Da alegria à tristeza: o triste final de temporada da Atalanta

Depois de viverem o sonho de ver a Atalanta brilhando nos gramados do Velho Continente, os moradores de Bérgamo choram com a morte de milhares de vítimas do coronavírus. Um doloroso fim de temporada ao povo bergamasco.

Não é surpresa para ninguém que a Itália é o epicentro da pandemia de coronavírus na Europa, afinal, estamos nos referindo ao país com o maior número de mortos em virtude do Covid-19 no planeta. Para se ter uma ideia, até este exato momento, já são mais de 10 mil mortes em decorrência do vírus na Velha Bota. E lamentavelmente, a região italiana mais afetada é a Lombardia, aonde está situada a cidade de Bérgamo, que até o início deste mês, vibrava com a Atalanta avançando às quartas de final da Champions League.

A propósito, o sucesso da Atalanta na atual temporada não se resume apenas a Champions League, visto que a Dea também realizava e uma ótima campanha na Serie A, competição na qual a equipe de Bérgamo ocupava a 4ª colocação na tabela com 48 pontos em 25 jogos – 14 vitórias, 6 empates e 5 derrotas – até antes da paralisação do campeonato. Vale ressaltar ainda, que os comandados de Gian Piero Gasperini são donos do melhor ataque do Calcio com 70 gols marcados, ou seja, uma performance digna de aplausos para o time que tem apenas o sétimo elenco mais caro do futebol italiano.

O esloveno Josip Ilicic é o artilheiro da Atalanta na temporada com 21 gols em 29 partidas.
O esloveno Josip Ilicic é o artilheiro da Atalanta na temporada com 21 gols em 29 partidas.

No entanto, acompanhar a Atalanta brigando na parte de cima da tabela do Calcio tornou-se algo comum aos torcedores da Dea desde a chegada do treinador Gian Piero Gasperini ao clube em 2016. Logo no primeiro ano do treinador de 62 anos de idade à frente do time de Bérgamo, ele conseguiu um excelente quarto lugar na classificação da Serie A, isto é, uma façanha e tanto para uma equipe acostumada a lutar quase sempre contra o rebaixamento. Era exatamente a partir deste momento, que a euforia começava a tomar conta da cidade de Bérgamo através das cores azul e preta.

Mas foi mesmo na temporada passada (2018/19), que Gian Piero Gasperini deixou o seu nome eternamente marcado na história da Atalanta ao qualificá-la pela primeira vez à Champions League, desde a fundação do clube em 1907. Aliás, este sonho só virou realidade graças a incrível campanha da Dea no Calcio, lembrando que o conjunto bergamasco terminou o campeonato na terceira posição, um feito jamais alcançado pelo time ao longo da trajetória.

Dezenas de caixões com vítimas do coronavírus são recolhidos diariamente nos hospitais de Bérgamo.
Dezenas de caixões com vítimas do coronavírus são recolhidos diariamente nos hospitais de Bérgamo. Uma dura realidade vivida pelos bergamascos.

Impossibilitada de mandar os seus jogos no estádio Atleti Azzurri d’Itália devido a reformas, a Dea mandou todos os seus jogos válidos pela Champions League no mítico estádio San Siro, a casa dos rivais Inter e Milan. E apesar da pouca tradição em competições internacionais, a estreante Atalanta superou totalmente as expectativas ao avançar às oitavas de final do torneio após encerrar a sua participação como vice-colocada do grupo C da competição com 7 pontos, mantendo-se à frente de Shakhtar Donetsk e Dínamo Zagreb, respectivamente, e permanecendo somente atrás do poderoso Manchester City, líder da chave com 14 pontos ganhos.

Posteriormente, vieram os confrontos de oitavas de final diante do Valencia, e mais uma vez a Atalanta deu o que falar, haja vista a goleada por 4 a 1 aplicada sobre os espanhóis no jogo de ida, realizado no San Siro. Em seguida, uma nova vitória por 4 a 3 no estádio Mestalla, garantiu a classificação da Dea às quartas de final da Champions League, o que colocava a equipe entre os oito melhores times da Europa. Mas infelizmente, o que ninguém imaginava é que depois disso toda a alegria que tomava conta de Bérgamo deu lugar a uma enorme onda de tristeza, aflição e melancolia, tudo causado pela pandemia de coronavírus que até hoje assola a cidade.

E o mais triste de tudo isso, é saber que o histórico duelo entre Atalanta x Valencia foi crucial para a contaminação de milhares de moradores de Bérgamo, já que 40 mil torcedores se deslocaram até Milão para acompanhar a partida contra os espanhóis. A partir de então, o número de pessoas infectadas passou a triplicar na região da Lombardia. Logo, por mais que os organizadores da Serie A decidam encerrar o Calcio da maneira que ele está, e a Dea esteja com a sua vaga assegurada na fase de grupos da próxima edição da Champions League, os bergamascos não terão motivos para sorrir, já que centenas deles choram dia e noite com a morte de amigos, conhecidos e familiares.

1 Comentário

Deixar um comentário

Menu