Borussia Dortmund x Schalke 04

Após um longo período de paralisação, enfim a bola vai voltar a rolar no Velho Continente, já que na manhã deste sábado, teremos a grata oportunidade de acompanhar o Revierderby, tradicional clássico do Vale do Rhur entre Borusssia Dortmund x Schalke 04, válido pela 26ª rodada da Bundesliga. O confronto começa a partir das 10:30 (de Brasília), no estádio Signal Iduna Park.

Borussia Dortmund

O Borussia Dortmund teve mais de dois meses para se recuperar da dolorosa eliminação na Champions League – o time alemão caiu diante do PSG nas oitavas de final do torneio -, visto que desde o revés frente os parisienses (2 a 0) no dia 11 de março, o conjunto auri-negro não entrou mais em campo devido a paralisação do futebol por conta da pandemia do novo coronavírus. Todavia, é importante destacar que os comandados de Lucien Favre venceram os últimos quatro compromissos pela Bundesliga, sendo o mais recente deles, o triunfo por 2 a 1 sobre o rival Borussia Monchengladbach, e detalhe, atuando fora de casa.
Vice-colocado na tabela da Bundesliga com 51 pontos, o Borussia Dortmund coleciona 15 vitórias, 6 empates e quatro derrotas em 25 jogos realizados pela competição, obtendo 68% de aproveitamento através desta razoável campanha.
Os jogadores Dan-Axel Zagadou, Nico Schulz, Emre Can, Axel Witsel e Marco Reus estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

De olho nele: o atacante Erling Haaland marcou nove gols nos oito jogos em que defendeu as cores do Borussia Dortmund pela Bundesliga.
De olho nele: o atacante Erling Haaland marcou nove gols nos oito jogos em que defendeu as cores do Borussia Dortmund pela Bundesliga.

Schalke 04

Depois de um bom início de campeonato, com direito a encerrar o primeiro turno da Bundesliga na 5ª posição da tabela, o Schalke 04 caiu bastante de rendimento após a parada de inverno do futebol alemão. Para se ter uma ideia, a única vitória conquistada pelos azuis-reais em 2020, deu-se no duelo diante do Borussia Monchengladbach por 2 a 0, no primeiro jogo da equipe de Gelsenkirchen no ano. De lá para cá, os pupilos de David Wagner acumularam 4 empates e 3 derrotas nos sete compromissos válidos pela competição.
Consequentemente, o Schalke 04 estacionou na 6ª colocação da Bundesliga com 37 pontos ganhos, contabilizando o total de 9 vitórias, 10 empates e seis derrotas em 25 partidas – 49,3% de aproveitamento.
O departamento médico dos azuis-reais vetou a presença dos atletas Benjamin Stambouli, Ozan Kabak e Omar Mascarell, em virtude de contusões.

Por ter aceitado se transferir ao Bayern Munique - de graça - na próxima temporada, o goleiro Alexander Nubel ficará no banco de reservas do Schalke 04 até o final de seu contrato junto ao clube.
Por ter aceitado se transferir ao Bayern Munique – de graça – na próxima temporada, o goleiro Alexander Nubel ficará no banco de reservas do Schalke 04 até o término de seu contrato junto ao clube de Gelsenkirchen.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Revierderby foi disputado o montante de 102 vezes ao longo da história, e o equilíbrio é extremamente marcante no clássico do Vale do Rhur, isso porque tanto o Borussia Dortmund quanto o Schalke 04 somam 35 triunfos cada, ao passo que o empate prevaleceu em outros 32 compromissos.
O encontro mais recente envolvendo os dois rivais, ocorreu em outubro do ano passado na Veltins-Arena, e terminou empatado sem gols. Aliás, este foi o único embate entre eles até aqui na atual temporada – foi pela 9ª rodada da Bundesliga 2019/20.
Vale ressaltar, que o Borussia Dortmund é o único participante da Bundesliga que continua invicto jogando em casa no campeonato, registrando nove vitórias e três empates em 12 jogos disputados no estádio Signal Iduna Park até aqui. Não à toa, os auri-negros são donos da melhor campanha atuando como mandantes no torneio. Já o Schalke 04, é a equipe que reúne o maior número de empates na competição, lembrando que os azuis-reais saíram de campo com a igualdade no marcador em dez oportunidades.

Em 1997, Jens Lehmann marcou o gol do empate do Schalke 04 frente o Borussia Dortmund (2 x 2) no último minuto do Revierderby. Naquela ocasião, ele tornou-se o primeiro goleiro que balançou as redes na história da Bundesliga.
Em 1997, Jens Lehmann marcou o gol do empate do Schalke 04 frente o Borussia Dortmund (2 x 2) no último minuto do Revierderby. Na ocasião, ele tornou-se o primeiro goleiro a balançar as redes na história da Bundesliga.

Escalações

Borussia Dortmund (3-4-3):  Burki; Akanji, Hummels e Piszczek;  Hakimi, Delaney, Raphael Guerreiro e Brandt; Jadon Sancho, Thorgan Hazard e Haaland. Técnico: Lucien Favre.

Schalke 04 (4-3-1-2): Schubert; Oczipka, Nastasic, Todibo e Jonjoe Kenny; Salif Sané e McKennie; Serdar, Harit e Burgstaller; Raman. Técnico: David Wagner.

Previsão

A  rivalidade entre Borussia Dortmund e Schalke 04 ganhou maior notoriedade durante a década de 50, época em que os auri-negros começaram a erguer uma série de troféus na Alemanha, e se tornaram uma verdadeira ameaça aos azuis-reais. Deste modo, podemos afirmar com total convicção que o Revierderby é um dos clássicos mais emblemáticos do futebol alemão na atualidade.
Apesar do histórico do extremamente equilibrado, o fato do Revierderby deste sábado ser realizado no estádio Signal Iduna Park, coloca o Borussia Dortmund como franco favorito à vitória, sobretudo porque o Schalke 04 não vence uma partida fora de casa pela Bundesliga desde novembro. Além disso, a eliminação nas oitavas de final da Champions League acabou sendo benéfica aos auri-negros, que a partir de agora depositarão todas as suas fichas na briga pelo título da Bundesliga, um feito que eles não alcançam há quase oito anos.
Palpite: Borussia Dortmund 2 x 1 Schalke 04

Deixar um comentário

Menu