placar até o final da partida, tendo como principal arma os contra-ataques, através dos velozes Jadon Sancho, Thorgan Hazard, além do talentosíssimo Haaland. No entanto, o péssimo retrospecto dos alemães como visitantes na competição aliado ao gol marcado por Neymar no jogo de ida, apenas demonstram que a situação dos auri-negros não é nada confortável, logo, é bastante improvável vê-los regressando de Paris com a classificação na bagagem.
Palpite: PSG 3 x 1 Borussia Dortmund.

1 Comentário

Deixar um comentário

Menu