Arsenal x Chelsea

Na tarde deste sábado (01) os rivais Arsenal e Chelsea, decidirão qual deles encerrará a temporada erguendo o caneco da FA Cup. O clássico londrino começa a partir das 13:30 (horário de Brasília), no mítico estádio de Wembley.

Arsenal

Os Gunners chegam com a confiança totalmente em alta para encarar o Chelsea na decisão da FA Cup, afinal, os comandados de Mikel Arteta derrotaram o Manchester City, atual campeão do torneio, por 2 a 0 nas semifinais. A propósito, tornou-se algo extremamente comum vermos o Arsenal tentando “salvar” as temporadas buscando o título da Copa da Inglaterra nos últimos anos, tudo em função das más campanhas realizadas pelo time do norte de Londres na Premier League.
Na atual temporada, o Arsenal encerrou a sua participação na Premier League ocupando apenas a oitava posição na classificação com 56 pontos em 38 jogos – 14 vitórias, 14 empates e 10 derrotas -, obtendo 49,1% de aproveitamento através desta pífia performance. Não à toa, os Gunners tiveram o seu pior desempenho na liga nos últimos 25 anos.
Os jogadores Bernd Leno, Callum Chambers, Pablo Marí, Shkodran Mustafi, Mesut Ozil e Gabriel Martinelli estão todos fora de combate, em decorrência de suas respectivas lesões.

Chelsea

A temporada 2019/20 foi acima das expectativas para o Chelsea, isso porque os Blues a iniciaram com o inexperiente Frank Lampard à frente da equipe. Além disso, eles ficaram impossibilitados de contratar reforços por conta de uma punição recebida pela UEFA, o que obrigou-os a apostar em jovens atletas que estavam retornando de empréstimos. Diante deste cenário, fica evidente que a quarta colocação na tabela da Premier League ficou de bom tamanho aos pupilos de Frank Lampard.
No entanto, Frank Lampard tem uma grande chance conquistar o seu primeiro título como treinador profissional, o que seria um feito e tanto, já que o eterno camisa 8 dos Blues ficaria eternizado ao ser campeão como atleta e treinador do clube. Aliás, o triunfo sobre o Manchester United por 3 a 1 nas semifinais, serve perfeitamente como parâmetro para demostrar o quanto o Chelsea está sedento para vencer a FA Cup.
O departamento médico dos Blues vetou a presença do meio-campista Billy Gilmour, em virtude de uma contusão.

Você sabia?

O registro histórico do confronto aponta que ambas equipes se enfrentaram 200 vezes ao longo da trajetória, e a vantagem é do Arsenal que contabiliza 76 vitórias mediante 65 triunfos do Chelsea, ao passo que o empate prevaleceu em outras 59 oportunidades.
Curiosamente, a FA Cup é o torneio de futebol mais antigo do planeta, lembrando que esta é a 145ª edição da copa, que teve início em 1871. O Arsenal é o maior vencedor da competição com 13 taças no currículo, enquanto o Chelsea é o terceiro na lista de campeões com oito troféus.
Os rivais londrinos também disputaram uma final na temporada passada, porém naquela ocasião, ambos estavam em campo pela decisão da Europa League, realizada no Azerbaijão. Vale ressaltar, que o Chelsea regressou à capital inglesa com o título na bagagem, após golear o Arsenal por 4 a 1.
Em contrapartida, o Arsenal perdeu apenas um dos últimos TREZE duelos contra o Chelsea válidos pela FA Cup.

Escalações

Arsenal (3-4-3): Martinez; Holding, David Luiz e Tierney; Bellerín, Dani Ceballos, Xhaka e Saka; Pepe, Lacazette e Aubameyang. Técnico: Mikel Arteta.

Chelsea (4-3-3): Caballero; Azpilicueta, Rudiger, Christensen e Alonso; Jorginho, Kovacic e Mount; Hudson-Odoi, Giroud e Pulisic. Técnico: Frank Lampard.

Previsão

Para a alegria de todos nós, a pandemia do novo coronavírus não foi capaz de cancelar a temporada de futebol na Terra da Rainha, e por mais que já estejamos iniciando o mês de agosto, teremos a grata oportunidade de acompanhar a decisão da FA Cup, que colocará frente a frente os dois maiores vencedores da copa desde o início do século XXI.
O Arsenal tem muito mais a perder na final deste sábado, visto que os Gunners não conseguiram garantir uma vaga na próxima edição da Europa League através da Premier League, ao contrário do Chelsea, que já está classificado à Champions League. Por esta razão, é bastante provável que o conjunto vermelho e branco apresente mais disposição durante a partida.
Contudo, a considerável distância de dez pontos que separam ambos na tabela da Premier League, reflete a superioridade do Chelsea em relação ao Arsenal na atualidade. Por esta razão, os Blues são favoritos ao título da FA Cup.
Palpite: Arsenal 0 x 2 Chelsea.

Deixar um comentário

Menu