Everton x Liverpool

O Merseyside Derby marcará o retorno dos rivais Everton e Liverpool aos gramados, após mais de três meses de quarentena. O clássico deste domingo (21), válido pela 30ª rodada da Premier League, começa a partir das 15:00 (horário de Brasília).

Everton

A temporada 2019/20 apresentava-se de maneira tenebrosa ao Everton, tanto é, que a equipe chegou a flertar com o rebaixamento na Premier League. Todavia, as coisas mudaram com a chegada do experiente técnico Carlo Ancelotti ao Goodison Park, visto que os Toffees conquistaram cinco vitórias e três empates nas onze partidas disputadas sob a batuta do treinador italiano no campeonato. Em contrapartida, é importante salientar que os pupilos de Carlo Ancelotti não venceram os últimos três compromissos diante de Arsenal (3 a 2), Manchester United (1 a 1) e Chelsea (4 a 0), respectivamente, na competição.
Deste modo, o Everton ocupa a modesta 12ª posição na classificação da Premier League contabilizando 37 pontos em 29 jogos – 10 vitórias, 7 empates e 12 derrotas -, obtendo míseros 42,5% de aproveitamento no torneio.
Os jogadores Yerry Mina, Jean-Philippe Gbamin, Theo Walcott e Cenk Tosun estão todos fora de combate, em virtude de contusões.

O retrospecto do Everton contra clubes que integram o “Big Six” é pessimo na Premier League. Em dez jogos disputados, os Toffees venceram apenas um, acumulando cinco derrotas e quatro empates nas demais partidas.

Liverpool

Do outro lado, o Liverpool entrará em campo extremamente motivado para disputar o Merseyside Derby, afinal, os Reds estavam temerosos de que a temporada não seria encerrada por conta da pandemia do novo coronavírus, o que significaria o fim do tão sonhado título inglês após trinta anos de jejum. Mas para a alegria dos comandados de Jurgen Klopp, as nove rodadas finais da Premier League serão concretizadas, lembrando que eles estão a seis pontos de, enfim, erguer o seu primeiro caneco desde a fundação da liga.
Isolado na ponta da tabela da Premier League com 82 pontos – 22 à frente do Manchester City -, o Liverpool coleciona o total de 27 vitórias, 1 empate e uma derrota em 29 partidas realizadas pela competição, registrando 94,3% de aproveitamento através desta magistral campanha.
O departamento médico dos Reds vetou a presença dos atletas Nathaniel Clyne, Xherdan Shaqiri e Mohamed Salah, em decorrência de suas respectivas lesões.

Se o Liverpool, de Jurgen Klopp, conquistar 19 dos 27 pontos em disputa na Premier League, ele se tornará o recordista de pontos no torneio.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que o Merseyside Derby já foi disputado o montante de 233 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Liverpool que soma 93 vitórias mediante 66 triunfos do Everton, ao passo que o empate prevaleceu em outras 74 oportunidades.
O clássico mais recente envolvendo os dois rivais da cidade de Liverpool, ocorreu em janeiro deste ano. Na ocasião, os Reds despacharam os Toffees da FA Cup graças ao triunfo pelo placar mínimo em Anfield. Aliás, eles também já haviam se enfrentado anteriormente pela 15ª rodada da atual edição da Premier League, quando o Liverpool goleou o Everton por 5 a 2.
Vale ressaltar ainda, que o Liverpool está invicto há exatos 21 jogos frente o Everton, sendo 18 deles pela Premier League. Para se ter uma ideia, a última vitória dos Toffees diante dos Reds (2 a 0), deu-se apenas em outubro de 2010, ou seja, um jejum que está prestes a completar dez anos.
Curiosamente, este será o oitavo encontro entre os treinadores Jurgen Klopp e Carlo Ancelotti, que estão empatados nos duelos pessoais com três vitórias cada um.

Pela primeira vez em 126 anos, o Merseyside Derby será disputado de portões fechados.

Escalações

Everton (4-4-2): Pickford; Sidibe, Keane, Holgate e Digne; Bernard, André Gomes, Davies e Sigurdsson; Richarlison e Calvert-Lewin. Técnico: Carlo Ancelotti.

Liverpool (4-3-3): Alisson; Alexander-Arnold, Joe Gomez, van Dijk e Robertson; Henderson, Fabinho e Wijnaldum; Oxlade-Chamberlain, Roberto Firmino e Mané. Técnico: Jurgen Klopp.

Previsão

O Merseyside Derby promete ser intenso na tarde deste domingo, e não somente por conta da enorme rixa existente entre os vizinhos da cidade dos Beatles, mas sim, porque enquanto os Reds estão sedentos para garantir o inédito título da Premier League, os Toffees lutam para alcançar o Z-6 na tabela da competição, o que lhes garantiria uma vaga em torneios europeus na próxima temporada. Logo, os três pontos são de suma importância para ambos no momento.
Invicto há sete partidas no Goodison Park, o Everton poderia se beneficiar no clássico devido ao fator campo, mas como ele será realizado de portões fechados, essa tese cai por terra. No entanto, o Liverpool já seria considerado favorito à vitória independentemente da presença de público, haja vista a excelente campanha realizada pelos atuais campeões europeus no campeonato. Além disso, a diferença de 45 pontos que separam as duas equipes na tabela, também serve como parâmetro para exemplificar a abismal superioridade do conjunto vermelho.
Palpite: Everton 0 x 2 Liverpool.


Deixar um comentário

Menu