Juventus x Atalanta

O Allianz Stadium será o palco do confronto deste sábado (11) entre Juventus x Atalanta. O encontro que reunirá o primeiro e terceiro colocados do Calcio, começa a partir das 16:45 (horário de Brasília).

Juventus

Apesar de ocupar o topo da tabela do Calcio, a Juventus vem deixando bastante à desejar dentro de campo, isso porque o futebol praticado pelo time de Turim não foi nada convincente ao longo da temporada. Uma prova disso, é a goleada sofrida pelos atuais octacampeões italianos frente o Milan por 4 a 2 na última terça-feira, lembrando que a Juve saiu vencendo a partida por 2 a 0. Logo, fica evidente porque o trabalho do treinador Maurizio Sarri segue sendo tão contestado pelos torcedores bianconeros.
No entanto, os sucessivos tropeços da Lazio após a retomada do campeonato ajudaram – e muito – a Juventus, que mantém-se isolada na liderança da Serie A com 75 pontos, sete à frente dos romanos. Colecionando 24 vitórias, 3 empates e quatro derrotas em 31 jogos, os pupilos de Maurizio Sarri registram 80,6% de aproveitamento através desta ótima campanha na competição.
Os jogadores Merih Demiral, Mattia De Sciglio e Sami Khedira estão fora de combate em decorrência de suas respectivas lesões.

Atalanta

Enquanto isso, a Atalanta desembarca em Turim com a confiança bastante em alta, afinal, ela venceu os últimos nove compromissos válidos pela Série A, sendo o mais recente deles, o triunfo sobre a Sampdoria por 2 a 0. Para se ter uma ideia, a Dea não é derrotada na competição desde o dia 20 de janeiro. A propósito, é importante salientar que os comandados de Gian Piero Gasperini continuam firmes tanto na briga pelo scudetto italiano quanto pelo caneco da Champions League. Por essas e outras, não restam dúvidas de que a temporada realizada pelo conjunto bergamasco é realmente primorosa.
Terceira colocada na tabela do Calcio com 66 pontos em 31 jogos – 20 vitórias, 6 empates e 5 derrotas -, a Atalanta obtém 71% de aproveitamento no campeonato, ou seja, uma excelente performance para o time que tem apenas o sétimo elenco mais valioso do futebol italiano. E não para por aí, uma vez que a equipe de Bérgamo é dona do melhor ataque da competição com 85 gols marcados – vinte a mais em relação à Juventus – assinalando uma incrível média de 2,74 gols por partida.

Dados Estatísticos

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 130 vezes ao longo da história, e a vantagem é da Juventus que soma 71 vitórias mediante 15 triunfos da Atalanta, ao passo que o empate prevaleceu em outras 44 oportunidades.
O encontro mais recente envolvendo os dois clubes, ocorreu em novembro do ano passado no estádio Atleti Azzurri D’Itália, pela 13ª rodada da atual edição do Calcio. Na ocasião, a Juventus bateu a Atalanta por 3 a 1, com gols de Gonzalo Higuaín (2 gols) e Paulo Dybala para o lado da Juve, à medida que Robin Gosens diminuiu a favor da Dea.
Vale ressaltar ainda, que a Juventus defende um tabu de 27 partidas sem derrotas diante da Atalanta atuando em seus domínios. A última vitória da equipe de Bérgamo em Turim, deu-se apenas em 1989.
Curiosamente, este será o 15º embate entre os treinadores Maurizio Sarri e Gian Piero Gasperini, sendo que o técnico da Juventus conquistou cinco vitórias contra quatro do comandante da Atalanta.

Escalações

Juventus (4-3-3): Szczesny; Cuadrado, de Ligt, Bonucci e Alex Sandro; Rabiot, Pjanic e Bentancur; Dybala, Cristiano Ronaldo, Bernardeschi. Técnico: Maurizio Sarri.

Atalanta (3-4-3): Gollini; Palomino, Caldara e Rafael Tolói; Gosens, Freuler, de Roon e Hateboer; Papu Gómez, Muriel e Ilicic. Técnico: Gian Piero Gasperini.

Previsão

O duelo entre Juventus x Atalanta promete ser intenso na tarde deste sábado, afinal, ambos necessitam dos três pontos para alcançarem os seus objetivos nesta reta final de temporada. Aliás, podemos afirmar que as duas equipes estão brigando diretamente pelo scudetto do Calcio, porém é óbvio que a Juventus encontra-se em uma situação mais confortável nesta disputa.
Se levássemos em consideração a campanha dos times no campeonato, certamente apontaríamos a Juve como franca favorita à vitória. Entretanto, ao analisarmos o futebol apresentado por eles no período pós pandemia, notamos que a Dea tem mais chances de regressar à Bérgamo com o resultado positivo, mesmo tendo em mente que o jogo será realizado no novíssimo Allianz Stadium, aonde a Atalanta jamais venceu.
Palpite: Juventus 1 x 2 Atalanta.

Deixar um comentário

Menu